Vivenciamos um momento na história mundial em que todos estamos imersos na internet. Tanto que algumas pessoas não conseguem imaginar como eram as coisas antes de essa tecnologia chegar ao nosso dia a dia.

Hoje, qualquer dúvida que surge em nossa cabeça, recorremos ao bom amigo Google, e lá conseguimos todas as respostas. Letras de músicas, tutoriais de maquiagem, receitas de sobremesas… enfim, a internet é um universo praticamente infinito de possibilidades.

Mas, se olharmos para trás, notamos que o mundo sem internet não fica em um passado tão distante. Se você possui curiosidade em saber tudo sobre internet e como chegamos até aqui, continue lendo este post!

O acesso à internet

Por muito tempo, era comum os brasileiros não possuírem internet em casa. Isso porque era caro ter computadores e a rede em si. No entanto, nos últimos anos, isso mudou por conta de alguns fatores.

Um deles foi a queda nos valores de computadores, fazendo com que as pessoas tivessem mais acesso a esses dispositivos.

Outro fator foi o surgimento de políticas que reduziram o preço da conexão banda larga em todas as regiões do país com o intuito de realizar a inclusão digital, incentivando as famílias a conquistarem seu primeiro plano de internet.

Segundo dados coletados em 2013 pelo Comitê Gestor da Internet, 53% dos lares em região urbana do país têm computador, e 48% deles possuem conexão com a internet. Já nas regiões rurais, são apenas 21% das casas com computadores, sendo que 15% delas contam com internet.

As redes sociais

No Brasil, começamos a conhecer as redes sociais por meio do orkut, no ano de 2004. Porém, nos Estados Unidos, esses sites já eram conhecidos: a Classmates é classificada como a 1ª rede social existente até hoje e foi criado em 1995. Ou seja, demoramos para começar a utilizar as redes sociais em comparação aos estadunidenses.

Hoje em dia, há diversas redes sociais com milhões de usuários, sendo as mais conhecidas:

  • Facebook;

  • Instagram;

  • Twitter; 

  • YouTube.

E é onde a população consome a maior parte do seu tempo on-line.

A internet móvel

Além da conexão de banda larga, atualmente existe uma enorme quantidade de acesso à rede móvel. Com isso, houve um crescente número nas vendas de dispositivos móveis (que também são mais acessíveis graças aos seus valores mais em conta).

E não somente por serem mais baratos. Os aparelhos móveis promovem acesso de maneira que você não precisa estar em um lugar específico para estar conectado à internet. Isso é sinônimo de mais liberdade para os clientes.

Assim, várias empresas de telefonia criaram planos de internet móvel para satisfazer a necessidade atual de estar sempre conectado. Afinal, ter internet é um item básico na vida do homem. Questões de trabalho e faculdade, além de diversas outras coisas, são resolvidas pela rede mundial de computadores.

A velocidade de conexão

Pode parecer complicado de visualizar para alguns, mas acredite: há uma variedade enorme de conexões no Brasil. Existem lugares onde as pessoas utilizam conexão de 56 kbit/s discada e os locais com conexões mais rápidas, como 20 ㎆/s.

Claro que há países com velocidades muito maiores do que as que estão disponíveis no Brasil, até porque estamos atrasados em relação a isso (se já falamos sobre o atraso no uso das redes sociais, imagina na velocidade…).

Países como o Japão, que vivem intensamente a tecnologia, a velocidade média da conexão de internet é de 1 ㎇/s. Ou seja, coisas que demoramos horas para baixar, como os jogos, por lá é feito em questão de minutos.

Há algumas regiões no Brasil que possuem internet de 1 ㎇/s. Porém, muitas vezes são liberadas apenas em planos empresariais.

8 curiosidades

Já que a intenção é falar tudo sobre internet, por que não citar algumas curiosidades? Então, lá vão elas:

  1. sabemos que a logo da rede social Twitter é um passarinho. Para brincar com isso, o avatar do novo usuário da rede é um ovo. Ou seja, acabou de nascer um “pássaro” na rede;

  2. também sabemos que todos os produtos da marca Apple começam com a letra “i”. Bastante curioso, não é mesmo? Para quem se pergunta o significado disso, saiba agora: internet, individual, instruir, informar e inspirar;

  3. apesar de a maioria dos usuários do Facebook ser composta por mulheres, o layout dessa rede social é azul. O motivo? Mark Zuckerberg é daltônico e não enxerga o verde nem o vermelho;

  4. parece piada, mas o Monte Everest possui cobertura 3G;

  5. devemos informar que a Etiópia tem a internet mais rápida do que no Brasil;

  6. e, mesmo sendo uma das piores internets do mundo, a rede brasileira também é a mais cara;

  7. há uma opção no Facebook para mudar o idioma para “inglês de pirata”. Ao realizar isso, aparece a palavra “capitão” antes do nome dos seus amigos;

  8. por fim, uma curiosidade para lá de interessante. Mas, antes, devemos avisar que não queremos desmotivar ninguém. Você sabia que os grandes nomes da tecnologia — como Steve Jobs, Mark Zuckerberg, Bill Gates e Michael Dell — não concluíram a faculdade?

Bom, já sabemos que a internet está cada dia mais dominando o mundo e já não sabemos muito bem viver sem ela. Contratar um bom plano, principalmente de fibra ótica (que nos disponibiliza conexões mais rápidas) é interessante para vivenciar tudo o que a internet é capaz de nos oferecer.

É um universo tão vasto que a gente conhece tão pouco. De e-commerces até aulas on-line, passando por vídeos engraçados, músicas, redes sociais, sites de relacionamentos, tutoriais e receitas, notícias. Hoje, quase tudo está na internet ou pode ser resolvido por meio dela.

E, na era dos aplicativos, é possível fazer transferências bancárias e pagar contas, pedir comida, fazer compras, marcar corridas de táxi… Tantas opções que a gente até fica perdido.

Se você quer saber tudo sobre internet e o que ela é capaz de nos proporcionar, continue acompanhando nossas postagens. Aproveite para compartilhar este texto nas suas redes sociais e ajudar os seus amigos a saberem de todas essas curiosidades!