Acontece a toda hora: você assiste a um vídeo no YouTube ou no Facebook e, como não consegue baixá-lo, depois acaba perdendo o maior tempão procurando quando tem vontade de ver de novo. Essa situação parece familiar? Pois bem, isso agora é coisa do passado.

Neste post, nós vamos ensinar a você como baixar vídeos do YouTube e Facebook usando todos os métodos disponíveis. Seja por meio de programas, seja baixando diretamente da internet, agora você vai conseguir assistir aos seus vídeos preferidos tanto no computador quanto nos seus dispositivos móveis, mesmo sem ter uma conexão à rede.

E aí, vamos nessa? Então, siga com a gente e continue lendo até o fim!

Como baixar vídeos do YouTube e Facebook?

Toda hora aparece um vídeo que você gostaria de ver depois. O problema é que, em redes sociais como o Facebook, a timeline não para — e, se você não for rápido, é muito provável que acabe perdendo aquele conteúdo para sempre.

Nem o YouTube e nem o Facebook oferecem uma maneira nativa de fazer o download de vídeos. Assim, se você quiser guardar um vídeo em definitivo, compartilhá-lo com os amigos no WhatsApp ou mesmo baixar uma transmissão ao vivo feita no Facebook para editar depois, é preciso recorrer a algumas estratégias — na verdade, pequenas “gambiarras”.

Existem alguns programas e sites que permitem driblar essa limitação e baixar vídeos do YouTube e Facebook para o seu computador ou dispositivo móvel. Nós separamos aqui neste artigo as melhores opções para cada caso.

Porém, antes de partirmos para as dicas, é importante fazermos um alerta: tanto o Facebook quanto o YouTube tendem a punir severamente os usuários que baixam conteúdo alheio para depois publicar em suas fan pages ou canais. Sendo assim, procure baixar os vídeos somente para guardar uma cópia no seu dispositivo, combinado?

Sem mais delongas, então, vamos às dicas!

Como baixar os vídeos para o computador?

Normalmente, é bem mais fácil e prático fazer o download de vídeos do YouTube e Facebook num computador comum. É possível fazer isso por meio de programas específicos ou até mesmo direto pela internet, sem precisar instalar nada. Confira:

Baixando os vídeos via programas

Existem vários softwares que permitem fazer o download de vídeos rapidamente. Um dos melhores é o 4K Video Downloader, disponível tanto para Windows quanto para Mac — na verdade, ele funciona até no Linux!

Gratuito, esse programa permite baixar vídeos do YouTube, Facebook, Vimeo, Tumblr e vários outros sites, com alta qualidade. Tudo o que você tem que fazer é colar o link do vídeo e fazer o download. Simples assim!

Baixando os vídeos pelo navegador de internet

Agora, se você não quiser instalar nada no seu computador, também é possível baixar os vídeos diretamente da internet, apenas pelo navegador. Veja como:

Para baixar vídeos do Facebook

A maneira mais simples de baixar um vídeo do Facebook é por meio do site FBDown.net: basta colar o link do vídeo que você quer baixar na barra de pesquisas do site e clicar no botão de download. Dá para baixar em qualidade normal ou em alta definição.

Ah, um aviso importante: o site não funcionará se você estiver usando um AdBlock no navegador!

Para baixar vídeos do YouTube

Um dos melhores sites para baixar vídeos do YouTube é o ClipConverter. Cole a URL do vídeo no local indicado e depois clique em Continue. Você pode baixar diretamente uma das opções disponíveis ou converter para um outro formato, incluindo somente o áudio em mp3.

O bom deste site é que ele permite selecionar um intervalo personalizado do vídeo, evitando o download de algo extenso quando o que você deseja é somente um trecho específico.

Como baixar os vídeos para o celular?

Geralmente esses procedimentos de download são mais complicados em dispositivos móveis, como tablets e smartphones. Isso ocorre porque o Google e a Apple impõem uma série de restrições aos aplicativos disponíveis em suas lojas — o que explica, por exemplo, por que você não consegue fazer baixar vídeos do YouTube por meio de um app como o Video Downloader.

Como baixar vídeos do YouTube e Facebook também no iOS e Android, então? Você pode até não acreditar, mas a maneira mais fácil de fazer isso não é por meio de aplicativos, e sim baixando diretamente pelo navegador de internet do seu dispositivo.

Ué, mas também é possível baixar os vídeos pelo navegador em um dispositivo móvel? A resposta é um sonoro sim! Tudo o que você precisa fazer são alguns pequenos malabarismos, mas não se preocupe que no final dá tudo certo. Veja só:

Para baixar vídeos do Facebook

  1. Vá até o post que contém o vídeo que você quer fazer o download e clique no menu dos três pontinhos. Em seguida, copie o link do vídeo.

  2. No navegador do seu dispositivo, acesse o site Downvids.net. Cole a URL do vídeo no campo indicado e clique em download. Se o vídeo não for privado, o download vai começar automaticamente e o vídeo ficará salvo no rolo da câmera do seu dispositivo.

  3. Para baixar um vídeo privado, certifique-se de estar logado no Facebook e siga as instruções que aparecerão no site. Você vai precisar abrir uma página com um código especial, copiar esse código e colá-lo na página de download para baixar o vídeo.

Para baixar vídeos do YouTube

  1. Abra qualquer vídeo no aplicativo do YouTube e, na opção para compartilhar, copie o link do vídeo.

  2. Abra uma aba no aplicativo do Google Chrome e, no menu dos três pontinhos, marque a opção “Versão para desktop”.

  3. Agora, basta abrir um daqueles sites que nós citamos anteriormente, como, por exemplo, o Downvids.net. A partir daí, o procedimento é o mesmo que você já aprendeu e o vídeo ficará salvo no rolo da câmera do seu dispositivo.

Viu como baixar vídeos do YouTube e Facebook não é tão difícil quanto você pensava? Siga as nossas dicas e tenha acesso aos seus vídeos preferidos sempre que quiser. Agora, que tal descobrir se o seu plano de internet é realmente bom? Clique aqui e confira!