Para quem utiliza a internet no dia a dia, é muito normal enviar e baixar dados o tempo todo. A velocidade de download e a velocidade de upload são termos provenientes do inglês que se tornaram comuns, afinal, muitas pessoas fazem uso dos conceitos apresentados por eles mesmo quando não sabem exatamente o que significam.

É muito importante que os usuários compreendam as diferenças das taxas de velocidade e como elas podem influenciar as conexões. Ainda, entender cada um desses conceitos é essencial, pois auxilia no diagnóstico de problemas na rede.

Pensando nisso, preparamos este texto para que você saiba quais as diferenças entre download e upload e suas velocidades. Confira agora!

O que é download?

O download (baixar, em uma tradução simples) é uma expressão utilizada para se referir à transferência de informações de um computador remoto para um computador local. Essa cópia de arquivos pode ser realizada tanto via servidores dedicados (como FTP, por exemplo) quanto por meio do acesso direto a uma página da Internet.

De modo simples, a maior parte do tempo que uma pessoa está na internet ou navegando pelo celular está realizando download, uma vez que, quando ocorre o acesso a uma página, na verdade, o usuário está baixando-a para a própria máquina.

A velocidade de download é definida como a rapidez com que você consegue puxar dados de um servidor. A maior parte das conexões são projetadas para download, já que a maioria das atividades online, como carregar uma página ou streaming de vídeos, baseia-se nele.

Infelizmente, nos últimos anos, tornou-se perigoso baixar dados por causa do grande volume de arquivos maliciosos que andam pela internet, o que tem incentivado os usuários da grande rede a serem mais cautelosos na hora da fazer um download.

No entanto, é bastante comum que as empresas de software coloquem entregas de produtos, por exemplo, a partir de downloads, havendo até mesmo “lojas” para tal, como é o caso da Google Play ou AppStore.

O que é upload?

Upload significa transferir de dados de um computador para a internet. O termo, em inglês, é a junção do advérbio de lugar up (cima) com o verbo load (carregar), traduzindo-se em “carregar para cima”. Ou seja, trata-se de carregar as informações de um lugar fixo para a rede.

Um exemplo comum de upload no cotidiano é enviar vídeos para o Youtube. No momento em que a pessoa coloca um novo vídeo no canal, ele está praticando o upload, transferindo o arquivo para o servidor da companhia, para que outras pessoas consigam acessá-lo por meio da internet.

A velocidade de upload baseia-se no tempo em que você envia dados do seu PC para outras pessoas ou mesmo servidores. Ter uma velocidade boa é essencial para conseguir remeter arquivos grandes por e-mail, por exemplo, ou para utilizar uma função de conversa via videochat.

Quais as diferenças entre download e upload?

O termo é bem amplo e vai além do simples envio de um arquivo. Ele engloba o envio de qualquer modelo de informações, ou seja, além de arquivos, o envio de requisições também faz parte do upload.

Desse modo, ao entrar em uma página, o computador local envia um pedido ao servidor para baixar os arquivos, e isso já é um upload. Na realidade, quando você navega pela internet, está a todo momento fazendo downloads e uploads, enviando e recebendo arquivos e informações.

A propósito, quando se contrata um serviço de conexão à internet, a velocidade de upload geralmente é inferior à de download ― o que, maior parte das vezes, não ocasiona nenhum problema. Todavia, quando é necessário enviar um dado maior, a dificuldade fica bem nítida, visto que a remessa é muito mais lenta que o recebimento.

Taxa de upload por conexão

Para não sofrer muito após contratar um serviço de acesso à rede, é fundamental entender alguns conceitos relacionados ao upload. Para ter uma ideia mais detalhada do problema, imagine que você esteja jogando uma partida online e esteja tendo alguns “atrasos”. Essa falha, provavelmente, está ligada diretamente com a taxa de upload de sua conexão.

Compreender essa taxa é muito importante para saber qual operadora é melhor para contratar. No entanto, como foi dito anteriormente, ela sempre será menor que a taxa de download.

Taxa de transferência de dados

Outra questão interessante e que precisa ser levada em consideração é a taxa de transferência de dados. Ela detalha o volume comum de bits e caracteres por unidade temporal que transita entre mecanismos em um sistema de transmissão de dados. Isso auxilia um gestor de rede ou, até mesmo, uma pessoa comum a encontrar possíveis gargalos de uma rede.

O que escolher?

Primeiramente, você deve observar e analisar alguns quesitos no momento de contratar um plano de acesso à internet:

  • planos de ADSL, VDSL e Cable geralmente fornecem uma velocidade de upload menor: 10% da velocidade que você contratou de download. Por exemplo, um plano de 50 Mbps, o upload será em média de 5 Mbps;
  • planos de fibra óptica ou link dedicado costumam fornecer velocidade de download e de upload iguais, contudo apresentam um preço maior;
  • recomenda-se planos 100% upload para empreendimentos que oferecem acesso aos usuários externos. A quem é gamer, também é interessante contratar esse tipo de plano para ter melhor desempenho em seus jogos online;
  • para uma residência comum de 5 moradores, por exemplo, uma internet de 20 Mbps pode atender muito bem às necessidades.

Também existe a possibilidade de utilizar mais de um provedor e agregar links de internet, a fim de dividir tráfegos entre as bandas. Assim, por meio do provedor A, por exemplo, acontece somente operações de upload de backup, e no provedor B, ocorre os acessos relacionados às páginas web, e-mails, entre outros.

Portanto, é fato que a velocidade de download e a velocidade de upload influenciam bastante o uso de internet no dia a dia. Sendo assim, você deve analisar e considerar todas as opções disponíveis no mercado para não correr o risco de se frustrar com uma rede que não atenda às suas necessidades.

E aí, o que achou deste post? Tem interesse no assunto? Assine nossa newsletter e receba conteúdos como este diretamente em seu e-mail!