Não é à toa que mais e mais pessoas querem descobrir qual é o melhor console. Afinal de contas, o número de consumidores que adquirem um aparelho como esse só tende a crescer. Tal crescimento tem uma certa explicação: o isolamento social causado pela pandemia da COVID-19 fez com que mais pessoas buscassem procurar maneiras de entretenimento em casa.

No estudo feito pela Pesquisa Games Brasil (PGB), em 2021, 46% dos jogadores sinalizaram ter jogado mais durante o período. Já o site internacional 123scommese.it, fez uma projeção de crescimento de 40% em relação a 2019 e 2020 para esse ano. Um total de quase US$ 146 bilhões de dólares.

Porém, afinal de contas, pensando nesse mercado, qual o melhor console para investir? Se você está com interesse e quer saber como fazer a escolha mais adequada, listamos diferentes opções atuais no mercado. Confira agora mesmo! 

Quais são as tendências para o mercado de games?

Como adiantamos no início do texto, esse segmento foi um dos poucos que conseguiram enfrentar os efeitos econômicos da pandemia que afeta o mundo desde março de 2020. Na verdade, em meio a tantos caos, esse segmento conseguiu criar possibilidades e explorá-las.

Por esse motivo, tendências sugiram para conquistar ainda mais o público-alvo e, até mesmo ,atrair novos jogadores. Entre elas, a entrada da tecnologia 5G promete enriquecer ainda mais a experiência em dispositivos mobile.

Para esse tipo de internet, a latência salta de 10 milissegundos para 1 milissegundo, o que significa menos problemas com instabilidade do sinal e garante um melhor desempenho geral da conexão durante os jogos.

Outras novidades que prometem atrair mais jogadores é a disseminação da realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR). Por esse motivo, os novos consoles visam atender a essa nova demanda.

Por fim, outra coisa que estimula ainda mais esse setor é o serviço de streaming. Unindo o recurso com os games, surgem cada vez mais jogadores de e-Sports que compartilham e entretêm centenas de milhões de pessoas ao redor do mundo.

Afinal, qual é o melhor console de videogame no mercado?

Antes de mais nada, não existe uma resposta única para esse tipo de questionamento. Existem várias opções de grandes empresas no mercado. Cada equipamento traz suas vantagens, que podem ter diferentes pesos para cada consumidor.

Para entender em qual opção investir, trouxemos alguns dos principais modelos e quais são as características de cada um deles. A partir disso, você poderá se decidir com mais certeza de que está fazendo um bom investimento. Veja quais são os principais dispositivos.

1. Xbox Series S

Para iniciar a nossa lista de melhores consoles no mercado, trouxemos o item da atual lista com a melhor relação custo-benefício. Embora seja amplamente menos potente que seu parceiro, o Series X, o dispositivo de entrada da Microsoft consegue entregar jogos em 1440p e até 120fps.

A grande vantagem desse modelo está no Xbox Game Pass, serviço de assinatura que oferece centenas de jogos baixáveis todos os meses por pagamentos na casa dos R$30,00. Como o Series S não tem leitor de discos, essa é a melhor maneira de consumir games no console. Contudo, seu espaço de armazenamento é relativamente pequeno, oferecendo apenas 512 GBs.

2. Xbox Series X

Agora estamos falando do console mais potente do mercado: o GPU do Series X tem um processador de arquitetura AMD Zen 2 com 8 núcleos de 3.8 Ghz, um SSD proprietário com velocidades altíssimas e desempenho gráfico de até 12 TFlops.

O hardware da Microsoft pode entregar tecnologias de ponta, como Ray Tracing em tempo real, gráficos em 4k nativos e até 120 fps. Se você tiver um bom televisor, contando com imagens em HDR, a imersão será ímpar — vale lembrar que esse recurso também está disponível no Series S.

Unir esse modelo ao serviço de assinatura do Xbox Game Pass é ter um grande volume de jogos com alta qualidade. Uma boa pedida para os gamers mais hardcore.

3. Playstation 5

Esse é um dos equipamentos mais aguardados dos últimos anos. A nova geração da Sony chegou com hardware impressionante que promete velocidade, jogabilidade e qualidade dos gráficos.

Ele também usa o processador Zen 2 e tem 10,28 TFlops de potência e a memória RAM é de 16GB GDDR6, além do SSD NVMe de 825 GB — um pouco menos que o Series X, que tem 1TB. Com isso, rapidamente você consegue carregar seus jogos.

Já em relação à qualidade gráfica, os jogos rodam a 4K e até 120FPS. Os visuais são bastante parecidos com o modelo mais forte da concorrente, com pequena vantagem ao Xbox. Mas, em compensação, a Sony tem uma linha de jogos exclusivos tradicional e de alta qualidade. God of War, The Last of Us, Uncharted, Ghost of Tsushima, Ratchet and Clank e Marvel’s Spider Man são alguns deles.

4. Playstation 5 Digital Edition

No último lançamento da Sony, além da versão mencionada no tópico anterior, também temos o Playstation 5 Digital Edition. Em termos de gráficos, ele é igual à sua versão mais simples, a diferença aqui é a dispensa de discos Blu-ray.

Você pode sentir diferença no bolso também, pois esta versão é mais barata que a com a entrada de discos. Contudo, se você ainda não tem um bom provedor de internet, essa opção pode não ser a ideal.

5. Nintendo Switch

Se você quiser ter uma experiência portátil e tradicional ao mesmo tempo, o Nintendo Switch, lançado em 2017, é considerado o mais queridinho — e mais vendido — da atualidade.

O híbrido da Nintendo pode ser ligado à sua base para oferecer um pouco mais de desempenho, mas é possível removê-lo sem parar a jogatina e continuar a sessão de qualquer lugar graças à sua portabilidade.

Os exclusivos da marca japonesa também são um grande destaque. Afinal, Mario, Zelda, Donkey Kong, Smash Bros, Super Metroid (com título novo saindo em outubro) e Pokémon só podem ser jogados por meio do hardware da Nintendo. O ponto negativo fica para o suporte da empresa no Brasil, que não vende oficialmente títulos em versão física por aqui, apenas em sua loja digital.

O ambiente para jogos online também é um pouco problemático por aqui. Então, se você quiser ter experiências com seus amigos, é preciso dividir o sofá mesmo.

Como você viu, a lista para entender qual é o melhor console é muito extensa. Além das características citadas, é importante pensar em quais dispositivos seus amigos têm para que a jogatina online seja ainda mais divertida. Se esse é o seu foco, saiba que a qualidade da sua internet é fundamental para conseguir aproveitar ao máximo todos os recursos disponíveis para o seu equipamento e seus jogos.

Agora que você já sabe mais do assunto, compartilhe este artigo nas redes sociais para que mais pessoas conheçam e possam jogar futuramente com você.