Na era da Transformação Digital, negócios de todos os tamanhos e segmentos precisam de internet de qualidade para executar suas atividades e manter a competitividade. Para isso, é importante ter um bom provedor e saber como otimizar o Wi-Fi da empresa.

Um ambiente com conexão lenta e instável resulta em diversos problemas para o negócio. Entre eles, a baixa produtividade da equipe (que precisa parar seu trabalho ou refazer tarefas perdidas durante falhas da internet) e o alto risco de golpes de ciberataques, que podem resultar em perdas de informação e complicações legais.

Pensando nisso, apresentamos abaixo 6 dicas para otimizar o sinal do Wi-Fi da empresa, garantindo o bom funcionamento do seu negócio. Confira!

1. Mantenha os equipamentos atualizados

A primeira dica é ter bons equipamentos para receber, distribuir e usar a rede — como cabeamento, roteador Wi-Fi, repetidores etc. O ideal é que eles não tenham mais que 2 anos de uso, ou validade conforme seu plano de internet, e sejam atualizados periodicamente, garantindo que a versão utilizada seja sempre a mais recente.

Isso garante que a empresa não tenha equipamentos defasados e com problemas, que reduzem a segurança e diminuem a qualidade de navegação na rede.

2. Tenha cuidado na hora de posicionar o roteador

Outra forma de garantir que o Wi-Fi seja otimizado e funcione bem é certificar-se de que o roteador está posicionado em um local correto. O ideal é que o equipamento fique em um ponto alto e central do ambiente, sem barreiras que possam interferir na transferência do sinal — como paredes, correntes de água, portas, janelas, espelhos e elevadores.

3. Considere o uso de repetidores

Em empresas muito grandes — com mais de um andar e muitos ambientes — é indicado o uso de repetidores do sinal Wi-Fi, que ampliam o alcance que a rede possui. Dessa forma, a conexão é boa mesmo em pontos mais distantes do local.

4. Invista numa rede Wi-Fi Mesh

Mesmo com repetidores, em alguns pontos da empresa o sinal da internet pode apresentar baixa qualidade. Para solucionar esse problema, é indicado o uso de uma rede Wi-Fi Mesh.

Esse modelo consiste em um roteador principal que se conecta a outros dispositivos Wi-Fi, garantindo que a qualidade da navegação seja a mesma que o aparelho principal recebe pelo cabo.

5. Garanta medidas de proteção de qualidade

Outras medidas de proteção da rede podem ser adotadas, como o uso de um bom antivírus e firewall, que garantem que ameaças sejam barradas e impedidas de agir dentro da conexão e dispositivos da empresa. 

Além disso, é viável criar uma Política de Segurança da Informação (PSI). Esse documento define regras e boas práticas para que os profissionais usem a rede, softwares e outros equipamentos dentro da organização de forma correta.

6. Considere o uso da fibra óptica

Por fim, uma das melhores formas de garantir uma conexão de qualidade é adotando a fibra óptica. Esse tipo de internet é considerado o formato mais moderno, rápido e estável do mercado, garantindo com mais facilidade uma boa navegação para os funcionários.

Além de todas as considerações acima, uma das melhores formas de se garantir que as empresas ofereçam uma boa internet à sua equipe é adquirindo um bom provedor e adotando as demais dicas apresentadas neste artigo, como a realização de atualizações frequentes, adoção de repetidores e medidas de proteção da rede.

Agora que você já sabe a importância de ter o Wi-Fi da empresa funcionando com qualidade, acha que é o momento de investir? Então, se o seu negócio fica na região dos Lagos, no Rio de Janeiro, entre em contato com a Intnet, provedora de fibra óptica, e escolha o melhor plano para sua equipe!