WhatsApp, Skype, Facebook Messenger… Certamente você conhece e usa esses aplicativos, certo? Além da grande popularidade, o que todos eles têm em comum é o fato de funcionarem graças ao VoIP — uma tecnologia que está, cada vez mais, substituindo as tradicionais ligações telefônicas.

Neste artigo, vamos mostrar a você como funciona e quais são as vantagens do VoIP. Além disso, você vai entender por que falar com os outros usando apenas uma conexão com a Internet é a grande onda do momento.

E aí, se interessou? Então venha com a gente e continue a leitura!

O que é VoIP?

VoIP (Voice Over Internet Protocol, ou “Voz sobre Protocolo de Internet”, em português) é uma tecnologia que transforma os sinais de áudio analógicos, típicos de uma chamada comum, em dados digitais que podem trafegar pela Internet.

Com a popularização das conexões de banda larga e o surgimento de aplicativos populares, como o Skype e o WhatsApp, o VoIP passou a ganhar cada vez mais espaço. Isso se traduziu, inclusive, em mais investimentos para melhorar a qualidade da tecnologia e torná-la mais acessível.

Como o VoIP funciona?

O VoIP funciona assim: um software compatível com a tecnologia captura a voz — até então transmitida no formato analógico — e a transforma em dados que podem ser transmitidos livremente pela internet.

Essa transmissão pode acontecer de duas maneiras: de um computador para outro ou de um computador para um telefone tradicional.

Quando a transmissão é realizada entre computadores ou dispositivos como tablets e smartphones, tudo que é captado pelo microfone vira informação binária e é enviado pela Internet.

Já quando você usa um dispositivo para ligar para um telefone comum, os dados digitais são convertidos em sinais analógicos para poderem ser reconhecidos nas centrais telefônicas. Com algumas adaptações, também é possível usar um telefone convencional para realizar chamadas via VoIP.

Quais são as vantagens do VoIP?

A tecnologia VoIP possui vários benefícios em relação ao serviço telefônico comum. Se você ainda tem dúvidas sobre se deve ou não abandonar seu telefone fixo, então confira a seguir algumas das vantagens do VoIP:

É mais barato

Como o VoIP não usa as linhas telefônicas tradicionais durante boa parte da viagem e pode usar a Internet para completar sua chamada, as despesas gerais das empresas que usam a tecnologia são muito menores que as de um provedor de telefonia tradicional.

Veja as chamadas internacionais, por exemplo: em vez de viajar por cabos submarinos para chegar ao seu destino — que a companhia de telefone paga pelos direitos de uso —, sua chamada de voz trafega pela Internet, o que deixa o serviço muito mais barato.

Em alguns casos, você não precisa pagar nada: chamadas entre dois dispositivos digitais, por exemplo, são gratuitas.

É fácil de instalar

As linhas telefônicas tradicionais requerem uma instalação profissional para funcionar, o que não é necessário com o VoIP. Exceto nas instalações mais complexas, você pode configurar seu sistema de telefone VoIP por conta própria e tê-lo funcionando em questão de minutos.

É portátil

Ao contrário do serviço de telefonia tradicional, a tecnologia VoIP não fica vinculada a nenhum local. Assim, você consegue acessar o seu sistema de telefone mesmo quando não está na sua região.

Para aquelas pessoas que costumam viajar com bastante frequência, o VoIP é uma opção que, sem dúvida, faz muito mais sentido.

É cheio de recursos

Além de você não ficar limitado aos serviços básicos de telefone — e precisar pagar taxas extras por funcionalidades úteis ou planos de dados adicionais — o VoIP fornece alta qualidade de som e serviços como bloqueio de chamadas, chamadas em espera, identificação de chamadas, comunicações criptografadas e muito mais.

Dependendo do aplicativo ou provedor de serviço que você utilizar, é possível conseguir até descontos e gratuidade nas chamadas para telefones convencionais.

É compatível com telefones comuns

Muita gente acha que é necessário comprar novos equipamentos para aproveitar os excelentes recursos do VoIP, mas isso está longe de ser verdade. Através de dispositivos especiais chamados ATAs — abreviação para Adaptadores de Telefones Analógicos —, seu telefone convencional pode ser conectado ao um sistema VoIP com pouco esforço.

Existem também várias opções de aparelhos específicos para a tecnologia VoIP no mercado. A grande diferença deles é que, em vez de utilizarem o padrão tradicional da linha telefônica, eles já vêm preparados de fábrica com uma conexão de rede.

É à prova de futuro

Os sistemas VoIP são criados para responder melhor aos avanços tecnológicos. Existe um limite para o que os telefones tradicionais podem fazer, e a tecnologia não mudou tanto ao longo do século passado.

Como o VoIP é baseado em tecnologias da Internet e funciona via software, ele pode receber atualizações para desbloquear novos recursos — e os próprios avanços da Internet podem melhorar a qualidade do serviço.

Com as empresas de telefonia tradicionais ainda lutando para migrar para a fibra óptica e outras tecnologias de próxima geração, o VoIP se firma cada vez mais como a melhor alternativa telefônica de alta tecnologia.

É personalizável

Todo mundo tem necessidades diferentes quando se trata de serviço telefônico. Com uma linha telefônica tradicional, você fica restrito a uma série de limitações — desde o local onde você pode deixar o seu telefone até os serviços disponíveis, além de vários outros fatores.

Já o VoIP oferece diversas formas de conectar dispositivos de comunicação ao seu sistema de telefone — seja ele na forma de um aparelho sem fio, via Bluetooth, ou por meio de serviços baseados em aplicativos no seu computador ou smartphone. As possibilidades são infinitas e você simplesmente não consegue isso com um sistema de telefone tradicional.

Mas, apesar de tantos benefícios, é preciso ressaltar que o VoIP depende de uma boa conexão com a Internet — como, por exemplo, as de fibra óptica. Assim, se a sua conexão não for muito confiável, você pode ter problemas em situações de emergência.

Viu como são várias as vantagens do VoIP? Se você estiver a fim de receber mais informações sobre tecnologia, siga a gente no Twitter e no Facebook. Até o próximo artigo!