A transformação digital nos reserva uma série de novidades, tornando elementos e tecnologias que eram consideradas futuristas há algumas décadas em algo corriqueiro. Uma dessas tecnologias é a internet das coisas (IoT), que possibilita a conexão de objetos entre si ou com a web para uma série de finalidades. Se até pouco tempo atrás a nossa visão de conexão à internet era de uma pessoa em frente a um computador, hoje, aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos tradicionais já estão ligados a rede.

Essa diversidade de conexões que a internet das coisas possibilita está revolucionando a maneira como as pessoas se relacionam com a tecnologia. Isso vem provocando mudanças significativas em vários setores — corporativo, educacional, governamental e domiciliar — chegando ao ponto que, em muitas empresas, o IoT nem ser mais notado como uma novidade.

Para que você entenda melhor o que é e como funciona a internet das coisas, neste post vamos tirar as suas principais dúvidas sobre o assunto. Confira!

O que é internet das coisas?

A internet das coisas é a capacidade que um objeto tem de se comunicar com outros sistemas ou com servidores por meio de uma conexão, com ou sem fio. O conceito surgiu em 1999, quando o especialista em tecnologia Kevin Ashton apresentou o temos em inglês, Internet of Things, em uma palestra.

A proposta de Kevin era tornar os computadores capazes de aprender utilizando apenas com a coleta e análise de dados, de maneira autônoma, sem intervenção humana. O objetivo era otimizar uma série de atividades rotineiras. A evolução das tecnologias permitiu que, não somente os computadores, mas que todo objeto conectável pudesse ser utilizado para otimizar o dia a dia de empresas e pessoas.

A integração entre alta capacidade de processamento, computação em nuvem, aumento da velocidade da internet, conexões sem fio e baterias capazes de sustentar microcircuitos por mais tempo, tornou a Internet das coisas um dos pilares da transformação digital.

Qual é o impacto da IoT na sociedade?

Para que você entenda melhor o que é como funciona a internet das coisas, neste tópico trazemos as aplicações práticas dessa tecnologia em vários segmentos, da otimização das rotinas empresariais, até os benefícios que poderá trazer para as nossas casas. Acompanhe!

Carros inteligentes

Os carros mais modernos já se integram com uma série de objetos e com a web, seja para sincronizar um smartphone, permitindo o atendimento de ligações seguras, ou com servidores externos, que podem contribuir para que você promova uma direção mais segura, indicando mudança de trajetos em tempo real.

A evolução dos carros inteligentes são os veículos autônomos, que dispensarão condutores e se locomoverão na cidade guiados por GPS e sensores instalados nas pistas. Os carros autônomos já estão em testes e deverão ser adotados em breve por empresa como a Uber, por exemplo.

Sensores industriais

Os sensores já fazem parte da automação corporativa há algumas décadas, mas com a internet esses dispositivos ganharam o poder de evoluir e levar os seus dados para servidores remotos. A reunião dos dados produzidos pelos sensores permite a identificação de problemas e soluções para a gestão, aprimorando a tomada de decisões.

Além disso, com a utilização da inteligência artificial, os sensores podem disparar uma série de tarefas de forma automática, de acordo com o que eles detectarem. Com o machine learning, os sensores ganham a capacidade de aprender com os próprios dados coletados, se tornando capaz de gerenciar as próprias atividades.

Cidades inteligentes

As smart cities ou cidades inteligentes são aquelas que utilizam a tecnologia para otimizar o dia a dia da população. Cidades como Barcelona, por exemplo, automatizaram todo o seu sistema de coleta de lixo, utilizando uma rede subterrânea que funciona com vácuo.

A internet das coisas pode ser utilizada em semáforos inteligentes, que adaptam o tempo de duração dos sinais vermelhos de acordo com o tráfego em cada rua. Com sensores e informações de tráfego da região, obtidas em tempo real na internet, o sistema inteligente sincroniza os semáforos para melhorar o fluxo.

Casas inteligentes

Embora pareça cena de filme futurista, as casas inteligentes já estão entre nós e são cada vez mais acessíveis. Com a utilização de um smartphone ou de um assistente virtual o morador pode, desde controlar as lâmpadas até operar eletrodomésticos ou eletrônicos à distância.

Esqueceu a chave no trabalho? A casa inteligente pode ser programada para abrir a porta apenas com a sua aproximação. Está muito calor? Ligue o ar-condicionado antes de chegar, utilizando o seu smartphone.

Quer otimizar o seu tempo de manhã? Que tal sincronizar o seu despertador com a cafeteira e com a torradeira, para adiantar o seu café, antes mesmo de você levantar? São possibilidades que a internet das coisas podem fazer no seu dia a dia.

Os benefícios da IoT para as empresas?

Já sabemos algumas das aplicações práticas da internet das coisas, em vários segmentos. Agora, vamos entender como essa tendência tecnológica pode beneficiar as empresas, quando bem aplicada. Confira!

Facilita as análises em tempo real dos processos

Na maioria das vezes, nas empresas, o processo de resolução de problemas é reativo, ou seja, acontece um problema e os profissionais competentes devem resolvê-lo. Quando há a utilização da internet das coisas, a empresa ganha a possibilidade de monitoramento em tempo real, com a utilização de sistemas inteligentes e autônomos.

Dessa maneira, é possível identificar como está o andamento dos processos, detectar desvios de padrão, problemas no início e necessidades de reposição de insumos ou produtos. O resultado é uma gestão proativa, que foca mais em evitar problemas do que somente resolvê-los.

Aumenta a produtividade

A automação, com a utilização a internet das coisas, elimina uma série de atividades burocráticas e repetitivas que seriam realizadas por operadores humanos. O resultado é um trabalho mais rápido, ininterrupto e de melhor qualidade. A empresa ganha em produtividade e qualidade, pois há uma considerável redução nos erros e nos retrabalhos.

Aprimora a experiência para os clientes

Um dos maiores exemplos de como a internet das coisas pode beneficiar o consumidor é loja inteligente da Amazon, a Amazon Go. Nesse estabelecimento, os clientes simplesmente entram, pegam o que querem e vão pra casa. Para isso, o consumidor só precisa de um smartphone e de uma conta da Amazon, com um cartão de crédito registrado.

A partir do momento em que o cliente entra na loja e registra a sua entrada com um QR Code, há uma sincronização automática do smartphone com os servidores da loja. A inteligência artificial mapeia os seus movimento e registra tudo o que você pega nas prateleiras. Quando você sai da loja, tudo o que você levou é debitado automaticamente do seu cartão de crédito, sem que você precisa passar por caixas leitores de código de barras.

E você pensa que para por aí? Claro que não! Todos os movimentos que você faz pela loja, as sessões que visita e produtos que leva, são dados que servirão de referências para alimentar a inteligência artificial com os seus hábitos de compra e preferências. A partir disso, todas as promoções que são enviadas para você e outros clientes com o mesmo perfil vão sendo aprimoradas e a posição dos itens na loja pode ser alterada de forma estratégica.

Esperamos que este post tenha ajudado a tirar as suas dúvidas sobre a internet das coisas. Embora ainda parece algo distantes para a maior das pessoas, essa tecnologia já faz parte do nosso dia a dia e, em breve, estará na casa de pessoas de todas as classes sociais.

Gostou do post? Então, assine já a nossa newsletter e fique por dentro de nossas novidades.