Nada revolucionou a nossa forma de viver mais do que a internet, pois com ela temos mais facilidade na vida. Ela nos permite pagar contas, assistir a filmes e até mesmo fazer uma faculdade a distância. No entanto, há também um lado ruim, uma vez que existem pessoas mal-intencionadas que tentam nos prejudicar, por exemplo, com a criação de um software capaz de danificar nossos dispositivos: o malware.

Por isso, neste post vamos ensinar a identificar um malware e como proteger o seu computador disso. Confira conosco!  

O que é um malware?

Malwares são softwares maliciosos criados por hackers com o intuito de prejudicar o seu computador. Esses softwares, geralmente, tentam se infiltrar nos dispositivos sem a permissão dos usuários. Hackers podem, ainda, usar esses vírus em seu computador como isca para espalhá-los em outras máquinas.   

Como um malware acessa um computador?

Os malwares muitas vezes se infiltram nos computadores quando você acessa algum site pirata, pois os hackers sabem que nesses locais não há nenhum tipo de proteção. Além disso, sites pornográficos são comumente usados para o armazenamento desse tipo de vírus.

Outro caminho possível é quando você recebe um e-mail suspeito, que normalmente vai para a caixa de spam. Caso você não esteja atento a isso, pode ter seu dispositivo infectado ao abrir essa correspondência e clicar no arquivo anexado. A partir desse momento o software de malwares se utiliza dessa brecha para se instalar em seu sistema operacional.

O que um malware causa?

Uma das principais características de um computador infectado por algum tipo de malware é a lentidão do sistema e da internet. Além disso, outros malwares, como o cavalo de troia, possibilitam o acesso remoto do dispositivo. Isso significa que hacker pode ter o completo domínio da sua máquina.

Ademais, existem malwares, como o ransomware, que são capazes além de bloquear totalmente o seu computador. Normalmente, os hackers costumam cobrar uma taxa para liberar novamente o acesso ao usuário.   

Como realizar a remoção de um malware?

Para realizar a remoção desse vírus você pode usar alguns softwares específicos para a retirada de malwares. Além disso, quase todos os antivírus oferecem a ferramenta de remoção de malware.

Em último caso, você pode também realizar a recuperação do sistema, caso saiba o momento em que o seu computador foi infectado com esse vírus. Contudo, normalmente é possível que um bom antivírus resolva o problema.

Como se prevenir de um malware?

É muito importante que você busque se prevenir desses malwares. Evite entrar em sites estranhos, mesmo aqueles que são compartilhados por amigos nas redes sociais. Não baixe nenhum programa desconhecido capaz de infectar a sua máquina.

Você também deve inserir uma proteção para o seu e-mail. Além disso, busque sempre realizar varreduras em seu computador com um bom antivírus para que qualquer software malicioso possa ser detectado e excluído.

Neste post, você aprendeu o que é um malware e como proteger o seu computador desses vírus. Para sua tranquilidade, é útil que você coloque nossas dicas de proteção em prática e leia mais sobre o assunto para aprofundar o seu conhecimento.

Gostou do nosso texto? Aproveite, então, para compartilhar essas informações com seus amigos em suas redes sociais.