A evolução dos jogos digitais nos últimos anos levou muitas pessoas a buscarem esse meio de entretenimento. Porém, há uma decisão fundamental para qualquer gamer, que é a plataforma a ser utilizada. E escolher entre PC e console nem sempre é algo fácil.

Se você tem dúvidas sobre qual caminho tomar, este post é feito para você. Nele, listaremos as principais características das três maiores plataformas de console e como elas se diferenciam dos jogos em computador. Assim, você poderá tomar uma decisão segura e com a certeza de que ela te dará bons frutos no futuro.

Continue a leitura e veja como escolher entre PC e console!

Por que jogar em um computador?

Os computadores são o principal meio de jogo para a maioria dos gamers que não buscam títulos que são disponibilizados apenas para consoles. Eles permitem acesso a jogos que, em geral, são mais baratos que as suas alternativas para consoles e contam com uma gama de acessórios maior. Isso torna a experiência de jogo mais dinâmica e alinhada com o seu perfil de consumo.

Os acessórios, por sinal, são uma das maiores vantagens de PCs sobre consoles. Existem equipamentos que permitem jogos com realidade aumentada, cadeiras que se movem de acordo com os elementos da tela, volantes e manetes que simulam o controle de um avião. Além disso, a sua manutenção é mais fácil e rápida.

O jogador também pode trocar as peças do seu computador ao longo dos anos, mantendo-o continuamente alinhado com as tendências do mercado. Mas fique atento: manter um computador atualizado, especialmente em um momento em que o dólar está elevado, pode custar caro.

Por que jogar em um Xbox?

O Xbox é a plataforma de jogos digitais da Microsoft. Lançado em 2002, ele já está na sua quarta geração, que é representada pelos modelos Xbox One Series S e Xbox One Series X.

Os dois últimos lançamentos da Microsoft são capazes de reproduzirem jogos da última geração com os tempos de carregamento mais rápidos da história do modelo. Graças ao armazenamento feito com SSDs NVME, o console atinge taxas de leitura de até 2.4GB por segundo. Tudo isso permite à placa gráfica do Xbox One Series X processar até 12 teraflops de dados, marca que nem o PS5, seu principal concorrente, atinge.

Para quem conta com televisões com resolução 4K ou 8K, taxas de atualização de 120 fps e HDR, o Xbox Series X é uma boa pedida. Ele pode rodar jogos em 4K nativo a 120 fps por segundo ou 8K com upscaling. Em ambos os casos, o usuário contará com Ray Tracing em tempo real e HDR (que, com o apoio de recursos de inteligência artificial, pode ser utilizado até mesmo em jogos que não foram lançados com o recurso).

O Xbox Series S é o “irmão menor” do Xbox Series X. Mas, apesar do tamanho, da taxa de processamento de 4 Teraflops e do armazenamento de 500 GB (em comparação ao 1TB do Xbox Series X), ele é um modelo com recursos de última geração: sua GPU pode reproduzir jogos com HDR, Ray Tracing em tempo real e resolução de 1440p com taxa de atualização de até 120 fps (ou 4K com upscaling e HDR).

Ambos os consoles permitem o armazenamento de títulos em um HD externo ou um chip SSD NVME especial vendido pela Microsoft e seus parceiros. Os dois modelos também contam com compatibilidade com títulos das gerações anteriores, incluindo os que foram lançados para o Xbox original — graças ao Xbox Smart Delivery, você sempre terá o jogo na maior resolução possível.

Para quem não quer pagar muito para jogar, a Microsoft fornece o Xbox Game Pass. O serviço, que funciona como uma Netflix de jogos, conta com algumas centenas de títulos das quatro gerações de Xbox. Eles podem ser baixados e jogados a qualquer momento e a assinatura garante, inclusive, acesso a títulos exclusivos da plataforma. Se você optar pelo plano Ultimate, ainda terá acesso aos quase todos os mesmos títulos pelo PC.

Por que jogar em um Playstation?

O PlayStation é um dos consoles mais vendidos da história. Em sua quinta geração, o console chegou ao Brasil em duas opções: o PlayStation 5 com ou sem leitor de discos.

Como consequência, ao contrário da linha Xbox, o usuário precisa decidir-se apenas se ele necessitará ou não de um leitor de discos. Ambos os modelos contam com a mesma capacidade gráfica. Assim, você sempre terá uma experiência uniforme independentemente da plataforma escolhida.

Uma das grandes novidades do PS5 é o novo controle, que recebeu o título de DualSense. Ele conta com gatilhos ativos e um novo design. Isso garante mais interatividade com os jogos: os gatilhos podem vibrar ou apresentar resistência ao comando do usuário conforme ele executa ações no jogo, tornando a experiência mais realista.

A plataforma da Sony também conta com equipamentos para interatividade, como óculos de realidade virtual. Esse recurso não está disponível, por exemplo, no Xbox. A Sony também permitirá a expansão do armazenamento, mas a porta para os chips de SSD NVME estará disponível para uso após uma atualização de firmware que será lançada ao longo de 2021.

A biblioteca de jogos da Sony é conhecida pelas suas franquias exclusivas e premiadas em todo o planeta. Títulos como God of War e Gran Turismo são conhecidos pela sua capacidade de apresentarem gráficos de ponta e entregarem experiências únicas. Por isso, sempre avalie se isso não é um diferencial que chama a sua atenção.

Como escolher entre um PC e console?

Escolher entre PC e console não é uma tarefa simples. Afinal, além das franquias de cada plataforma, também é preciso considerar questões como o preço dos jogos e os valores necessários para a realização de um upgrade. Como essas decisões são questões de médio e longo prazo, sempre avalie:

  • qual plataforma conta com os títulos que são mais atraentes;
  • qual sistema seus amigos têm;
  • o seu perfil financeiro;
  • a necessidade de utilizar a internet para jogos online ou crossplataform;
  • os acessórios de cada plataforma;
  • o quanto você pretende gastar com o seu console a médio e longo prazo.

Independentemente da escolha feita, ter uma boa conexão com a internet é fundamental. O serviço permite encontrar os seus amigos em partidas online sem problemas na experiência de uso e aproveitar recursos de mídia como serviços de streaming sem perda de qualidade de imagem. Além disso, garante que o download e a atualização de games será sempre feito na maior velocidade possível.

Os jogos online evoluíram muito nos últimos anos. Hoje, escolher entre PC e console se tornou algo muito difícil. Mas, a partir das dicas do nosso post, você conseguirá encontrar a melhor plataforma para as suas demandas e ter diversão sempre!

Na hora de jogar, uma internet de qualidade será fundamental. Entenda como ela afeta a sua experiência no blog!