A internet ampliou os lugares em que podemos estudar. E no contexto da pandemia de Covid-19, ela se tornou a principal aliada de muitos estudantes em todo o planeta. Se este é o seu caso e você pretende unir diversão com aprendizado, recorrer às séries para estudar pode ser uma ótima escolha.

Séries com conteúdos educacionais ou vinculados aos conteúdos do ENEM são um caminho simples, divertido e inovador para aprender algo. Confira a seguir os motivos e veja 3 dicas para ampliar os seus conhecimentos!

Livros são a única fonte de estudo?

Até alguns anos atrás, antes da internet ser popularizada, os livros eram o principal caminho para quem estava estudando para o vestibular. Eles são capazes de fornecer conhecimento consolidado em um ambiente estático e de fácil acesso. Mas a internet mudou este cenário, ampliando as fontes e o nível de interatividade de materiais didáticos.

Hoje, quem estuda para o vestibular pode contar com livros digitais interativos, jogos online e podcasts. Além disso, existem as séries com conteúdos didáticos, que são ótimas para quem quer estudar e se divertir utilizando a internet. Afinal, elas permitem ampliar os conhecimentos de maneira agradável e versátil.

Por que estudar para o ENEM vendo séries?

A carga de quem está estudando para o ENEM muitas vezes é pesada. Poucas são as horas de descanso, especialmente para os vestibulandos que buscam cursos mais concorridos. Portanto, meios mais leves de aprender algo devem ser priorizados.

Utilizar séries para estudar permite entender novos conteúdos mesmo no tempo de descanso. Basta dar play e ter acesso a pequenas pílulas de conhecimento. Assim, da prática de um idioma estrangeiro utilizando legendas em inglês ou espanhol ou por meio de um seriado histórico, você conseguirá compreender melhor aquilo que é difícil e, assim, ampliar a sua nota na prova mais importante do ano.

Quais as melhores séries para quem está estudando para o vestibular?

Para te ajudar a começar a utilizar séries para estudar, preparamos uma pequena lista com ótimas alternativas. Confira!

1. Narcos

O tráfico internacional de drogas mudou a rotina de várias cidades latinas e norte-americanas. Narcos, lançada pela Netflix, mostra como geopolítica, violência e drogas impactaram a vida de várias pessoas. Tudo isso baseado em personagens reais.

2. Explicando

Atualidades é um tipo de conhecimento que deve ser parte da rotina de todo vestibulando. Por isso a série Explicando, da Netflix em parceria com a Vox, é uma ótima escolha. Ela te coloca em dia com os principais debates do mundo moderno.

3. Merlí

Já pensou em aprender filosofia enquanto acompanha a paisagem de Barcelona? Merlí é uma série que debate temas da filosofia clássica no cotidiano de uma escola com personagens cativantes e um professor único. Assim como Explicando, está disponível na Netflix.

A internet mudou a maneira como nos divertimos, estudamos ou renovamos os nossos conhecimentos. Minicursos online, plataformas de streaming ou mecanismos de jogos digitais são mais acessíveis e práticos. Por isso, quem está estudando para o vestibular não deve ignorar o potencial da web para ampliar a sua visão de mundo.

Nesse sentido, utilizar séries para estudar para o ENEM deve ser visto como uma ótima escolha para quem quer combinar diversão com conhecimento. Documentos e séries históricas fornecem uma ampla visão sobre momentos importantes para a história e dicas fáceis de português, idiomas estrangeiros ou até mesmo conteúdos das ciências exatas. Portanto não deixe de recorrer a esse recurso para encontrar novos caminhos para a universidade!

Como você está estudando durante a pandemia? Compartilhe as suas dicas conosco na caixa de comentários deste post!