Você sabe como escolher um roteador WiFi? Sabia que esse aparelho pode tornar suas conexões com a Internet sem fio muito mais estáveis, diminuindo as oscilações e as quedas a todo instante? A explicação para isso é o número cada vez maior de pessoas conectadas a redes sem fio. Essa realidade, inevitavelmente, acaba interferindo nas conexões mais instáveis.

Sendo assim, vamos, neste post, explicar como funciona um roteador WiFi e como escolher o melhor modelo que vá atender às suas necessidades de conexão. Continue a leitura e confira!

Importância dos roteadores

Os roteadores contribuem para evitar a perda de frequência por excesso de conexões. São muitos os smartphones, tablets, notebooks, videogames e TVs conectados à Web — ou seja, a cada dia, torna-se mais importante uma conexão estável, rápida e resistente às diversas interferências.

A estrutura do local onde está instalada a rede é outro fator a ser avaliado. Se, na localidade, houver um segundo andar ou paredes de tijolos muito grossas, fatalmente, esses fatores serão barreiras que dificultarão que o sinal chegue aos demais cômodos sem muitas perdas.

Esses entraves, no entanto, poderão ser resolvidos por um bom roteador!

Dicas de como escolher um roteador WiFi

1. Atente à quantidade de antenas

É bem comum as pessoas ficarem confusas sobre o número de antenas que deve ter um roteador. O usuário deve ficar ciente de que o equipamento tem que ter a ver com o local onde está instalada a rede.

Locais que contêm muitas barreiras físicas, certamente, necessitam de um roteador. Edificações com paredes grossas, que podem diminuir ou até bloquear o sinal, ou mesmo casas que tenham mais de um andar, são bons exemplos de locais que precisam de um roteador mais potente.

O ideal é que tenham, no mínimo, três antenas, bem como um repetidor — que é um aparelho pequeno que pode ser conectado a qualquer tomada e que espalha o sinal pela residência.

2. Verifique a frequência do equipamento

Na hora de escolher o melhor roteador WiFi, não se esqueça da frequência do aparelho. A maioria deles trabalha com a frequência de 2.4 GHz. Porém, ela é utilizada em alguns locais, como prédios com muitos apartamentos, onde, certamente, há diversas redes WiFi — o que, fatalmente, gera muita interferência.

Sendo assim, escolha um equipamento que, além da frequência de 2.4 GHz, tenha também a de 5 GHz. Lembrando que esses aparelhos requerem um maior investimento, mas garantem que ocorram menos perdas de sinal.

3. Vise à segurança de seus dados

É cada vez mais comum que criminosos invadam as redes e roubem informações. Sendo assim, para evitar problemas desse tipo, invista em um equipamento que tenha um firewall integrado.

A dica é buscar roteadores que tenham, em sua configuração, os sistemas de firewall SPI e as encriptações WPA e WPA2. Sem dúvida, você criará uma barreira que evitará o roubo de dados.

4. Avalie o local de instalação

Uma questão muito importante acerca do roteador é quanto à sua localização. Para melhorar sua eficiência, é aconselhável que ela ocorra em um local mais próximo aos demais cômodos da casa — como o corredor, que geralmente dá acesso a todos os ambientes. Isso pode contribuir para evitar as barreiras que diminuem o sinal.

5. Verifique a conexão

O usuário deve saber também que, quanto mais conexões houver em uma rede WiFi, mais lenta será sua transmissão de dados. Por isso, ao adquirir um roteador wireless, essa questão deve ser levada em conta, uma vez que, quanto mais usuários tiver a rede, mais potente deverá ser o aparelho.

Por fim, vale destacar a relevância de adquirir o seu aparelho em uma loja confiável, que faça a troca do produto ou ressarça o valor pago em caso de insatisfação ou avaria.

Agora que você já sabe como escolher um roteador WiFi, sua casa terá boa conexão com a Internet em qualquer ponto em que você esteja. Basta seguir nossas dicas! 

Você gostou deste artigo? Ele esclareceu suas dúvidas sobre roteador wireless? Deixe, então, seu comentário no post e diga-nos suas impressões sobre o assunto! Vamos lá!