O portfólio é um material que reúne os melhores trabalhos de um profissional, mostrando todo o seu potencial para um futuro cliente ou empregador. Esse documento serve de complemento ao currículo, dando uma prévia das habilidades do candidato para exercer a função desejada, antes mesmo de um teste.

Antes da era digital, os portfólios eram físicos, ou seja, o profissional fazia uma coleção de cópias ou originais de seus trabalhos e apresentava em forma de catálogo. Atualmente, diversas profissões podem se beneficiar dos portfólios on-line, que são muito mais fáceis de divulgar e serem encontrados.

Pessoas que atuam com design, redação, desenvolvimento, fotografia, publicidade e edição de vídeos, bem como outros profissionais que podem digitalizar as suas obras, têm a possibilidade de tornar o seu portfólio público.

Neste post, trazemos uma série de dicas para que você crie o seu portfólio online hoje mesmo. Confira!

1. Escolha uma plataforma

As plataformas online que buscam divulgar profissionais estão ganhando cada vez mais espaço, substituindo os portfólios de papel, que são de difícil compartilhamento, caros e ocupam espaço. As versões virtuais, além de mais baratas, são fáceis de divulgar e podem ser encontradas de forma voluntária pelos interessados. Entre as principais plataformas de portfólio online que você pode utilizar, destacamos:

  • Behance — essa plataforma permite a criação de um portfólio para quem trabalha com textos, imagens, vídeos e áudios;
  • Carbonmade — é uma plataforma de publicação de portfólios que oferece templates prontos, permitindo que o usuário faça o upload de imagens e textos — para subir vídeos e áudios, é necessário assinar um dos planos pagos;
  • Cargo — é uma plataforma em que o usuário tem a possibilidade de escolher entre mais de 30 opções de templates e, caso tenha conhecimentos em HTML e CSS, poderá personalizar o seu portfólio;
  • Coroflot — é uma plataforma que permite que você faça o download ilimitado de seus trabalhos, além de fornecer informações sobre o tráfego de visitas;
  • Wix — o Wix é uma plataforma de criação de sites que permite criar um portfólio online para diferentes necessidades profissionais, com uma série de templates prontos;

2. Pense em usabilidade

Muita gente, quando vai criar um portfólio, pensa primeiro na parte visual, escolhendo o template de acordo com suas preferências gráficas. Porém, existe um quesito muito importante para a criação de ferramentas digitais: a usabilidade. É importante que o seu portfólio seja de fácil navegação, organizado, com pastas e menus visíveis e bem estruturados, de acordo com as categorias.

Por melhor que seja o seu trabalho, se o layout de seu portfólio for desorganizado e difícil de navegar, as chances de o visitante desistir antes de conhecer o seu valor são grandes. Mais do que estética, pense em simplicidade, dando destaque às principais informações na página principal. Lembre-se: com tantas opções na web, os visitantes analisam as páginas em segundos para saber se “vale a pena” continuar com a navegação.

3. Use mídias sociais

Foi-se o tempo em que as redes sociais eram plataformas apenas para o entretenimento. Atualmente, essas aplicações web funcionam como plataformas multitarefas, que podem ser utilizadas para diferentes finalidades. Uma delas é a exposição de trabalhos gráficos e de audiovisual.

O Instagram, por exemplo, é uma excelente plataforma para quem trabalha com fotografia, designer gráfico, ilustração, HQs, entre outros tipos de trabalhos com imagens. Com a ferramenta IGTV, é possível também criar um portfólio de vídeos, mas a melhor plataforma para esse fim é o YouTube. Além de expor seus trabalhos, utilizando as hashtags corretas, você poderá ser seguido e encontrado por pessoas do mundo todo.

O Facebook é outra ferramenta que permite a criação de um portfólio mais organizado, com a criação de álbuns específicos. O alcance não é tão grande se você não pagar pelo impulsionamento, mas a divulgação e os compartilhamentos são facilitados.

4. Seja direto

Falamos sobre usabilidade no tópico anterior, e uma das estratégias para facilitá-la é ser direto. A verdade é que ninguém que ler textos imensos em um portfólio. Mesmo que a sua história seja muito interessante, é importante a resumir bem e criar uma página à parte apenas para falar sobre você. Assim, deixe um menu reservado para isso. É essencial que o usuário entre em seu portfólio e dê de cara com imagens estimulantes, que prendam a sua atenção. Por isso, seja direto!

5. Crie peças fantasmas

Se você está iniciando na sua área e não tem muito material para apresentar, uma boa solução é a criação de um portfólio com peças fictícias, ou fantasmas. Se você realmente dominar a sua área de atuação, conseguirá montar portfólios interessantíssimos, criando peças para uma marca fictícia ou, até mesmo, remodelando materiais de empresas que já existem e que são conhecidas no mercado.

Para quem está na faculdade, uma boa solução é utilizar os trabalhos acadêmicos como base de seu portfólio. Crie o seu material como se estivesse cumprindo os requisitos de um briefing profissional. No caso das marcas famosas, tente criar algo do mesmo nível ou superior ao que eles fazem atualmente.

6. Use um formulário de contato

Aqui está um detalhe importante na criação de um portfólio digital: o meio de contato. A tendência natural é criar uma página de contato ou colocar essas informações no rodapé do portfólio — e-mail e telefone. Nas redes sociais, o contato é feito diretamente pelos chats, mas, se você for utilizar as plataformas em formato de sites, é interessante que você coloque um formulário de contato para chamar a atenção do visitante.

Na correria do dia a dia, ter que anotar um telefone ou entrar em um servidor de e-mail pode não ser tão atrativo. O formulário direto na página oferece uma opção ativa para que o usuário simplesmente digite o que deseja e aperte um botão para enviar, de forma rápida e direta. Com essa simples ação, você pode aumentar as possibilidades de contato e, ao mesmo tempo, criar um banco de dados com as informações desses usuários — sempre pedindo permissão e deixando tudo avisado.

Como vimos neste post, a criação de um portfólio online pode elevar a apresentação de seu trabalho, facilitar a divulgação e permitir o acesso orgânico por pessoas que estão em busca de profissionais com as suas características. Para que você tenha sucesso na criação desse tipo de material, deverá contar com um notebook e uma boa internet, tanto para a criação quanto para a manutenção de seu portfólio.

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