Se você está procurando por um plano de internet banda larga, provavelmente ouviu falar em fibra óptica nas suas buscas. Esse novo modelo de internet tem ganhado cada vez mais o mercado devido a seus benefícios e vantagens que envolvem a possibilidade de uma velocidade de navegação muito superior aos modelos tradicionais e maior estabilidade no serviço.

Entretanto, ao considerar a fibra óptica, é preciso entender como ela funciona e se esse tipo de serviço é adequado para a região onde você mora — afinal, esse sistema é fornecido através de cabos de fibra que precisam chegar até o local de instalação. Além disso, é importante conhecer as diferenças entre algumas das opções desse modelo, como FTTH e FTTC.

Pensando nisso, colocamos neste post as principais informações sobre fibra óptica e suas opções de instalação. Continue lendo para conferir!

Porque optar pela fibra óptica?

A internet via fibra óptica possui inúmeras vantagens sobre outros tipos de conexão. Ela oferece uma transmissão com alta velocidade, normalmente não apresentando alterações e falhas de sinal, garantindo mais estabilidade do que a maioria das conexões convencionais.

Apesar do valor da instalação dessa tecnologia ser um pouco mais elevado do que de um cabeamento normal, ela oferece maior custo benefício ao longo do tempo pois exige menos manutenção, a instalação acontece de forma rápida e possui muita durabilidade.

A fibra óptica também possui a vantagem de receber menos interferência da radiação eletromagnética, o que significa sinais mais estáveis. Além do mais, é muito mais difícil interceptar os dados que trafegam pela fibra óptica do que pelo cabeamento comum.

A fibra óptica acaba transmitindo mais dados com mais velocidade do que outros tipos de conexão, tornando-a a melhor experiência para quem gosta de jogar, assistir filmes online e baixar vários arquivos.

Conheça as tecnologias FTTH e FTTC

A fibra óptica é uma ótima opção para quem deseja uma internet mais rápida e estável e ela pode ser viabilizada através de diversas tecnologias.

Aqui, vamos explicar as duas tecnologias mais comuns disponibilizadas pelos provedores de internet: a FTTH e a FTTC. Ambas são extremamente vantajosas e representam melhoria significativa na navegação e velocidade de transmissão quando comparamos a outros tipos de conexão.

O que é FTTH?

FTTH é uma sigla em inglês que significa fiber to the home, ou seja, fibra até a casa. Essa tecnologia é feita de forma direta entre o provedor de internet e o usuário, onde a fibra óptica é colocada diretamente em sua residência.

A tecnologia FTTH permite altíssimas velocidades de internet, podendo transmitir grandes pacotes de dados em pouquíssimos segundos.

Como a conexão é direta, sua qualidade e capacidade de banda larga é maior que as demais. Entretanto, por ser individual, o custo de instalação é maior para quem opta por esse serviço. 

O que é FTTC?

O modelo FTTC (fiber to the curb) se refere à fibra óptica que vai até o poste (curb), ou seja, a conexão é feita entre o provedor e um dispositivo instalado no poste. Dessa forma, o equipamento que ficaria na casa do usuário fica na rua e é utilizado para entregar internet para demais usuários de uma vez.

A conexão até a casa do usuário é feita através de um switch, que possui limitação de largura de banda, o que deixa tanto a velocidade quanto a capacidade da banda larga reduzidas, uma vez que é compartilhada com outras pessoas. Entretanto, assim como o uso, o custo de instalação também é dividido e torna essa opção mais econômica e muito viável já que a velocidade, mesmo dividida, é alta e a conexão bastante estável.

Qual a diferença entre elas?

Como visto anteriormente, a principal diferença é o tipo de conexão feita entre o provedor de internet e seu usuário. No primeiro caso, a ligação é feita de forma direta entre eles, enquanto que no segundo há um equipamento intermediário chamado switch que fica no poste próximo à casa do usuário.

Como a internet enviada para o receptor no post é compartilhada entre diversos assinantes, ela tende a ser de menor capacidade para cada um deles. Dessa forma, a performance da banda larga é diretamente impactada de acordo com o número de usuários de cada terminal. Sem contar que, por ficar no poste, o switch usa energia elétrica da rua. Então antes de contratar um provedor que ofereça esse tipo de tecnologia verifique se na sua região existem problemas recorrentes de faltas de energia para não ficar na mão depois.

Um ponto positivo da FTTC é sua maior cobertura pelas operadoras, pois os postes são de fácil acesso e isso torna essa opção mais fácil de ser encontrada no mercado. Além disso, em alguns prédios e condomínios, não é permitido novas instalações de cabos, o que impede o uso do FTTH.

Use esses fatores para escolher a melhor opção de fibra ótica para a sua casa. Lembre-se de questionar sobre o tipo de serviço oferecido e avalie se vale mesmo a pena contratar um fornecedor que possui FTTC e muitos usuários na sua região. Para isso, peça por garantias de qualidade no serviço.

Gostou de saber mais sobre as opções de fibra ótica disponíveis e como considerá-las durante a sua escolha? Acha que outras pessoas podem aproveitar esse conteúdo? Então, compartilhe nas suas redes sociais e ajude seus amigos a escolher também!