Você está abrindo o Instagram fora de sua casa, no plano de dados, e é só usar um pouco, ver alguns stories, postar uma foto e já rola aquela notificação de ter consumido 80% do plano diário?

Rola um certo estresse nesse momento, não é mesmo? A gente dá uma distraída rápida e já era o pacote de dados. Mas estamos aqui para ajudar a resolver esse problema e utilizar o Instagram de maneira mais econômica para seu pacote de dados.

Se você é um fanático por vídeos e fotos no Instagram, acompanhe a leitura conosco e fique atento as nossas dicas.

Gaste menos dados com o Instagram

A primeira dica que temos é uma que o próprio aplicativo possui. Isso mesmo, o próprio Instagram possui uma opção de economia de dados, ideal para conseguir utilizá-lo tranquilamente pela rua, no ônibus, metrô…

E como utilizar essa opção? É simples: vá até o seu perfil, clique sobre o botão de configurações (ele fica no canto superior direito), procura a opção “Uso de dados do celular”. Ao encontrar, selecione “Usar menos dados”. Pronto, agora o uso da sua franquia 3G/4G estará reduzido.

Evite assistir vídeos pela franquia

Esse é um dos maiores vilões da franquia do 3G/4G. Isso porque um vídeo de apenas um minuto gasta aproximadamente 2MB. Ou seja: quanto maior o vídeo, maior o gasto da sua franquia e em poucos minutos pode ser que ela tenha acabado, com apenas um videozinho.

Então, deixar para ver os vídeos e atualizar os stories quando estiver em uma rede WiFi é o ideal, principalmente, se você pretende economizar seu pacote de dados. 

Porém, se você gosta de assistir aos vídeos quando está fora de casa, a dica é: deixe-os baixados no seu celular para assistir de forma offline. Há alguns sites que permitem que você faça isso. 

Agora, se for algo que você não baixou em casa, não está num WiFi e precisa assistir, então diminua a resolução (entre 144p e 360p) do vídeo para que gaste o mínimo possível de seus dados. 

Monitore o consumo de dados

Para quem utiliza o sistema Android, ele já possui a ferramenta para o monitoramento de dados e isso ajudará na economia de internet no celular. Basta ir em “Configurações”, “Dados móveis”, procurar pela opção “Uso de dados”. Lá, você poderá observar a quantidade de MB consumidos e como cada aplicativo consumiu.

Dessa maneira, você poderá desativar o uso de dados para os aplicativos que estiverem usando mais do que deveria. Você pode fazer isso pressionando sob o aplicativo e selecionar “Restringir dados de 2º plano”. 

Para quem utiliza iOs, as opções são mais limitadas e será necessário fazer download de um aplicativo específico para monitoramento de dados. Um deles é o “My Data Manager”, que lhe dará várias opções para controlar sua franquia.

Verifique se sua franquia é a melhor para você

Além de todas as dicas citadas acima, para garantir que você visualize as fotos no Instagram da melhor maneira possível, indicamos que verifique, após o monitoramento do consumo de dados, se o seu plano é o melhor para você.

As operadoras oferecem diversas opções de planos: diários, semanais e mensais, com variadas disponibilidades de MB ou GB. Verifique com a sua operadora os planos que ela oferece e escolha o que se encaixa melhor no seu consumo.

Agora, com essas dicas você não irá mais receber a tão temida mensagem “Você já usou 100% da franquia de internet contratada e a navegação foi interrompida”, ou pelo menos, não tão rapidamente. Aproveite as dicas e curta as fotos no Instagram tranquilamente.

Gostou das nossas dicas? Quer ficar por dentro das novidades? Acompanhe a nossa página no Facebook, e não perca as nossas postagens.