Está procurando por um plano de banda larga para sua casa? Você já ouviu falar em internet fibra óptica? Esse tipo de conexão é uma novidade no mercado e tem feito sucesso entre residências e empresas pelo Brasil. Ela é conhecida por apresentar mais benefícios que os modelos tradicionais e pode ser uma escolha interessante para você!

Esse tipo de internet usa uma tecnologia que permite a transmissão de dados na velocidade da luz, muito mais rápida que os modelos tradicionais. Para isso, são usados cabos de fibra, feitos de plástico ou vidro, que possuem internamente uma camada de revestimento refletor e o exterior é feito com uma camada amortecedora que protege a estrutura.

Por ser novidade no mercado, muitas pessoas ficam com dúvidas ou receio de adotar esse modelo. Pensando nisso, colocamos abaixo as principais vantagens da internet fibra óptica, mostrando como ela pode ser uma escolha interessante para você. Confira!

Maior capacidade de transmissão

O primeiro benefício é resultado da mudança para cabos que permitem a transmissão de dados na velocidade da luz, podendo chegar até 1,6TB/s. Dessa forma, quem adota esse tipo de internet possui navegação rápida e eficiente, fazendo tudo com muita qualidade.

Nesse modelo, problemas com demora no carregamento de páginas e downloads lentos são eliminados. A instabilidade do provedor também é reduzida, uma vez que o cabo possui uma camada de proteção externa, gerando menos falhas na conexão.

Mesmo em casos em que são necessários muitos dados para realizar uma tarefa, como o upload de um vídeo no YouTube ou carregamento de jogos online, a internet fibra óptica não apresenta problemas. Por isso, caso você precise desse tipo de qualidade, esse modelo é uma ótima opção.

Vale lembrar que, apesar da fibra apresentar os benefícios de estabilidade e maior capacidade de transmissão, a velocidade de sua conexão depende, única e exclusivamente, do pacote selecionado. Afinal, 1MBps é a mesma medida na fibra e no rádio, porém, na primeira opção é possível contratar pacotes com altas velocidades e a estabilidade do sinal é garantida.

Maior potência do sinal

Um dos problemas mais comuns ao usar internet WiFi é a redução da qualidade do sinal quando o dispositivo conectado está distante do roteador. Ao usar a internet fibra óptica esse problema não acontece facilmente, aumentando a satisfação durante a navegação.

Dessa forma, em grandes residências, com mais de um andar e muitos cômodos, esse modelo pode ser uma opção mais interessante do que a tradicional. Ela também substitui aparelhos usados para aumentar a cobertura interna do sinal, como switches, evitando esse trabalho.

Aqui também é importante lembrar que esse benefício depende da qualidade do seu roteador. Um aparelho limitado acaba reduzindo a eficiência do sinal emitido, independentemente se a internet é fibra óptica ou não.

Menor latência

Outro benefício da fibra óptica é a eliminação de problemas de latência. Esse é o termo usado para definir atrasos na transmissão de dados dentro da estrutura de navegação, que leva as informações de um ponto a outro.

A redução da latência influencia diretamente na qualidade de navegação do usuário, principalmente em casos de download e upload de arquivos, que precisam de maior estabilidade na transmissão de dados. Ligações de VoIP também aumentam sua qualidade, eliminando ruídos e falhas.

Imunidade a interferências eletromagnéticas

O sistema de internet tradicional usa cabos de cobre para sua transmissão de dados. Esses equipamentos são sensíveis às interferências eletromagnéticas, causadas por aproximação com dispositivos elétricos ou por causas naturais, como raios. Dessa forma, esse cabeamento pode sofrer danos que interrompem ou dificultam o funcionamento da conexão.

Já a internet fibra óptica não possui esse problema, uma vez que seus cabos são feitos por plástico ou vidro e possuem proteção externa reforçada. Dessa forma, mesmo em tempestades e situações adversas, o sinal se mantém estável para os usuários, sem qualquer tipo de interferência.

Transmissões mais seguras

A internet fibra óptica também é mais segura que o modelo tradicional de conexão. Isso acontece porque o acesso aos cabos de cobre é facilmente feito por hackers. Essas pessoas podem aplicar diversas metodologias e práticas para furtar informações, como dados bancários, gerando prejuízos para os usuários da rede.

Ao usar cabos de fibra óptica é muito difícil que hackers invadam a rede e capturem dados dos clientes da empresa, pois a única maneira de penetrar essa conexão é cortando o próprio cabo, o que faz com que o sinal desapareça.

Dessa forma, pessoas que contratam internet fibra óptica possuem mais segurança em suas navegações. Esse fato tem feito com que muitas empresas passem a usar esse modelo para aumentar a proteção de suas informações.

Facilidade de instalação

Outra vantagem da internet fibra óptica é sua facilidade de instalação, uma vez que seus cabos não precisam ser modificados para aumentar a capacidade de transmissão.

Com os cabos de cobre, quando há a necessidade de aumentar a capacidade de movimentação de dados é necessário ampliar sua espessura e rigidez. Isso faz com que seja preciso realizar obras e alterações na estrutura, resultando em problemas na conexão durante esse período. Esse processo é até impossibilitado em alguns locais devido à falta de espaço e suporte para novas inclusões de cabos.

Sendo os cabos de fibra mais fáceis de instalar, seu custo também é reduzido. Estima-se que a instalação dessa estrutura seja 70% mais barata quando comparado a cabos de cobre. Além disso, sua manutenção pode chegar a ser até 80% menor.

Melhor custo-benefício

Por fim, o benefício final da internet fibra óptica é seu custo-benefício. Quando comparado com o modelo tradicional, esse tipo de conexão apresenta basicamente os mesmos valores, porém, com opção de planos com maiores velocidades disponíveis.

Além disso, as vantagens colocadas acima mostram que essa opção é mais estável, com uma estrutura mais eficiente e segura. Essa diferença já é reconhecida por grandes organizações que, cada vez mais, migram para esse a internet fibra óptica. 

Estes são apenas alguns dos benefícios que a internet fibra óptica apresenta aos seus usuários. Essa é uma ótima opção para quem procura um serviço de melhor qualidade, com bom custo-benefício e maior segurança de navegação.

Além disso, esse modelo é tecnologicamente mais avançado e considerado a principal tendência não apenas para conexões de internet, mas também para outras formas de transferência de dados. Por isso, adotá-lo é um passo para se manter atualizado no mercado.

Depois de saber disso tudo sobre a internet fibra óptica, acha que é uma opção adequada para sua casa? Então, se você mora na região dos Lagos, entre em contato com a Intnet, especializada no serviço, e escolha seu plano!