Sabia que nem sempre a velocidade da internet é ruim por causa do plano de dados? Se você quer uma internet rápida e aproveitar melhor o serviço que paga, é preciso entender como os provedores funcionam e o que pode ser feito para otimizar o seu uso.

Para aprimorar a experiência virtual, não é necessário ter um conhecimento muito técnico do assunto, basta saber que o funcionamento da internet, bem como a velocidade dela, é impactada por diversos fatores, como o computador ou o dispositivo que está usando para fazer o acesso à rede. Dessa forma, pequenas ações podem melhorar a experiência de navegação, sem a necessidade de adquirir outro plano.

Pensando nisso, colocamos, abaixo, 5 dicas para você ter internet rápida, apenas tomando alguns cuidados e realizando atividades rotineiras. Confira!

1. Para ter uma internet rápida, atualize o seu navegador

O navegador do computador ou do dispositivo móvel é a plataforma utilizada para acessar a internet. Normalmente, os aparelhos possuem uma opção padrão, porém, é possível instalar e usar outros navegadores de sua preferência. Os mais comuns no Brasil são o Google Chrome, o Mozilla Firefox e o Internet Explorer para dispositivos Windows, Linux e Android. Já o Safari é o mais popular em aparelhos Apple, os quais usam o sistema iOS. 

O navegador utilizado influencia diretamente na velocidade e na experiência de navegação obtida. O ideal é adotar aqueles que são desenvolvidos para cada dispositivo. Pessoas que tentam usar o Google Chrome em seu MacBook, por exemplo, podem não gostar da navegação, uma vez que ela não foi pensada para esse tipo de aparelho.

Outra dica importante é manter os navegadores atualizados e limpos. A atualização serve para que ele sempre possua as correções de possíveis erros que atrapalhem a navegação, enquanto que a limpeza ajuda a manter um carregamento rápido das páginas acessadas. Isso porque a plataforma armazena suas buscas e essas informações consomem dados.

Uma das melhores funcionalidades dos navegadores é a capacidade de salvar o cache de páginas e plataformas acessadas pelo usuário, facilitando o carregamento delas em novos momentos — já que os dados ficam armazenados. Entretanto, quando o número de informações é muito grande, em vez de ajudar no processo, essa funcionalidade reduz a velocidade de navegação entre as páginas. Por isso, é importante fazer a limpeza de forma periódica.

2. Desative os aplicativos pouco usados

A velocidade de navegação também é impactada pelo número de aplicativos e páginas usadas, simultaneamente, durante a sua experiência. Nesse contexto, imagine que é necessário atualizar os dados de cada aplicativo aberto em seu celular ou em cada página de navegação do seu browser. 

Para ter uma internet mais rápida e melhorar a navegação, é possível desabilitar os programas e aplicativos que não estão em uso no momento. Assim, garante-se que a web será usada apenas no que é necessário.

Alguns aplicativos também fazem atualizações constantes e impactam na sua internet. Para que os dados do plano do dispositivo móvel não sejam afetados, é fundamental desabilitar esses updates automáticos e realizá-los, somente, quando estiver conectado a uma rede Wi-Fi de qualidade.

3. Verifique se existem adwares no seu computador

Você, provavelmente, já instalou um programa em seu computador e depois percebeu uma série de anúncios e pop-ups no navegador, mostrando publicidades e atrapalhando sua experiência, não é mesmo? O nome disso é adware, que são extensões normalmente instaladas em conjunto com outros softwares e programas. 

Se identificar esses programas no seu browser, a remoção deve ser feita nas configurações do próprio computador. Para isso, vá até o painel de controle do Windows e selecione a opção “Programa e Recursos”, identifique os aplicativos na lista e realize a desinstalação. Em caso de dúvida, uma simples busca no Google confirmará se o programa é ou não um adware. 

A remoção dessas extensões deixa o carregamento do seu navegador mais leve, melhorando, assim, a velocidade da internet. Além disso, a experiência fica mais simples, sem interrupções causadas por conteúdos publicitários contínuos.

4. Livre-se de vírus

Outro fator que atrapalha a velocidade de navegação é a presença de vírus em seu dispositivo. Além desse prejuízo, esses softwares maliciosos são responsáveis por diversos problemas: eles danificam o seu sistema operacional, apagam dados do computador e, até mesmo, fazem com que ele pare de funcionar, necessitando de um técnico da área para solucionar os transtornos causados. 

Para evitar que isso aconteça, é fundamental instalar um programa antivírus que realize varreduras em seu sistema, periodicamente, avaliando se há riscos instalados no computador que devem ser removidos. Esses recursos oferecem a funcionalidade de remoção de itens e também avalia programas que você pretende instalar, apontando a presença de elementos que podem comprometer a segurança do dispositivo.

Outra forma de aumentar a segurança da sua navegação é não acessar sites desconhecidos e não fazer downloads em plataformas piratas. Normalmente, esses ambientes são carregados de vírus e outros malefícios que comprometem a sua segurança, como os adwares que falamos acima.

5. Mude o roteador de local

Por fim, a posição do seu roteador em casa também torna sua internet mais rápida ou mais lenta. Isso porque esse aparelho é responsável por fornecer o sinal de Wi-Fi e, quanto mais distante de você, maior a chance de ele sofrer interferências que prejudicam a navegação.

O ideal é que o roteador seja colocado na região central da casa, preso à parede, no alto. Dessa forma, ele fica distante de cabos e aparelhos que podem causar interferências, como micro-ondas, aparelhos de som e televisores. Além disso, a escolha do local correto deve ser feita por um técnico, responsável pela instalação de todo o serviço.

Caso acredite que o local escolhido está interferindo na velocidade de navegação, é possível entrar em contato com seu provedor de internet e solicitar uma avaliação em sua residência, a qual poderá confirmar o problema e providenciar a troca de posição do aparelho.

Use essas dicas para melhorar a sua navegação e ter uma internet rápida na sua residência. E, se tiver mais alguma dica que pode completar este post, comente aqui para gente. A sua opinião é muito valiosa para nós!