Estamos passando por uma transformação digital em que estão acontecendo mudanças significativas em várias áreas de nossa vida. A forma como as pessoas se comunicam, trabalham, estudam, compram e avaliam produtos e serviços estão se integrando, e a tecnologia tem um papel primordial nessa transformação.

Nesse cenário, a pergunta que não quer calar é: como estaremos no futuro se a tecnologia continuar a evoluir nessa velocidade? Enquanto não temos uma máquina do tempo para descobrir o que está por vir, as séries sobre tecnologia nos ajudam a vislumbrar o que está acontecendo, o que acontecerá e até o que pode dar errado, se perdermos o controle sobre essa evolução tecnológica.

Neste post, vamos conhecer 4 séries que têm a tecnologia como foco. Além do entretenimento, elas causam uma reflexão sobre um futuro nem tão distante. Confira!

1. Mr. Robot

No mundo do entretenimento, estamos acostumados a ver os justiceiros como pessoas preparadas para lutar contra os criminosos, treinados em artes marciais, com físico privilegiado e dinheiro sobrando para se dedicar ao combate aos malfeitores. Em Mr Robot, esse conceito de justiçamento é contextualizado para os dias atuais, com novas formas de poder, que vão além da força física e da condição econômica.

Na série, um programador que trabalha com cibersegurança recebe um convite de um famoso hacker para destruir uma poderosa corporação, com a invasão dos sistemas. Temos um mundo bem próximo do que conhecemos, em que o excesso de imersão na tecnologia, quando em mãos erradas, pode causar muito males. As 4 temporadas da série podem ser encontradas na Amazon Prime Video.

2. Silicon Valley

Silicon Valley é uma série que retrata o dia a dia do local que é o berço das principais tecnologias que utilizamos nas ultimas décadas, o Vale do Silício, mostrando com bom humor a competitividade desse ambiente.

A série, além de demonstrar como pensam os indivíduos que estão criando o futuro, com um tom de crítica, mostra que nem sempre as pessoas bem-sucedidas conseguem lidar com tanta competitividade e pressão por resultados. A série já conta com 6 temporadas e pode ser encontrada na HBO Go.

3. Better Than Us

Better Than Us é uma série Russa da Netflix que retrata uma sociedade que vive em harmonia com robôs, que substituem os humanos em diversas tarefas. Entretanto, essas tarefas vão além do mundo profissional.

A série nos apresenta à Arisa, uma robô criada pelos chineses que é desenvolvida para ser uma mãe e esposa perfeita. A trama muda quando um grupo de terroristas e investigadores passam a persegui-la para desvendar um assassinato em que Arisa estaria envolvida.

4. Black Mirror

Uma das séries mais impactante dos últimos tempos, quando o assunto é tecnologia, Black Mirror é provocante e vislumbra como o mundo pode ficar, caso as pessoas percam o controle sobre a evolução tecnológica.

Cada episódio traz uma história diferente. Assim, eles podem ser assistidos fora de ordem. As histórias unem tecnologia, conceitos como ética e moral e críticas ácidas a um futuro que parece inevitável, muita vezes. No final, resta ao espectador uma reflexão sobre o futuro e as consequências de nossas atitudes ou omissões em relação à tecnologia. As 5 temporadas estão na Netflix.

Essas são algumas das séries sobre tecnologia que você pode assistir para entender como funcionam os bastidores do mundo tecnológico e refletir sobre a realidade que estamos criando.

Gostou do post? Então, compartilhe este conteúdo com seus amigos e familiares para que eles também possam conhecer essas séries.