instalação de internet fibra ótica

Os avanços tecnológicos permitiram que novas maneiras de se conectar à web ganhassem popularidade em todo o planeta. Além das redes 4G, capazes de fornecerem conexões com taxas que passam de 60Mbps, há também a popularização do número de estabelecimentos que optam pela instalação de internet fibra óptica.

Os motivos mais tradicionais são fáceis de listar. A fibra óptica permite uma conexão mais rápida, estável e menos sujeita a problemas de interferência. Com a redução dos custos de contratação, ela se tornou um investimento vantajoso para vários casos.

Quer saber como funciona e como ocorre a instalação de internet fibra óptica? Confira a seguir!

O que é a internet de fibra óptica?

A internet de fibra óptica é aquela na qual cabos de fibra óptica (um tipo de material capaz de enviar e receber sinais de luz) são utilizados para a transmissão de dados. Ela se diferente, portanto, de outras tecnologias tradicionais pelos mecanismos de envio e recebimento de dados em dois pontos: o meio e o modo no qual o dado passa, que são fibras capazes de enviar e receber sinais de luz e não pulsos elétricos ou ondas de rádio.

Quais os benefícios desse tipo de conexão?

A maneira como a internet de fibra óptica é estruturada afeta diretamente o seu uso e as suas características. Além disso, gera os principais fatores que a tornam mais atraente para vários cenários. Veja as vantagens a seguir!

Maior velocidade

O primeiro benefício é a velocidade. Um cabo de fibra óptica consegue atingir taxas de envio e recebimento de dados muito mais elevadas que outras tecnologias. Não à toa, ela é uma das tecnologias preferidas para cabos submarinos intercontinentais.

Menor necessidade de utilizar repetidores de sinal

Os sinais de luz podem ser enviados ou recebidos por distâncias maiores sem perder a sua capacidade de transmitir dados. Isso reduz a necessidade de se utilizar repetidores e outros equipamentos propagadores de sinal. Como consequência, parte dos custos de instalação são reduzidos.

Resistente a interferências

Em ambientes externos, o potencial de uso da fibra óptica é elevado. Os sinais de luz não são afetados por problemas causados pela interferência eletromagnética. Caso caia um raio próximo a um cabo de fibra óptica, portanto, ele não será capaz de propagar a descarga de energia ou mesmo ter a transmissão de um pacote prejudicada. Isso amplia os cenários nos quais ele pode ser utilizado pelo usuário.

Todos esses pontos têm feito da internet de fibra óptica um ótimo investimento para provedores de serviços telefônicos. A fibra é uma tecnologia que garante um serviço de maior qualidade, mais estável e capaz de atender a diferentes demandas. Afinal de contas, o consumidor poderá ter acesso a pacotes com múltiplas opções de velocidade, o que reduz a chance de ele escolher algum modelo que tenha baixo custo-benefício.

Como consequência, a fibra óptica pode ser utilizada por clientes domésticos e comerciais. A conexão de alta velocidade auxiliará no uso de serviços de streaming, jogos digitais ou mesmo aplicações de alta performance na nuvem. Tudo isso com baixo nível de interferência e grande confiabilidade.

Como é feita a instalação de internet de fibra óptica?

A instalação da internet de fibra óptica exige alguns cuidados técnicos específicos para essa tecnologia. Além disso, ela pode demandar a troca de alguns equipamentos do usuário, como os roteadores. Isso permitirá ao contratante aproveitar todo o potencial da nova tecnologia, assim como as elevadas taxas de transmissão que a fibra óptica traz.

Um dos primeiros passos é definir o tipo de cabo de fibra óptica que será utilizado. Há no mercado dois cabeamentos que podem ser utilizados, o monomodo e o multimodo. O monomodo é aquele utilizado para comunicações de longa distância. Além disso, as taxas de transmissão atingem velocidades acima de 200Gbps.

Já o cabo multimodo é o mais utilizado em comunicações com distâncias pequenas. Contudo, em geral, há a necessidade de se aplicar um repetidor a cada 500 metros para evitar interferências.

Os cabos devem passar por canais suficientemente estreitos para que eles não sejam pressionados. Entretanto, devem ficar fixados para evitar danos físicos que possam prejudicar o envio e o recebimento de informações. Já os suportes aéreos, caso utilizados, devem ser aplicados a cada 91cm para evitar falhas na conexão.

De acordo com a capacidade da rede e as demandas do usuário, um conjunto de receptores e transmissores serão instalados na infraestrutura. Isso evitará gargalos e falhas de transmissão causados pelo mecanismo de instalação da rede. Quando tudo estiver finalizado, o técnico deverá realizar testes para verificar fatores como a velocidade, a taxa de perda e o nível de atenuação de sinal existente.

Por que ter o apoio de um bom prestador de serviços para investir na internet de fibra óptica?

A internet é uma das tecnologias mais importantes para o nosso dia a dia. A web permite a todas as pessoas pagarem contas, consumirem conteúdos multimídia ou mesmo jogarem online. Além disso, auxilia no funcionamento integrado de negócios, mesmo quando há equipes atuando em lugares diferentes.

Justamente por isso, ao investir em novas formas de acessar a web, como a fibra óptica, ter o apoio de uma empresa moderna é crucial. Isso maximizará o retorno sobre o investimento e auxiliará você a escolher um tipo de conexão que esteja alinhado com as suas demandas. Além disso, evitará que a instalação da internet fibra óptica seja feita por um time que não utiliza boas práticas ou métodos modernos.

Por isso, sempre busque o apoio de uma empresa especializada em fibra óptica, como a Intnet. Nossos profissionais são preparados para trabalhar com a instalação de fibra óptica, considerando as demandas de nossos clientes em cada contrato. Além disso, estão prontos para incorporar as melhores práticas no seu dia a dia, gerando um alto retorno sobre o seu investimento.

Como consequência, ao empregar técnicas modernas e sempre contar com times bem treinados, a Intnet pode entregar uma conexão de fibra óptica de alta performance e qualidade. Isso torna a contratação e a instalação de internet fibra óptica mais econômica e com um alto custo-benefício mesmo nos cenários mais desafiadores.

Quer saber mais sobre os nossos serviços? Então fale com a gente!