Você está vendo a sua série preferida na Netflix quando a conexão cai e tudo trava. Ou, então, não consegue ver aquele vídeo do youtuber que você tanto gosta. Quer postar um vídeo no seu Insta Stories, mas o upload demora uma eternidade — quando não falha.

Se tudo isso soa familiar para você, então definitivamente está na hora de repensar o seu provedor de internet.

A seguir, preparamos um miniguia do que deve ser levado em consideração ao buscar um novo serviço. Você vai ver que, se bem planejada, essa mudança pode melhorar consideravelmente a sua experiência com a web. Vamos lá?

A internet é um item supérfluo?

Há dez anos, a oferta de vídeos na web ainda era bastante restrita, e as redes sociais se restringiam basicamente ao velho Orkut. Além disso, a era dos smartphones ainda estava engatinhando, com a chegada da primeira geração do iPhone.

Hoje, tudo está bem diferente: o consumo de vídeos on-line explodiu, há diversas redes de relacionamento e estamos conectados o tempo todo pelos nossos telefones inteligentes. Com tudo isso, ter uma boa conexão deixou de ser artigo de luxo: é agora um dos itens de primeira necessidade de uma família, assim como a energia elétrica e a água encanada.

Mas como você pode identificar um bom provedor de internet? Afinal, são tantas as opções de conexão e as empresas habilitadas para isso que é natural ficar um tanto na dúvida.

De que você precisa?

Antes de mais nada, converse bem com toda a família para saber as necessidades de cada um. Às vezes, um plano de velocidade não muito veloz já é capaz de atender plenamente aos anseios de todos.

Se, em sua casa, vocês apenas navegam pela web acessando basicamente sites e redes sociais, é provável que um plano básico já seja suficiente. Agora, se vocês também gostam de assistir a vídeos on-line, talvez a melhor opção seja um plano intermediário.

Se, além de tudo isso, vocês também conversam via videoconferência, jogam on-line e fazem muitos downloads e uploads, vale a pena avaliar a opção de contratar um plano de alta velocidade.

Quais serviços as empresas oferecem?

De maneira geral, as empresas oferecem serviços parecidos: os planos costumam unir a conexão de internet banda larga à telefonia (móvel e fixa) e, em alguns casos, à TV por assinatura. Novamente, é importante avaliar se a sua casa precisa de todas essas opções.

Muitas vezes, com o argumento de que a economia valerá a pena, algumas empresas acabam forçando o cliente a comprar um plano que excede as suas necessidades. Não faz sentido, por exemplo, você pagar R$ 200 por um pacote com internet, TV e telefone se a família só vai usar a internet.

A melhor maneira de não correr o risco de ficar sem grana para pagar a mensalidade, tendo o seu serviço interrompido por isso, é contratar somente o que você vai consumir de fato.

Quais são os tipos de conexão de internet?

O tipo de conexão usado pelo provedor de internet é um dos pontos-chave para a qualidade da sua experiência na web. As opções mais comuns atualmente são a linha telefônica digital, a internet móvel, o cabo e a fibra óptica.

Vamos conhecer rapidamente os prós e os contras de cada um? 

O que é linha digital?

Também conhecida como ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line, ou linha digital assimétrica para assinante), foi a primeira opção de banda larga a surgir por aqui.

Esse tipo de conexão precisa de uma linha telefônica para funcionar, mas, ao contrário da internet discada, permite ao usuário navegar ao mesmo tempo em que usa o telefone. Costuma ser uma opção de entrada, mais barata, não oferecendo grandes velocidades.

Apesar de sua largura de banda variar pouco, é bastante suscetível a interferências, e a velocidade de upload é bem limitada.

O que é internet móvel?

O surgimento das conexões 3G fez a internet móvel ser uma opção viável para quem busca boa velocidade. A sua grande vantagem é a praticidade: ela funciona completamente sem fios, dependendo apenas da disponibilidade de um bom sinal de celular.

Qualquer dispositivo móvel com a tecnologia embutida já está pronto para receber o sinal, mas também é possível distribuir a conexão para aparelhos wi-fi usando um roteador. E a tecnologia 4G, que é ainda mais rápida, começa a se popularizar.

A grande desvantagem dessa tecnologia é o custo, que costuma ser alto. Além disso, é comum as operadoras restringirem a quantidade de dados de uso — quanto mais você consome, mais caro fica o serviço.

O que é internet a cabo?

O funcionamento da conexão a cabo é parecido com o da ADSL. A diferença é que, em vez da linha telefônica, aqui se usa a estrutura do cabeamento de rede — o cabo UTP. É uma das conexões mais comuns disponíveis no mercado.

A tecnologia permite altas velocidades de conexão e é ótima para o uso de torrents e similares, mas sua performance depende da quantidade de assinantes existentes no terminal.

Como a tecnologia faz uso de switches cascateados entre o provedor e o assinante, a capacidade de tráfego de cada switch é limitada a 100 Mbps e a apenas seis clientes por equipamento. Logo, dependendo do plano contratado, o equipamento pode chegar em sua carga máxima e provocar lentidão ou perdas constantes de sinal.

Outra desvantagem dessa tecnologia é que os switches de distribuição dependem da energia elétrica dos postes. Com isso, se houver qualquer problema na rede, você simplesmente pode ficar sem conexão.

O que é fibra óptica?

Em termos de custo-benefício é, de longe, a melhor opção disponível no mercado. Essa tecnologia usa pulsos de luz que viajam por um pequeno fio protegido, podendo atingir velocidades na casa dos gigabits por segundo!

Além da maior capacidade de transmissão, a fibra óptica tem menor latência e sinal mais potente, sendo imune a interferências eletromagnéticas. E, como se trata de um produto passivo, também não depende de energia elétrica para funcionar.

O que se deve considerar na hora da decisão?

A sua escolha final deverá ser feita levando em conta basicamente três fatores: a disponibilidade, a velocidade e o valor.

Pesquise a reputação do provedor de internet: fale com outros clientes do serviço e pergunte sobre a qualidade do atendimento depois que o contrato é fechado. Muitas vezes, um provedor local pode ser um pouco mais caro, mas possuir atendimento melhor que o das problemáticas empresas nacionais.

Além disso, dê preferência às empresas que oferecem flexibilidade na negociação — seja nas opções de pagamento, seja nos planos disponíveis.

Por último, não deixe de verificar a estabilidade da energia elétrica na sua região: se você sofre com quedas de energia constantes, é melhor pensar em alternativas que dispensem esse serviço, como as conexões de fibra óptica.

Viu só como um bom provedor de internet é fundamental? Por isso, se você está na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, entre em contato com a Intnet e encontre o plano perfeito para as necessidades da sua casa.