Nos últimos anos, a utilização da internet no dia a dia das pessoas se popularizou. Seu uso tem diversas finalidades, como para o trabalho, entretenimento, estudo etc. Nesse cenário, surge a necessidade de aplicar filtros com a finalidade de restringir o acesso a determinados sites com conteúdos que sejam considerados inapropriados pelo usuário.

O filtro de conteúdo é uma solução que se baseia em intermediar os acessos, de acordo com as políticas definidas por uma organização ou mesmo no ambiente doméstico. Ou seja, essa ferramenta permite que haja uma proteção na navegação web, dos arquivos e conteúdos que podem ser acessados pelo usuário.

Neste artigo, vamos explicar a como usar o filtro de conteúdo para evitar que sites inapropriados apareçam para você. Boa leitura!

Navegador

Existem vários sites na internet que, em um primeiro momento, podem parecer inofensivos, mas guardam arquivos maliciosos. Aliás, propagandas contidas nas páginas da web podem causar transtornos devido ao seu conteúdo muitas vezes inapropriado. Para evitar isso, o filtro de conteúdo entra como uma ferramenta essencial para obter um controle da normalidade da navegação.

Os navegadores já tem configurações de bloqueio de sites indesejados pelo usuário. Além disso, as extensões disponíveis pelos desenvolvedores facilitam ainda mais o impedimento de propagandas que poluem a experiência de navegação. Outro fator mais avançado são as configurações de níveis de proteção a partir da faixa etária.

Você pode escolher filtros de acordo com a idade para evitar que crianças acessem páginas indevidas e colocar senhas para que não ocorra reconfiguração por outros usuários. É possível também monitorar horários, endereços, páginas, sites etc. Assim, fica muito mais fácil controlar o conteúdo acessado no seu navegador.

Aplicativos

Diversos aplicativos podem ser acessados na rede e isso pode ser um problema, pois existem muitos jogos e aplicativos contendo violência, nudez, sangue e morte. Nesse caso, o Google Play tem a opção de filtrar aplicativos de acordo com o seu conteúdo e classificação etária. Isso auxilia você a ter maior tranquilidade no momento em que estiver pesquisando Apps.

Vale lembrar que, os aplicativos não se limitam apenas aos dispositivos móveis. Você pode encontrar muitos programas desse tipo online, sem a necessidade de ter que baixá-los para usar. Por isso, é preciso estar atento ao controle que você tem adotado para não ser infectado por vírus, malwares e conteúdos ilegais.

Em vista disso, todo cuidado na seleção de aplicativos deve ser tomado. Logo, o filtro de conteúdo precisa ser adotado em todas as possíveis formas de acesso para proteger seu computador de hackers e certos sites maliciosos.

Ligações

Ter o controle das ligações recebidas é algo que todos procuram e necessitam, principalmente pelo aumento de golpes e ligações inconvenientes de números desconhecidos. Para não ter que bloquear seu aparelho completamente você pode utilizar o recurso de lista de bloqueio para chamadas de números desconhecidos. Também é importante salvar aos novos contatos as pessoas que fazem parte da sua rede de interação. É possível dividir por grupos, como de trabalho, família, amigos, conhecidos, entre outros.

O identificador de chamadas ajuda nessa tarefa, pois qualquer solicitação telefônica que você desconheça pode ser facilmente recusada e desabilitada.  Inclusive, há uma infinidade de aplicativos que auxiliam na aplicação do filtro de conteúdo.

Eles costumam ter funcionalidades bem interessantes, como a criação de uma lista de restrição a partir da colaboração dos usuários, por exemplo. Assim, você fica protegido de chamadas de telemarketing e spams por meio dos registros compartilhados pela comunidade.

Mensagens

Assim como nas ligações, as mensagens também podem ter conteúdos impróprios. A popularidade de vários aplicativos de chat, como o WhatsApp, Telegram e Messenger, também trazem o risco de exposição a mensagens indesejadas contendo, muitas vezes, links maliciosos, imagens inapropriadas ou textos fraudulentos -— sabemos que atualmente existe uma onda de bombardeio de mensagens com assuntos virais.

Desse modo, assim como para as ligações, as mensagens de spam são um incômodo constante na vida dos usuários. Então, para evitar esses problemas, aplique o filtro de conteúdo de mensagens para aqueles remetentes que não fazem parte da sua agenda.

Os aplicativos de mensagens têm em suas configurações as opções de bloqueio e de privacidade. Nelas, você consegue definir quem pode lhe enviar mensagens, ver seu status e foto de perfil. Com isso, as brechas são diminuídas para o recebimento de materiais indesejados, ou mesmo que você seja inserido em algum grupo que não deseja participar.

Normalmente, as atualizações fornecidas pelos desenvolvedores desses Apps trazem aperfeiçoamentos nas opções de privacidade e proteção, portanto, é importante mantê-los sempre nas suas últimas versões.

Arquivos

Dentre as ferramentas e métodos de controle de conteúdo estão os antivírus. Os padrões do filtro de segurança se baseiam na identificação do tipo de arquivo em anexo, que podem conter vírus ou características comuns de spams. Como o surgimento de novos métodos de ataques estão sempre surgindo, é importante manter o software de segurança atualizado.

No entanto, em caso da necessidade de baixar algum arquivo, busque sites oficiais. Muitos cavalos de troia e vírus podem afetar o sistema operacional, vindo junto com arquivos baixados pelo usuário. Aliás, portais que ofereçam esse tipo de risco devem ser bloqueados no filtro de conteúdo para que não sejam mais exibidos.

Em linhas gerais, além de bloquear sites inseguros você pode filtrar pesquisas por palavras para que quando forem digitadas não venham arquivos indesejados (imagens, vídeos e áudios) como resposta.

O ideal é que você adote camadas de filtragem para que certos sites não apareçam como resultado de busca para ter maior liberdade e segurança para navegar pela rede.

Vale destacar que, o controle de filtro de conteúdo pode ser feito de maneira flexível, como por horários determinados, ou categorias. Isso facilita em momentos que você precisa de uma produtividade e foco maior na internet. Coloque como objetivo a proteção dos seus dados e o que é conveniente para você ao acessar conteúdos na internet.

Agora que você sabe como usar o filtro de conteúdo para melhorar a sua segurança e evitar dados indesejados, aproveite para compartilhar essas informações nas redes sociais com seus amigos!