Está assistindo a uma série ou filme e a internet não para de travar? O carregamento das suas fotos falha e ficar sem conexão é algo comum no seu dia a dia? Talvez seja o momento de avaliar se seu plano de internet é realmente bom ou se é o momento de procurar uma nova opção!

Com tantas opções disponíveis no mercado, pagar caro por um serviço de baixa qualidade que só traz frustrações parece algo errado, não é mesmo? E é! O ideal é que seu plano de internet atenda às suas necessidades e sua experiência seja sempre positiva.

Para isso, é importante conhecer os tipos de conexão disponíveis na região onde você mora e considerar diversos pontos antes de escolher seu provedor de internet. Mas, se você já possui um plano contratado, vale a pena pensar na possibilidade de trocá-lo por outro que seja adequado para sua casa, o que acha?

Pensando nisso, reunimos neste post as principais dicas para você avaliar o seu plano de internet e saber se é o momento de procurar um novo provedor. Confira!

Avalie a velocidade recebida x comprada

A primeira dica para avaliar o serviço que você está recebendo é analisar se a velocidade da sua internet está de acordo com o que foi contratado. A realidade é que muitas empresas prometem uma quantidade de dados e entregam outra, muito menor, e o usuário acaba pagando por aquilo que não recebe.

Para fazer essa avaliação, você pode acessar páginas na internet que fazem a medição. Uma simples busca no Google por “como medir a velocidade da minha internet” e vai encontrar diversas opções que realizam o processo de forma gratuita.

Outra forma é por meio da instalação de um plug-in no seu navegador que fará a mensuração de forma automática, salvando essas informações durante um período determinado por você. Essa opção é interessante quando você possui problemas frequentes na navegação e quer pressionar seu fornecedor ou até mesmo quebrar um contrato e mudar de provedor.

Faça essa análise por um período de, pelo menos, uma semana e avalie se está realmente recebendo pelo que paga. Se o resultado for positivo, isso indica que esse plano não está adequado para sua necessidade de navegação, o que nos leva para a próxima dica.

Entenda se seu plano atende à sua necessidade

Quando você seleciona um plano de internet banda larga para sua residência, o ideal é avaliar sua real necessidade, considerando fatores como o objetivo de uso, se é para assistir a filmes, séries, apenas acessar e-mails, trabalhar, jogar online, etc. Além disso, avalie o número de dispositivos que serão conectados à rede, entendendo que, quanto maior a quantidade, maior deverá ser o plano para o local.

Mesmo se você fez essa avaliação quando contratou seu plano, é importante fazer uma nova consulta. Quantas pessoas usam sua internet atualmente, o número de dispositivos aumentou? O comportamento de uso das pessoas é o mesmo ou agora seus pais ficam mais tempo conectados e passaram a consumir vídeos, jogos e outras plataformas digitais?

Essa nova avaliação pode indicar que o consumo de internet aumentou na sua residência e o plano que antes atendia todos os usuários de forma satisfatória e eficiente, hoje não faz mais sentido e precisa ser alterado. Nesse momento, é preciso determinar se seu provedor pode fazer essa mudança, quanto isso vai custar e comparar essa opção com outras ofertas do mercado.

Determine sua nova necessidade

Antes de contratar um novo plano de internet, é preciso determinar qual o novo modelo ideal para sua residência. Para isso, considere as seguintes opções:

  • internet de 1 mega: é indicada para quem usa pouco a rede, apenas para e-mails, notícias e redes sociais;

  • internet de 5 mega: é melhor para visualizar vídeos, realizar downloads leves e fazer chamada de vídeo;

  • internet de 10 mega: é indicada para quem se mantém sempre conectado, ideal para assistir muitos vídeos, redes sociais de forma mais rápida;

  • internet de 20 mega: proporciona mais velocidade no carregamento de dados, até mesmo de filmes longos, e uso para jogos online;

  • internet de 50, 100 e até 300 mega: são voltadas para quem possui muitos aparelhos conectados (uma família com muitos usuários, por exemplo) e para upload de vídeos de alta qualidade.

Se você atualmente possui um plano de 10 mega e percebeu que o número de dispositivos usados mais que dobrou nos últimos meses e os usuários da internet na sua casa estão cada vez mais conectados, talvez faça sentido mudar logo para um plano de 50 ou 100 mega, garantindo uma boa navegação mesmo quando todos estão utilizando a rede.

Uma dica é buscar por opções de fibra óptica, que costumam oferecer esse tipo de plano por um preço melhor que os provedores tradicionais.

Compare com os tipos de planos do mercado

Se você chegou à conclusão de que precisa de um plano de internet melhor para sua casa, provavelmente seu primeiro pensamento foi de encontrar as opções do seu atual fornecedor e avaliar o quanto isso vai impactar no seu orçamento, certo? Além de avaliar as opções do seu atual provedor, você deve também verificar se há no mercado outras opções que oferecem um melhor custo-benefício.

Para isso, faça uma busca online de provedores e tipos de internet disponíveis na sua região. Pode ser que você encontre novas empresas e outros serviços, como a fibra óptica que mencionamos, uma tendência muito interessante para quem está cada vez mais conectado e precisa de estabilidade de conexão por preços mais justos.

Faça a avaliação do valor do seu novo plano com seu provedor atual e compare com as demais opções, avaliando os benefícios de cada uma delas e as garantias de qualidade de serviço. Vale a pena buscar referências das novas empresas, verificando se o que elas vendem realmente é percebido por outros consumidores, antes de tomar sua decisão.

Gostou dessas dicas de como avaliar se seu plano de internet é realmente bom para você e suas necessidades? Acredita que precisa mudar seu provedor e ter um acesso de maior qualidade? Então confira essas 10 dicas para escolher sua internet banda larga e não ter mais problemas com isso!