Os smartphones nunca estiveram tão presentes em nossa vida. Em pouco mais de uma década, os aparelhos móveis conectados à web evoluíram e se tornaram meios de consumo de conteúdo, troca de informações e compra de produtos. Tudo isso só é possível graças à existência de bons pacotes de dados.

O pacote de dados permite que pessoas não fiquem dependentes de redes públicas sem fio para utilizar a web em seus aparelhos móveis. Além disso, eles podem garantir o acesso grátis a serviços e produtos de interesse do contratante.

Mas, para que a internet possa ser utilizada sem riscos, é fundamental escolher um pacote de dados alinhado com as suas necessidades. Mais importante do que os custos, portanto, é saber identificar uma opção com bom custo-benefício.

Quer saber como fazer isso? Continue a leitura do nosso post!

O que é um pacote de dados?

O pacote de dados é a parte do contrato de telefonia e internet em que a operadora lista a quantidade de informações que o usuário poderá enviar e receber via rede em um determinado período. Em geral, cada pacote é renovado a partir do uso dos dados a que o usuário tem direito ou em períodos mensais, diários, quinzenais ou semanais.

Um pacote de dados pode ter, também, serviços que não interferem na franquia e benefícios adicionais, como a possibilidade de serem utilizados fora da área de registro do cliente. Além disso, alguns permitem o uso da internet mesmo após a franquia ser esgotada, mas com velocidade reduzida (ou o pagamento de valores adicionais para a retomada do acesso em velocidade completa).

Como escolher um pacote de dados perfeito?

Escolher um pacote de dados alinhado com as suas demandas pode ser uma das coisas mais difíceis para um usuário de internet. Afinal de contas, cada operadora oferece serviços adicionais, descontos e modelos para vários tipos de clientes.

Além disso, há de se considerar pequenos detalhes que afetam diretamente no uso do pacote a médio e longo prazo. Existem pacotes de dados que não contam na franquia o uso de serviços de mensagens e aqueles que não consideram a franquia utilizada em um mês no mês subsequente. Há também aqueles que permitem o uso fora da área do cliente, algo relevante para muitas pessoas.

Veja a seguir alguns passos que podem ajudar você a identificar o melhor pacote de dados para as suas demandas!

Avalie se você precisa de roaming

Muitas pessoas fazem viagens frequentemente para outros países ou estados. Nesse momento, o roaming entra em ação, permitindo o uso da internet mesmo quando não há sinal da operadora no local.

Portanto, se esse for o caso, sempre avalie se há algum custo relacionado ao roaming de dados. Também identifique se há a possibilidade de contratação e o tamanho dos pacotes para uso a distância.

Identifique o seu perfil de uso

Você usa a internet móvel apenas para enviar mensagens de texto ou gosta de consumir vídeos? Quer ter um pacote que permita sempre usar a rede 4G do local, sem se importar com a existência do Wi-Fi no ambiente? Realiza viagens todos os dias e precisa de um GPS funcional?

Saber esses detalhes permite identificar algo crítico para a contratação de um pacote de dados: o perfil de uso. Ele auxilia a avaliar a quantidade de informações que o usuário envia e recebe diariamente e, assim, avaliar se há mesmo a necessidade de contratar um plano mais caro. Portanto, sempre identifique quais serviços você mais usa e se eles demandam uma grande quantidade de informações para serem funcionais.

Avalie os custos adicionais

Há alguns pacotes que mantêm custos adicionais para o cliente. Esse é o caso, por exemplo, do roaming, que citamos acima. Há também operadoras que cobram pelo uso além da franquia contratada.

Esses detalhes devem sempre ser verificados. Assim, você pode evitar surpresas no fim do mês e cobranças não programadas.

Verifique se existem serviços que não impactam na franquia

As operadoras de telefonia, nos últimos anos, fizeram um grande número de parcerias para tornar os seus pacotes de dados mais atraentes. Em geral, esse tipo de ação permite que o usuário utilize alguns serviços (como redes sociais e streaming de músicas) sem que eles impactem no uso da franquia. Há, inclusive, o caso em que algumas soluções são disponibilizadas de graça para o usuário.

Uma vez que você souber o seu perfil de uso, avalie se há a possibilidade de utilizar o pacote de dados sem que algum serviço impacte no pacote de dados. Dessa maneira, será mais fácil reduzir a necessidade de um pacote de alto valor.

Como gerenciar o uso de dados no seu dia a dia?

Hoje, os principais sistemas operacionais mobile já contam com ferramentas nativas para a gestão de dados. Elas podem ser utilizadas para monitorar o uso da franquia de internet e, assim, evitar que ela acabe antes do previsto.

Sempre faça a configuração do aplicativo de monitoramento nos seus dispositivos para ter uma visão completa sobre o uso. Se achar necessário, configure, também, alertas de excesso de uso. Dessa forma, será mais fácil identificar o seu perfil e encontrar meios para reduzir o uso diário.

O que fazer para reduzir o seu gasto do pacote de dados?

Ainda que se tenha um grande pacote de dados, trabalhar para economizar o uso dos recursos é algo que deve ser buscado por qualquer pessoa. Mas como começar? Entre os passos mais comuns, é possível apontar:

  • o uso de redes Wi-Fi, que evita o uso da franquia de dados;

  • a diminuição dos serviços e aplicativos que podem acessar a rede de dados em segundo plano;

  • evitar realizar grandes downloads na rede móvel;

  • desabilitar a atualização automática de aplicativos pela rede móvel;

  • não fazer backups utilizando o pacote de dados;

  • realizar o download de conteúdos (como músicas, vídeos e mapas de GPS) em uma rede Wi-Fi;

  • configurar alertas de uso excessivo de rede móvel nos aparelhos.

Ter um plano de dados bem estruturado e alinhado com as suas demandas é algo fundamental para ter internet disponível em todos os seus aparelhos móveis. A escolha, porém, deve ser feita com cuidado. Afinal, segundo a pesquisa Global Mobile Consumer Survey 2017, realizada pela Deloitte, 80% dos brasileiros estouram o pacote de dados do seu telefone.

O uso excessivo do pacote de dados é algo que pode acontecer a qualquer pessoa que não tem um plano alinhado com as suas demandas. Portanto, sempre faça uma análise para identificar qual é a opção com melhor custo-benefício e faça um gerenciamento contínuo de seu uso. Assim, será mais fácil evitar surpresas no fim do mês, melhorar os seus gastos com internet e sempre ter uma conexão de alta velocidade.

Usar um plano de franquia de dados pode ser pouco vantajoso para muitas pessoas. Saiba os motivos em nosso blog!