Uma das formas mais comuns de lazer e entretenimento é assistir filmes online, após um dia cansativo ou em um feriado, por exemplo. O mercado de streaming no Brasil tem aumentado significativamente, porém, problemas com a velocidade da internet podem transformar um momento de descanso em algo frustrante.

Para ver filmes com baixa resolução a velocidade mínima ideal é de 2Mbps. Já para os de alta resolução é preciso uma banda de, no mínimo, 7Mbps. 

Mas, o que fazer quando a internet não colabora? Algumas medidas simples podem ser tomadas para melhorar sua conexão — separamos as principais dicas que vão ajudar a melhorar a reprodução na hora de assistir filmes online. Quer saber mais? Confira!

Use um repetidor de sinal

Se sua casa é grande ou possui mais de um andar, é aconselhável usar um repetidor de sinal. Normalmente, o alcance do sinal Wi-Fi é de 10 metros, logo, dependendo do espaço dos cômodos e as barreiras que o sinal vai encontrar (portas, paredes, móveis, etc.) não será suficiente para ter uma conexão com boa qualidade.

Com o uso de um repetidor de sinal você tem maior alcance com qualidade e velocidade em todos os ambientes da sua casa. Dessa forma, a sua experiência ao assistir filmes online vai ser muito melhor, independentemente do espaço da residência em que você esteja.

Escolha o melhor cabo

Mesmo que você não tenha uma Smart TV, existem outras possibilidades de assistir filmes online em tela grande. Um exemplo disso é o uso de um cabo HDMI para transferir a imagem do seu dispositivo para a sua televisão de maneira simples. Porém, é importante conferir a qualidade do cabo para não ter problemas durante a execução do vídeo em streaming.

Escolha cabos que tenham estrutura reforçada com revestimento em nylon, por exemplo. Sem contar que existem diferenças na velocidade de transmissão de dados variando em versões como HDMI 1.3, 1.4 e 2.0. Assim, escolha o que proporcionar a melhor qualidade estrutural e de transferência.

Verifique a posição do roteador

Algumas medidas simples de verificação podem trazer grande diferença na qualidade do sinal. Você pode ter um roteador potente e de última geração mas, se ele estiver mal posicionado, pode haver perda de qualidade na conexão com os dispositivos ligados a ele.

Verifique se o seu roteador está colocado em um local que permita a livre transmissão do sinal no ambiente e em relação à posição da antena. Isso facilita na mobilidade, caso você esteja usando um dispositivo móvel para assistir filmes online, sem que haja problemas no carregamento do vídeo.

Mantenha o mínimo de dispositivos conectados

Muitas vezes, deixar diversos dispositivos conectados ao Wi-Fi se torna rotina. Isso afeta a velocidade da internet, devido à divisão do sinal entre muitos aparelhos. Isso com certeza atrapalha no momento de assistir filmes online. O desempenho da infraestrutura de rede no Brasil pode variar bastante, por isso é fundamental priorizar as tarefas de maior importância.

Usar o serviço de streaming demanda uma troca de dados constante e veloz, por isso, desconecte os dispositivos que não necessitam de internet no momento e também evite fazer downloads e atualizações durante o carregamento do filme que você escolheu assistir. O ideal é agendar esse tipo de procedimento para momentos de menor demanda de acesso à rede.

Desabilite a aceleração de hardware

A aceleração de hardware é muito usada para aumentar o desempenho na execução de programas pesados no Windows, porém, ela pode atrapalhar no momento de reproduzir vídeos online por meio do serviço de streaming. O aconselhável é que, sempre que for usar serviços como o Netflix, você desative esse recurso para melhorar sua experiência.

Para isso você só precisa acessar as configurações de vídeo do seu navegador e desabilitar a aceleração de hardware. É importante focar sempre nas necessidades que a tarefa executada no momento exige, assim você evita o uso de recursos que podem atrapalhar em vez de ajudar.

Deixe o antivírus sempre atualizado

Um dos motivos de lentidão no carregamento de páginas, arquivos e programas é a presença de vírus no computador. Manter o seu equipamento longe de qualquer ameaça virtual é primordial. Mantenha seu antivírus sempre atualizado — caso não tenha um instalado em sua máquina, faça isso imediatamente.

Um antivírus permite o escaneamento frequente da rede para identificar qualquer ameaça, além de oferecer ferramentas de limpeza de arquivos maliciosos encontrados e notificações sobre aplicativos que atuam em segundo plano e podem atrapalhar no desempenho da conexão.

Escolha um bom provedor de internet

Poder contar com um bom provedor de internet é essencial, afinal, ninguém quer contratar um serviço que cai com frequência e não fornece um suporte de qualidade. Para buscar um bom fornecedor você deve pesquisar sua atuação no mercado, entrar em contato para obter mais informações e conferir a avaliação dos usuários.

Mesmo tendo um serviço de excelência, em algum momento você precisará contar com um suporte para resolver algum problema de conexão. Avalie se os canais de atendimento têm rápida resposta e se as informações prestadas são claras e objetivas. 

Outro fator a ser avaliado é a confiabilidade do provedor. Verifique os modelos de contrato de serviços não apenas pelo valor cobrado, mas também pelos itens do documento de compromisso e o quanto eles se encaixam nas suas necessidades. Bons fornecedores têm categorias e planos de internet diversificados para atender às diversas demandas do público.

Vale destacar que os cabos de fibra ótica têm revolucionado o mercado, oferecendo uma ótima opção para quem busca alta qualidade nos serviços de conexão com a internet. Eles são mais maleáveis, resistentes e melhoram o fluxo de dados com o mínimo de perdas em seu trajeto até o computador.

Aplicando todas essas dicas e contando com um provedor de qualidade e experiência, é certo que você terá muito mais tranquilidade na hora de assistir filmes online.

Gostou do conteúdo? Agora que você sabe como melhorar a sua internet para assistir filmes online, acesse o nosso site saiba mais sobre o que a Intnet pode oferecer!