Vem cá e me responde: há quanto tempo você não vê um CD por aí? Há quanto tempo não vai a uma loja comprar o DVD de um filme ou faz download em uma loja digital?

Só de pensar em todo esse processo para conseguir consumir sua música ou sua série favorita já dá uma preguiça, né? É por isso que os serviços de streaming ganharam tantos clientes nos últimos anos.

Mas o que exatamente é um serviço de streaming? Por que ele é tão melhor do que outras formas de se entreter? Vem com a gente neste post para aprender tudo sobre o assunto. Confira!

O que é streaming?

Todo conteúdo que você consome pela internet chega até o seu computador ou smartphone por um download: a empresa tem o conteúdo em seus servidores, você solicita assistir ou ouvir alguma coisa e essa informação é transmitida até o seu aparelho.

Até pouco tempo atrás, a velocidade de transmissão era tão pequena que demorava mais para baixar o arquivo do que visualizar. Então, você precisava terminar o download antes de assistir o próximo episódio da nova temporada, por exemplo.

Mas a velocidade da internet melhorou a um ponto em que hoje é possível baixar uma música ou um filme enquanto assiste. Esse tipo de sistema é chamado de streaming.

Em inglês, stream é uma corrente de água, como num rio. Isso exemplifica bem o que está acontecendo: os dados vêm em um fluxo constante para o seu aparelho, que mostra as imagens ou toca o som enquanto ele está sendo baixado.

Quais são as vantagens dos serviços de streaming?

Depois que esse modelo de transmissão de mídia barateou e ficou popular, vários serviços surgiram ao redor dele. Talvez, o primeiro notável tenha sido o Youtube, sendo que a Netflix foi a primeira a explodir na questão de produção de conteúdo e seu modelo de assinatura.

Mas pensa só: há dez anos, ninguém sabia o que era Netflix, e hoje é um dos maiores canais de entretenimento do mundo. Por que isso aconteceu tão rápido?

A resposta é bem óbvia quando vemos as vantagens desse tipo de serviço, o que ele traz para você comparado com o que a gente tinha antes. Veja.

Você assiste imediatamente

Esse é o ponto mais comum quando a gente fala dos benefícios do streaming. Mesmo com a internet mais rápida possível, por que esperar baixar o filme inteiro se você vai ver do início, depois o meio, depois o fim?

O streaming realiza o download do filme enquanto o exibe, ou seja, em segundos depois de decidir a maratona do sábado você já está vendo a primeira temporada. É muito mais prático!

Sem contar, claro, no tempo que você poupa. Se você tem meia hora sobrando no horário de almoço do trabalho, pelo streaming dá para encaixar fácil mais aquele episódio de 20 minutinhos no celular.

Você poupa a internet

Os serviços mais famosos de áudio e vídeo investem bastante em tecnologias que beneficiam e fazem gastar menos a internet, como é o caso da compressão, que diminui o tamanho dos arquivos.

Sem contar que, de vez em quando, a gente desiste do filme no meio. Acontece! No modelo tradicional, você tem que baixar tudo para ver que não era bem a história que você queria — e gastou a banda à toa.

Mas atenção: serviços de stream são unicast, ou seja, cada pessoa dentro de casa assistindo a um stream vai consumir uma banda de acordo com a qualidade escolhida.

Por exemplo, vamos supor que a Netflix em Full HD consuma 8 Mbps por tela. Se três pessoas assistirem simultaneamente, o consumo de banda, naquele momento, será de 24 Mbps. Deve-se, portanto, atentar para isso na hora de escolher o plano ideal.

Você descobre coisas novas

Outra coisa importante de notar nos serviços de streaming é que eles investem pesado na descoberta. Como isso funciona exatamente? Por terem que empregar esforços em uma infraestrutura pesada, essas empresas se voltam também para a organização do seu acervo, baseado em gênero, interesses, estilos, etc.

Com uma pitada de inteligência artificial, eles são capazes de analisar o que você gosta de assistir ou ouvir e oferecer títulos de que você provavelmente vai gostar. Para quem termina muito rápido cinco temporadas de uma série, é uma salvação ter sempre algo novo para assistir!

Quais são os serviços mais famosos?

Você provavelmente já conhece a maioria desses serviços, mas vamos mostrar quem é quem na fila do streaming. Veja as empresas mais notáveis em cada segmento.

Áudio

Para ouvir músicas e podcasts, o serviço mais popular no mundo inteiro é o Spotify. Ele permite que a pessoa ouça músicas de graça com propagandas ou assine um valor mensal para ter acesso sem restrições ao catálogo inteiro. Outras opções interessantes são o Deezer e o Pandora.

Vídeo

A Netflix é a campeã do streaming em vídeo atualmente, mas vem ganhando concorrência forte nos últimos anos. Por isso, ela tem investido tanto em produção de séries, filmes e documentários próprios, que você só encontra em seu serviço. A Amazon Prime Vídeo vem fazendo o mesmo, e o Disney+ vem com tudo em 2020.

Outros

Com a evolução da internet, muitos outros serviços de streaming estão prometendo para o futuro. Aulas a distância são uma revolução para a educação. Os eventos transmitidos ao vivo (live streaming) podem substituir de vez a televisão.

E até os videogames podem entrar nessa onda! Gigantes como o Google já estão experimentando serviços de jogos em que não é preciso baixar nada ou ter computadores potentes — é pegar o controle e começar.

Dá para incluir serviços de streaming no seu pacote de internet?

Mesmo com todas as vantagens do serviço de streaming, ele ainda é o grande responsável por consumir a maior parte de uma franquia de internet. É por isso que, para quem é apaixonado por filmes, séries e música, não dá para ter esse tipo de restrição na sua conexão.

Quem quer o máximo de diversão dentro de casa precisa de estabilidade e velocidade para aproveitar Netflix, Youtube e Spotify em alta qualidade, sem travar e sem se preocupar com franquia. 

É isso tudo o que você precisa para ficar em dia com as séries e os artistas que estão bombando? Então, a empresa que você contratar precisa oferecer planos e pacotes que incluam serviços de streaming.

Que tal conhecer a melhor agora mesmo? Entre no nosso site e conheça os planos da Intnet. Não vai faltar tempo para assistir e ouvir tudo o que você está deixando acumular!