Se você fica o dia todo conectado no celular, sabe como é frustrante receber aquela mensagem “Você atingiu 100% da sua franquia de internet”, não é mesmo? Isso significa não ter mais dados disponíveis, precisar usar a internet em velocidade muito ruim ou gastar mais para ter a velocidade restaurada, coisa que nem sempre custa barato.

Os planos de internet no Brasil para celular não oferecem pacotes com dados ilimitados, como os pacotes residenciais. A internet para smartphones, na maioria das vezes, é limitada a uma quantidade de dados para ser consumida dentro de um período determinado, podendo ser diária, semanal ou mensal. 

Quando acaba, o usuário é forçado a usar a internet com velocidade muito reduzida ou comprar dados adicionais. Para resolver esse problema e não ter que lidar com a situação colocada acima, é importante buscar formas de economizar no consumo e, ainda assim, garantir que o uso do celular atenda às suas necessidades.

Pensando nisso, apresentamos as melhores dicas para fazer o seu plano de dados do celular durar mais! Confira.

Desative o plano de dados quando não estiver usando a conexão

A primeira dica evita algo pelo qual todos nós já passamos: usar a internet móvel quando deveríamos estar usando o Wi-Fi! Por isso, toda vez que chegar a um local com acesso à internet banda larga, desative os dados móveis e ative o uso do Wi-Fi.

Prefira mensagens a áudios no WhatsApp

O WhatsApp é largamente utilizado no Brasil para trocar mensagens sem consumir muito do plano de dados. Algumas empresas oferecem esse serviço de forma gratuita. Entretanto, isso é válido apenas para o envio de mensagens! 

Quando enviamos ou recebemos áudios, imagens, vídeos e chamadas de voz, o consumo de dados aumenta e, muitas vezes, é descontado do plano de dados quando o serviço é gratuito pela empresa. Por isso, para garantir o baixo consumo, dê preferência  ao envio de mensagens escritas quando estiver usando o plano de dados do celular.

Além disso, você pode configurar o download de conteúdos do aplicativo de forma manual, ou seja, pode deixar para baixar fotos, vídeos e áudios quando estiver conectado a uma rede Wi-Fi.

Evite baixar aplicativos ou atualizações utilizando o plano de dados

A atualização de aplicativos instalados no celular pode consumir muitos dados, portanto é melhor garantir que esse processo só seja feito quando a internet utilizada for ilimitada e não comprometer os seus dados limitados, certo?

Para isso, vá até as configurações do seu celular e desative a atualização automática de aplicativos do dispositivo, evitando o consumo desnecessário. Lembre-se de reservar um momento para fazer essas atualizações depois, para aproveitar o melhor de seus aplicativos!

Escolha navegadores econômicos

Outro fator que pode contribuir na economia de dados do plano de internet do celular é o uso de navegadores mais leves, que consomem menos dados e fornecem uma experiência mais rápida de navegação.

Exemplos desses navegadores são APUS, Zero e Jet Browser. Apesar de desconhecidos, eles foram desenvolvidos especificamente para o uso em smartphones, portanto oferecem uma interface com mais usabilidade e funcionalidades que realmente fazem sentido na navegação pelo celular.

Abuse dos serviços offline

Diversos aplicativos para smartphone oferecem serviços offline, ou seja, não é necessário estar conectado para fazer proveito de suas funcionalidades. Alguns exemplos desses aplicativos são Netflix, Spotify e Deezer — todos permitem que o seu conteúdo seja salvo para acesso offline.

Jogos e aplicativos de leitura também permitem que o seu conteúdo seja acessado sem conexão com a internet, podendo ser uma distração para momentos em que não há rede disponível ou o seu plano de dados tiver acabado. 

Desabilite os serviços de geolocalização

Se você usa o Waze ou Google Maps para se locomover, sabe que o celular não pode sair do carregador, não é mesmo? Além de bateria, esses aplicativos consomem muito do seu plano de dados. Por isso, uma dica inteligente é fazer o download de trajetos antes de sair de casa e desativar o uso de dados durante o percurso.

Mesmo se você não usa esses aplicativos de navegação, manter o GPS e a funcionalidade de localização ativados consomem dados da sua internet.

Outros aplicativos, como o Facebook e outras redes sociais, também usam informações de geolocalização que são atualizados automaticamente. Portanto, é importante desativar essas funcionalidades quando estiver usando o seu plano de dados.​

Evite o envio de vídeos

Você, provavelmente, já percebeu que enviar um vídeo para alguém ou postá-lo numa rede social usando a internet móvel é um processo que leva vários minutos, algumas vezes até falha e precisa ser recomeçado, certo? Isso acontece porque o envio de vídeos e grandes arquivos com o uso de conexão 3G ou 4G consome muito o plano de dados.

O ideal é realizar esse processo quando estiver conectado a uma rede com mais potência e que não vai comprometer o seu plano de internet móvel. Por isso, quando precisar fazer esse procedimento prefira realizá-lo em casa, no trabalho ou quando estiver conectado a uma rede Wi-Fi.

Monitore o consumo de dados

Não importa se você possui um celular Android ou Apple, todo dispositivo apresenta em suas funcionalidades o acompanhamento de consumo de dados. Muitos fornecem ainda a opção de configurar o máximo de consumo, notificando quando o usuário chega nesse valor. 

Além disso, existem aplicativos gratuitos que podem ser instalados para fazer o monitoramento de consumo, indicando onde os dados estão sendo consumidos, ajudando na sua gestão.

Faça download de conteúdo em redes Wi-Fi

Por fim, sempre que possível, faça o download de conteúdos em redes Wi-Fi, seja na sua casa, seja no trabalho, para não ter que se preocupar com o consumo do seu plano de dados e manter o hábito de usar o celular para ver séries, filmes e vídeos diversos!

Para isso, é fundamental contratar um provedor de internet adequado para a sua casa. Assim, você garante que os downloads serão feitos sem problemas em casa e o seu uso no local não será comprometido!

Gostou destas dicas para consumir melhor o seu plano de dados e não ter dor de cabeça quando está usando a internet? Então, que tal seguir a gente nas redes sociais e receber conteúdos como este direto no seu feed de notícias? Estamos no Facebook, LinkedIn e Twitter!