O serviço de streaming ganha cada vez mais espaço na vida dos usuários de internet. Com ele, a programação se torna diversificada e com garantia de qualidade. O melhor disso é que o serviço pode ser usado tanto de forma fixa como nos aparelhos móveis. 

Com isso em mente, este artigo tem como objetivo mostrar a importância do consumo de dados do streaming, bem como suas vantagens e desvantagens. Confira!

Streaming como alternativa diferenciada

Os serviços de streaming são alternativas cada vez mais procuradas por pessoas de todas as idades e partes do mundo. Esse mercado em potencial crescimento serve como alternativa para muitos usuários que preferem ficar no conforto de suas casas. Contudo, você sabe de fato o que é um streaming? 

Em resumo, esse serviço transmite vídeos online com opções gratuitas e de assinatura. O streaming fez com que muitos canais de televisão sofressem baixas na audiência, fazendo os seus clientes optarem por uma alternativa mais viável. 

A tecnologia transmite vídeos por meio de plataformas digitais, as quais permitem ao cliente acessar filmes, séries e demais programas de entretenimento. Outro fator interessante é não ser necessária a transferência de dados, como ocorre com os torrents, por exemplo. 

Algumas opções de serviços streaming que podem ser encontradas são: 

  • HBO Go;
  • Telecine Play;
  • Crackle; 
  • Amazon Prime Video;
  • Globosat Play;
  • Youtube;
  • Netflix. 

Maneiras de desfrutar do serviço streaming

Existem algumas formas de aproveitar o streaming que podem ajudar você a relaxar durante as férias ou em qualquer momento de lazer. Os canais citados são opções que têm uma diversa variedade de gêneros. Dentre as opções diferenciadas, temos: 

  • assistir vídeoaulas; 
  • jogar online por meio de plataformas como Steam;
  • assistir lives com o Twitch.

Entretanto, para isso, a internet do usuário precisa estar boa o suficiente para manter a qualidade dos vídeos. Utilizar internet de fibra óptica é uma das melhores alternativas, pois a mesma garante uma velocidade maior e principalmente pela segurança na rede.

Vantagens e desvantagens do consumo de dados do streaming 

Se você realmente gosta de filmes, séries e sente a necessidade de ter uma plataforma, provavelmente não vai se preocupar tanto com o consumo dos dados. Assinaturas de streaming, como a Netflix, são exemplos de uma diversão sem preocupações e com qualidade de imagem e som. 

Não podemos esquecer das desvantagens de usar em demasiado o consumo do streaming. Diferentemente da Netflix usada diretamente na TV, a versão para celular, por exemplo, consome muitos dados, pelo simples fato de transferir arquivos de vídeo grandes demais. 

O uso de internet fixa seria o mais indicado para utilizar esse tipo de serviço. Além da banda larga, outras opções que ganham espaço são: fibra ótica e internet via rádio. Assim, você pode poupar o uso do consumo de dados da internet. 

No decorrer deste texto foi possível ver que o serviço de streaming tem muitos benefícios. Também vimos que existem diversas opções de entretenimento que, por preços razoáveis, podem trazer diversão para os usuários. Além disso, deu para diferenciar as vantagens e desvantagens do consumo de dados do streaming. 

Agora que você sabe como funciona o serviço de streaming e seu consumo, não deixe de conferir este artigo sobre streaming e tire outras dúvidas sobre o assunto. Não perca tempo!