Para os amantes de games, esse mercado é a grande sensação do momento. Nesse cenário, um dos segmentos que mais se destacaram foi o dos jogos Cross Platform, também conhecidos como multiplataforma.

Mesmo durante o período de pandemia, que dilacerou diversos setores, o de games cresceu 10% em 2020, quando comparado com o ano anterior. Além disso, a pesquisa da Newzoo, destacou a geração de receita em US$ 148 bilhões de dólares.

Sabendo disso, essa expansão está diretamente ligada à modalidade Cross Platform, que integra diferentes pessoas ao redor do mundo para os jogos online. São diversas opções, entre elas, jogos de sobrevivência, aventura, humor e até mesmo de terror.

Você já ouviu falar sobre esses games de PC, console e mobile? Conhece quais são os mais famosos do mercado? Se deseja conhecer essa grande tendência, confira a leitura deste artigo e, depois, é só partir para jogar!

Entenda o que são jogos Cross Platform

Quando estamos falando sobre esse tipo de gamificação, significa que os usuários podem realizar o mesmo jogo e em diferentes dispositivos. Ou seja, os jogos Cross Platform possibilitam que pessoas interajam em computadores, notebooks, consoles, celulares, entre outros.

A experiência permite que os jogadores não se limitem ao seu dispositivo, o que permite crescer o faturamento das empresas de entretenimento que expandem seus campos de atuação.

Essa tendência é mais um reflexo do novo olhar da transformação digital, que consegue integrar diferentes pessoas ao redor do mundo, basta que elas tenham acesso à internet de qualidade e com boa velocidade.

Confira os principais jogos Cross Platform mais jogados no momento

Como já adiantamos, esse mercado está em grande ascensão e, com isso, empresas de jogos se direcionam para desenvolver a jogabilidade multiplataforma.

Para as famosas franquias que ainda não se entregaram a essa experiência, é muito provável que os próximos lançamentos já venham com essa adaptação. Confira os jogos mais famosos, a seguir.

Fortnite

Esse jogo é, sem dúvidas, um dos precursores para a expansão do mercado gamer multiplataforma. Sendo um grande fenômeno, ele reinventou a experiência em jogos de sobrevivência, abraçando milhares de jogadores ao redor do mundo. O game está disponível atualmente nos dispositivos mobile, PC, PS4/PS5, Switch e Xbox Series.

Produzido pela Epic Games, o Fortnite, é um Battle Royale, ou seja, consiste no seu principal modo a sobrevivência de diversos jogadores em busca do primeiro lugar. 

Apesar de considerado violento — afinal, os jogadores se eliminam entre si com uso de armas — é cada vez mais comum o envolvimento de empresas interessadas em criar diferentes formas de consumo de seus produtos por meio do game.

Recentemente, em 2019, a gigante Nike produziu uma linha exclusiva de roupas virtuais para os personagens do jogo. A parceria entre as duas empresas gerou grande visibilidade e fomentou ainda mais a importância do Cross Platform. 

Resident Evil 3

Resident Evil já é conhecido entre o mercado de games de terror e inclusive se expandiu para as telas de cinema. Uma forte tendência são os remakes, que recriam famosos jogos já consagrados.

Seguindo essa linha e considerando as multiplataformas, temos que considerar o desempenho e a experiência que esse jogo oferece, com lindos gráficos e storytelling envolvente somados à jogabilidade online.

Aqui, você jogará com Jill Valentine e precisará sobreviver ao apocalipse zumbi, além de desarmar todos os planos encabeçados pela Raccoon City, que é a empresa responsável pela mutação que destruiu o mundo. Resident Evil também já está presente em PC, Switch, Playstation 4, Playstation 5 e Xbox Series.

GTA V

Mais um muito famoso é o Grand Theft Auto Online, também conhecido como GTA Online. Também é dos precursores entre jogos Cross Platform e envolve milhares de jovens e adultos ao redor do mundo.

Produzido pela Rockstar Games, pelo seu PC, Playstation 4 ou 5, Nintendo Switch ou Xbox Series, você seguirá diversos tipos de histórias de uma cidade. É muito recomendado para quem quer reunir os amigos ou até mesmo investir na vida de jogador profissional de streaming.

Fall Guys

Recentemente, Fall Guys foi um dos destaques dos jogadores em isolamento social. Desenvolvido pela Devolver Digital Games e disponibilizado em agosto de 2020, rapidamente virou febre mundial, principalmente pela jogabilidade mais leve, linguagem e gráficos divertidos e diferentes tipos de histórias. 

É uma excelente opção para quem está começando a jogar profissionalmente e ainda não tem tanta experiência para games mais avançados e mais bem estruturados. Quem conta com PlayStation 4 ou 5, Nintendo Switch, PC e Xbox Series em casa já pode começar a jogar.

Dead By Daylight

Se você é um amante de filmes de terror, precisa conhecer esse jogo. Mais um Cross-Play — outro termo para denominar os Cross Platform —, esse jogo é produzido pela Behaviour Interactive e recria personagens famosos das telas de cinemas. 

Algumas produções já homenageadas foram Halloween, The Texas Chain Saw Massacre, A Nighmare on Elm Street, Ash vs Evil Dead, Scream, Saw, Stranger Things e Silent Hill.

Durante o game, você terá a opção de jogar como sobrevivente ou como assassino. Caso você opte pela sobrevivência, precisará escapar de um único assassino com outras três pessoas. Já a segunda opção dará a possibilidade de captar os sobreviventes e assassiná-los com o tempo, evitando que o grupo consiga escapar.

Podemos encontrar Dead By Daylight em opções mobile, PC, PS4/PS5, Xbox Series X/S e Nintendo Switch. Ele é mais uma opção de game muito encontrada em profissionais streamers. 

Os jogos Cross Platform são uma febre e já fazem parte da evolução do mercado. É muito provável que os produtores que não se voltaram para isso ainda já estejam em fase de desenvolvimento. Afinal, a ideia é conseguir alcançar mais e mais jogadores e que você faça parte dessa lista. Lembre-se de que é muito importante contar com equipamentos de qualidade, assim como uma internet de qualidade, como a de fibra ótica, que permitirá conhecer e integrar com vários outros jogadores!

Gostou do material? Quer chamar mais gente para conhecer e jogar com você? Então, compartilhe este artigo nas suas redes sociais!