Dentre as muitas tecnologias oferecidas no mercado para as empresas, a cloud computing ou computação em nuvem, como é conhecida no Brasil, é uma das mais importantes. Utilizada para reduzir gastos e otimizar a gestão, ela garante benefícios únicos para as companhias. 

Atualmente, mesmo sem perceber, usamos essa tecnologia em nosso dia a dia, seja para responder um e-mail, assistir a um filme ou arquivar documentos. A tecnologia é largamente oferecida no mercado e usada pelas empresas como forma de otimizar os processos do negócio.

Entretanto, com tantas soluções corporativas disponíveis, é comum ficar na dúvida sobre qual delas faz sentido para cada negócio, como contratar um fornecedor de qualidade e como utilizar esse sistema em seus processos.

Neste post apresentaremos as principais informações sobre cloud computing e como adotar essa tecnologia na sua empresa. Confira a seguir!

Afinal, o que é cloud computing?

A computação em nuvem é a tecnologia que permite o fornecimento de serviços de computação pela internet. Dessa forma, servidores de armazenamento, rede, aplicação, banco de dados, entre outros (normalmente contratados de forma individual), podem ser usados online.

O termo nuvem é utilizado pois as empresas passam a usar um ambiente virtual, como se fosse uma nuvem digital. Sendo assim, todo acesso é feito de forma remota por meio da própria internet, sem a necessidade de uma estrutura física.

As empresas que comercializam esse serviço são chamadas de provedores de rede e são responsáveis por garantir acesso constante aos serviços contratados, como atualização e manutenção. Para isso, elas cobram de seus clientes uma mensalidade que varia de acordo com o quanto a empresa usa.​

Como funciona essa ferramenta?

A cloud computing pode ser implementada de diferentes formas. Seu uso e funcionamento variam de acordo com os escopos estabelecidos entre a empresa contratante e o seu fornecedor.

Soluções em nuvem podem ser contratadas para processos pontuais de uma equipe de TI, como uma migração de dados ou para processos completos e integrados dentro da empresa, como a emissão de notas fiscais e realização de backups corporativos. O uso varia conforme a categoria de cloud computing escolhida, item que será discutido a seguir.

Quais as principais categorias da computação em nuvem?

As soluções de cloud computing podem ser agrupadas em três categorias, Infrastructure as a Service (IaaS), Plataform as a Service (PaaS) e Software as a Service (SaaS).

Conhecer cada uma delas e saber como se diferenciam é importante no momento de buscar por esses serviços. Confira, a seguir, a descrição de cada opção!

IaaS

Considerada a categoria mais simples dos serviços de computação em nuvem, a IaaS ou infraestrutura como serviço, consiste na sua contratação de forma remota de servidores, armazenamento, máquinas virtuais, redes e sistemas operacionais. 

PaaS

As soluções de PaaS ou plataforma como serviço, se referem ao oferecimento de um ambiente em nuvem para o desenvolvimento, teste, fornecimento e gerenciamento de aplicativos de software.

Elas são feitas sob medida e disponibilizam todas as ferramentas e funcionalidades para que desenvolvedores criem aplicativos e soluções em TI, sem a necessidade de se preocupar com a infraestrutura necessária para isso.

SaaS

Por fim, a terceira e última categoria é também a mais conhecida entre as empresas no mercado. Soluções de SaaS ou software como serviço oferecem aplicativos online.

Normalmente, funcionam com base em assinaturas, ou seja, a empresa paga por um número de licenças e permissões de acessos. Nesse modelo, a organização não precisa comprar o software todo ano ou pagar por suas atualizações, o fornecedor fica responsável por isso.

Uma vantagem oferecida por todas as categorias é a possibilidade de acessar esses serviços de forma remota, uma vez que tudo fica em um ambiente online. Dessa forma, não é necessário estar fisicamente no escritório ou usar um determinado computador para trabalhar. O acesso pode ser feito por smartphones, tablets e outros dispositivos móveis.

Quais os benefícios da cloud computing?

Redução de custos

Esse é o maior ganho de quem adota soluções em cloud computing, principalmente em infraestrutura de TI. Nesse cenário, a empresa não precisa fazer altos investimentos em itens como servidores e manutenção, bem como reposição de cada item dentro de um período de tempo.

O valor pago aos fornecedores de nuvem normalmente é baixo, o que facilita a sua aquisição até mesmo para pequenas empresas. Além disso, o gasto com pessoal também é reduzido, uma vez que não é necessário desenvolver e manter esses serviços.

Aumento da segurança

Segurança de dados se tornou uma das principais preocupações das empresas, principalmente com os diversos casos de ataques cibernéticos feitos por hackers. Soluções em nuvem possuem times dedicados à segurança, que monitoram seus ambientes de forma constante e adotam as melhores medidas de proteção disponíveis no mercado.​

Dessa forma, ao contratar uma solução em nuvem, a empresa adquire um time zeloso, para manter seus dados protegidos, longe de problemas que comprometem seus resultados.

Acessibilidade e Mobilidade

Como falamos, independentemente da categoria de solução em nuvem usada pela empresa, todas oferecem a opção de se conectar e acessar os serviços de forma remota, o que aumenta a mobilidade do time.

Além disso, a empresa não precisa mais se preocupar com questões de infraestrutura para o desenvolvimento de seus projetos, pois a sua mobilidade é muito maior, ao permitir que o time trabalhe de forma mais rápida e precisa.

Melhor desempenho

Sem a preocupação com a infraestrutura e problemas superficiais, a equipe de TI ganha tempo para investir nas atividades que realmente importam para o negócio. Isso possibilita inovar e garante o crescimento do negócio.

Por que é importante utilizar na empresa?

Apesar da economia parecer o melhor ganho, a segurança de dados é fundamental, principalmente em processos de backups. Manter as informações de um negócio em segurança é essencial para o seu sucesso, principalmente em mercados cada vez mais competitivos. O acesso às tecnologias e métodos é aberto para todas as empresas, porém suas estratégias e dados não, essa é a diferença entre eles.​

Existe no mercado serviços em nuvem com o foco em backups corporativos. Essas soluções garantem que a empresa mantenha o que tem de mais valioso totalmente seguro e salvo de ataques.

Agora que você já conhece o conceito, os seus modelos de dados e os benefícios do cloud computing, dá para perceber a importância dessa tecnologia para o desenvolvimento da sua empresa no mercado.

Se você acredita que é o momento de buscar uma empresa que ofereça esse serviço, então entre em contato conosco e comece o seu projeto!