Se você está pensando em contratar um plano de internet residencial, já deve ter percebido que esse pode ser um processo um tanto quanto confuso e frustrante, não é mesmo?

São diversas opções de empresas, serviços e informações disponíveis no mercado para conferir. Supostamente, elas deveriam facilitar a sua decisão, entretanto, é muito fácil se confundir e não saber bem o que é necessário avaliar para fazer a escolha.

Pensando nisso, colocamos abaixo as principais informações que você precisa saber para escolher um plano de internet residencial. Confira!

Os tipos de internet disponíveis no mercado

Antes de mais nada, é preciso conhecer o mercado e os tipos de internet disponíveis para a sua residência. Você confere, a seguir, as principais informações sobre cada uma delas.

ADSL

O termo ADSL significa Asymmetric Digital Subscriber Line, ou Linha Digital Assimétrica para Assinante, em português. Esse tipo de conexão funciona por uma linha telefônica e a sua principal característica é que a velocidade de download é maior que a de upload.

Entre as suas vantagens, estão a estabilidade da rede, preços mais acessíveis, bom desempenho para serviços que exigem poucos dados para navegação e a possibilidade de usar a internet e a linha telefônica ao mesmo tempo. As desvantagens são a necessidade do cabo telefônico, lentidão, falta de segurança e baixa capacidade de navegação.

Cabo

Semelhante ao item anterior, a internet a cabo funciona através do cabeamento da televisão. Essa opção não apresenta assimetria, ou seja, a velocidade de navegação é a mesma para download e upload.

A eficiência para o uso de torrents e similares, alta velocidade para download e upload em horários não convencionais e a possibilidade de não precisar de uma linha telefônica são os seus principais benefícios.

Via rádio

A internet via rádio funciona sem a necessidade de fios ou cabos, por meio da repetição de sinais feita por antenas. A conexão é realizada entre uma torre de transmissão e as antenas que fazem a recepção. Para isso, é necessário que esses dispositivos sejam instalados em locais altos, sem barreiras.

As suas principais vantagens são a facilidade de uso, sem necessidade de cabeamento, provedor ou modem, bem como a alta velocidade para download quando configurada corretamente.

Via satélite

A internet via satélite é uma opção para locais onde as demais não estão disponíveis, ou em casos em que o contratante está em constante movimento — como carros e navios. O seu funcionamento é feito por uma antena de alto custo que recebe a conexão via satélites no espaço.

Esse tipo de internet apresenta a melhor velocidade de download e cobertura de área do mercado. Em contrapartida, o seu custo é elevado e não existem muitos provedores disponíveis.

3G

Já a tecnologia 3G é um tipo de internet semelhante à via rádio, sem necessidade de cabeamento. Os aparelhos celulares contam com a opção embutida, enquanto o uso residencial pode ser feito por meio de modems que são acoplados em computadores móveis.

O seu principal benefício é a possibilidade de usar o modem em outros locais que não sejam a sua residência. Entretanto, o modem só pode ser usado em um dispositivo por vez, não sendo a melhor opção para famílias.

Fibra óptica

A fibra óptica é o modelo mais recente e avançado de internet disponível no mercado. Ela também é conhecida como internet na velocidade da luz, oferecendo planos de alta capacidade e qualidade, que não precisam de eletricidade para funcionar.

A sua estrutura é composta por um cabeamento específico, feito de um material isolante de ondas eletromagnéticas e núcleo de filamento de vidro, onde a conexão é transmitida sem interferências externas.

O que avaliar em sua decisão 

Agora, vamos entender o que é importante avaliar antes de tomar a sua decisão. Para isso, criamos um passo a passo para você, confira!

Necessidades de consumo da residência

O primeiro passo é entender quais as necessidades de consumo de dados da residência, determinando a velocidade ideal e o tipo de plano mais adequado para atender toda a família.

Para isso, é importante entender quantas pessoas vão usar a rede, os seus hábitos de navegação e o total de dispositivos que serão conectados. O ideal é contratar um plano que suporte o consumo total da casa.

Planos oferecidos

Depois de entender as suas necessidades, é preciso definir qual tipo de internet e plano é adequado para atender a residência com qualidade. Itens como velocidade de download, upload, plano de dados, estrutura da conexão e tipos de segurança oferecidos devem ser levados em consideração.

Fidelidade

Um item muito comum em contratos de internet são os planos de fidelidade, ou seja, cláusulas que estabelecem um período mínimo de serviço — normalmente, 12 meses. Nesse caso, se o usuário deseja deixar a empresa, é preciso pagar uma multa financeira. 

Essa é uma medida criada para segurar os clientes por mais tempo, por isso, o valor tende a ser alto. Dessa forma, é indicado questionar sobre a sua existência antes de assinar um contrato.

Reputação do provedor

Outro item que deve ser avaliado pelo usuário antes de contratar um plano de internet residencial é a reputação do provedor. Essa prática confirma que a empresa realmente entrega o que promete e não apresenta problemas para os seus clientes.

Para isso, é possível pesquisar sobre a empresa na internet, visitar sites de avaliação como o Reclame Aqui, páginas das redes sociais do negócio e até mesmo entrar em contato com clientes atuais.

Taxas adicionais

Além do custo de quebra de contrato em casos de cláusulas de fidelidade, algumas empresas apresentam taxas adicionais, como custo de instalação, troca de dispositivos e manutenção. Esses valores também devem ser considerados em sua decisão final.

Custo-benefício

Por fim, é essencial avaliar o custo-benefício de cada opção, escolhendo aquela que atende todas as suas necessidades de navegação pelo melhor preço.

Os benefícios da fibra óptica

Como falamos, a fibra óptica é uma das principais tendências no mercado. Essa opção tem se tornado a melhor escolha daqueles que procuram por um plano de internet residencial, devido a todos os seus benefícios e vantagens. Entre elas, estão a estabilidade e velocidade da rede, aumento da segurança nas transmissões e a possibilidade de contratar um provedor de internet local que garante o melhor serviço para a sua residência.

Fica evidente que decidir sobre um plano de internet para a sua casa não é algo simples, certo? Porém, usando as dicas e informações apresentadas, esse processo fica mais fácil.

Não se esqueça de entender as suas necessidades, avaliar o mercado e escolher uma opção que seja realmente adequada. Além disso, certifique-se de que o seu fornecedor é confiável e oferece serviços de qualidade, evitando qualquer tipo de frustrações.

Agora que você já sabe como escolher um plano de internet residencial, acha que é o momento de encontrar um para a sua casa? Então, entre em contato com a Intnet, especialista em fibra óptica na região dos Lagos, no Rio de Janeiro!