Você provavelmente já passou por momentos em que tentou usar sua internet e ela simplesmente não funcionava, certo? Esta é uma situação muito irritante e que pode até nos prejudicar, como em casos em que estamos em locais desconhecidos e precisamos de direções para dirigir, usando um aplicativo de navegação, por exemplo.

Para não ter de lidar com esses momentos de frustrações, é importante conhecer apps para usar offline. Existem vários aplicativos e sistemas que podem ser usados sem conexão à uma rede Wi-Fi ou internet móvel que podem lhe ajudar a lidar com essas situações.​

Pensando nisso, listamos 6 apps para usar offline quando estiver sem acesso à internet! Confira!

1. Offline Browser

O Offiline Browser é um aplicativo oferecido para dispositivos Android de forma gratuita que permite o acesso ao conteúdo sem conexão com rede Wi-Fi ou de internet móvel. Para isso, é necessário fazer o download do aplicativo em seu dispositivo e acessar o conteúdo que deseja salvar previamente, selecionando o link e colocando-o no app.

Esse aplicativo é simples e fácil de usar, permitindo que você salve diferentes conteúdos para acessar quando não estiver conectado. É importante lembrar que é necessário realizar o download das páginas antes de acessá-las, colocando seu link no aplicativo e esperando pelo seu download.

2. Deezer e Spotify

Outra opção para não ficar entediado enquanto está sem acesso a uma rede Wi-Fi ou sinal do 3G no celular é usar serviços de streaming de música como o Deezer ou Spotify. Ambos são aplicativos que funcionam no modo freemium, ou seja, possuem versões limitadas gratuitas e funcionalidades diferenciadas de forma paga.

O serviço pode ser usado tanto em dispositivos móveis, quanto em desktops. Além disso, são oferecidas versões para Android e iOS, da mesma forma. A plataforma permite acessar milhares de músicas, artistas e playlists, além de permitir o compartilhamento do conteúdo com amigos dentro da plataforma e em redes sociais.

Seu uso de forma offline só é permitido para quem comprar a conta premium das plataformas. Com essa funcionalidade, é possível fazer o download ilimitado de músicas e playlists no seu aplicativo e criar uma biblioteca que pode ser acessada sem conexão à internet.

3. Pocket

O Pocket é uma plataforma de leitura de conteúdo na web, nele é possível acessar diferentes artigos, notícias e textos de diferentes fontes, como autores independentes, empresas ou jornais e canais de mídia. O interessante desse aplicativo é a possibilidade de organizar o conteúdo online que você deseja ler, salvando seus acessos. 

A plataforma está disponível tanto para desktops quanto para dispositivos móveis Android e iOS. Seu uso é totalmente gratuito, tanto para acesso com conexão de internet ou offline. Para o download de conteúdo, basta fazer o cadastro no app, selecionar o artigo desejado e clicar no botão de salvar para adicioná-lo à sua lista.

O uso do conteúdo de forma offline no desktop também é possível. Para isso, basta fazer o download de extensões em seus navegadores, como o Google Chrome, que permite salvar um artigo com um clique em seu Pocket, portanto, não é necessário usar o celular para salvar todos os conteúdos.

4. Netflix

Considerada uma das maiores plataformas de streaming do mundo, a Netflix oferece uma variedade de conteúdos de vídeo, como filmes, séries e shows em seu sistema, que podem ser acessada por qualquer dispositivo, seja desktop, tablets ou celulares Android e iOS. O acesso é pago mensalmente, em forma de assinatura, começando com o valor de R$19,90 mensais no Brasil, e é possível fazer o teste do sistema por 30 dias antes de começar a pagar pelo serviço.

Seus usuários podem fazer o acesso ao conteúdo de forma offline, desde que realizem o download prévio do item que deseja ver. É importante lembrar que essa funcionalidade é oferecida somente para dispositivos móveis e sistemas Microsoft, para quem deseja assistir pelo desktop.

Não há um número limite de downloads, entretanto, nem todo o catálogo da plataforma está disponível para a funcionalidade. Portanto, é necessário conferir se o que você quer assistir está na lista oferecida pelo sistema. Além disso, o conteúdo é deletado após um período específico, normalmente, em cerca de um mês.​

5. Jogos 

Outra possibilidade é fazer o download de games em seus dispositivos e usar suas funcionalidades offline. A maioria dos games para celulares, tanto iOS quanto Android, disponibiliza suas versões para acesso sem conexão à rede. 

Entretanto, é recomendado que se acesse o jogo pelo menos uma vez com conexão á uma rede Wi-Fi para fazer o download de suas configurações e também para realizar as atualizações, uma vez que muitos jogos param de funcionar quando possuem novas versões ou necessitam de configurações online para finalizar sua instalação.

6. Google Maps

O Google Maps é uma ferramenta do Google disponível tanto para dispositivos iOS, quanto para Android. Ela pode ser acessada pelo celular, tablet ou desktop para a busca de locais, informações sobre estabelecimentos, como avaliações de clientes e rotas para chegar em diferentes destinos.

Funciona no mundo todo e, em determinados locais, normalmente em grandes cidades e centros urbanos, é possível ter informações de rotas não só para transporte por veículos particulares, mas também do sistema público local, como ônibus e metrôs.

Para usar suas funcionalidades de forma offline basta acessar o aplicativo pela sua conta Google e fazer o download das rotas necessárias, nomeando seus acessos. O indicado é ter, pelo menos, seus trajetos mais usados salvos, como a rota do trabalho ou da faculdade, dessa forma, quando estiver navegando e ficar sem conexão, pode continuar o trajeto com segurança.

Estas são apenas algumas opções de apps para usar offline que você pode adquirir para transformar momentos frustrantes sem acesso à internet em situações mais prazerosas no seu dia a dia. Lembre-se de se programar e fazer o download de seus conteúdos de forma prévia.

Gostou destas dicas de apps para usar offline? Que tal contratar um provedor de internet que oferece uma base da Netflix e serviços do Google para você usar quando estiver sem acesso à rede? Entre em contato com a Intnet e conheça nossos planos!