O isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus nos obrigou a mudar uma série de hábitos e comportamentos. Os eventos sociais ficaram impedidos de serem realizados de forma presencial e as pessoas que tinham planejado festas e eventos durante esse período, terão que utilizar a criatividade e a tecnologia para não deixar passar em branco essas datas tão importante.

Evidentemente que uma festa virtual não substitui uma presencial, mas, se forem utilizadas as ferramentas virtuais certas a diversão será garantida, mesmo à distância. Para te ajudar a fazer uma festa divertida e segura, neste post trazemos 7 passos para que evento não passe em branco e que você e seus amigos tenham lembranças agradáveis desses momentos. Confira!

1. Faça uma festa temática

Em uma festa a distância, talvez não seja tão fácil assim manter as pessoas conectadas e participando ao mesmo tempo. Uma solução para evitar esse tipo de problema é escolher um tema para a festa, para criar essa sensação de unidade e proximidade entre os convidados.

Escolha o tema de acordo com o seu perfil e de seus convidados, de preferência um que traga alguma lembrança afetiva, como um que relembre a infância e adolescência ou que seja baseada em alguma piada interna da família ou grupo de amigos, por exemplo. Use a criatividade!

Quando falamos de festa temática, não estamos nos referindo especificamente a decoração, mas também de atividades e referências que unam vocês. Pode ser uma festa à fantasia retrô, para relembrar os anos 1980 ou 1990, com as pessoas se vestindo como na época e com músicas que relembrem esses anos.

2. Escolha uma boa plataforma de videoconferência

Para que a festa aconteça e você consiga reunir todos os convidados em um mesmo ambiente, você terá que escolher uma plataforma de videoconferência. A escolha deverá levar em conta a quantidade de convidados e o perfil deles.

Por exemplo, em uma festa que vai reunir idosos, pode ser mais interessante utilizar uma ferramenta que eles já tenham em mãos, como o WhatsApp, evitando que eles tenham que, de última hora, instalar uma nova aplicação e aprender do zero — é claro que existem idosos mais antenados e que estão imersos no mundo digital, para esses vale a próxima dica.

Se você pretende reunir mais de oito pessoas ao mesmo tempo, terá necessariamente que utilizar uma plataforma mais apropriada para videoconferências em grupos maiores, como o Skype, o Zoom ou o Google Meets.

3. Pense em passatempos divertidos

Para manter a interação de todos os participantes, você terá que usar a criatividade para criar algumas atividades ou trazer algumas atrações virtuais. Você pode contratar um cantor ou cantora para se apresentar durante a festa de forma remota, interessante não e inovador, não é mesmo?

Também é possível convidar um humorista para fazer um número de comédia stand-up ou de outro estilo. Se alguém da sua família ou circulo de amizade tiver alguma habilidade, como fazer mágicas ou outro talento, essa pessoa pode se apresentar para os demais durante o evento. Vocês também podem fazer algum tipo de brincadeira em grupo ou uma competição familiar. Enfim, as possibilidades são inúmeras e o limite é a criatividade de vocês.

4. Crie convites personalizados

Quando vamos fazer uma festa presencial, os convites tendem a ser padronizados, para que os custos com o designer e impressão não fiquem tão caros. Numa festa virtual, você tem a possibilidade de fazer convites personalizados.

Não se preocupe, caso você não tenha as habilidades necessárias para desenvolver um produto gráfico, pois na internet há plataformas que oferecem modelos de fácil montagem, como o Canva. Com essa ferramenta, você pode montar o seu convite com poucos cliques, inclusive no smartphone.

5. Crie uma playlist com suas músicas preferidas

Quer colocar todos no clima da festa? Monte uma playlist com suas músicas preferidas e compartilhe com os convidados. Dessa maneira, todos podem escutar juntos as canções que foram escolhidas pelo aniversariante, animando a festa. Essa playlist pode ser feita utilizando o YouTube, Spotify, Deezer etc.

6. Não esqueça da comida e decoração

Uma boa festa precisa ter comidas e uma boa decoração temática, não é mesmo? Não é porque a festa é virtual que você tem que abrir mão dos quitutes, balões e painéis. Numa festa de aniversário, por exemplo, o ponto alto é o momento de assoprar as velinhas, ou seja, mesmo que você esteja sozinho em casa, não abra mão de ter o seu bolo e dividir esse momento com os convidados.

Você pode aproveitar esse momento para encomendar a sua torta favorita ou quem sabe, se o aniversário for infantil, aproveitar para fazer um bolo com ajuda do pequeno aniversariante. Dessa maneira, a festa começa mais cedo para ele, que terá um assunto para se orgulhar desse dia especial.

Em relação a decoração, se for uma festa temática, é interessante que os convidados também decorem as suas casas com o mesmo tema, para que todos entrem na mesma sintonia. Algumas plataformas de videoconferência permitem a inserção de fundos virtuais decorativos, pesquise sobre isso e abuse da criatividade.

7. Tenha uma boa conexão de internet

De nada adianta escolher um tema, a decoração, as atividades, a comida e o que mais for fazer parte da festa virtual, se a conexão de um de vocês estiver ruim. Imagine só se você contrata um cantor remotamente e na hora que ele começa a cantar sua internet começa a travar. Se na hora de uma brincadeira em grupo, na sua vez de participar, a sua internet fica instável e você fica congelando na tela de seus amigos. Não vai ser legal, não é mesmo?

Isso quebrará o clima da festa, afinal, se você faz uma festa ao ar livre, por exemplo, quer um tempo bom, sem chuva, pois esse é o ambiente da festa. Em uma festa virtual, o ambiente é a plataforma de videoconferência. A internet ruim, seria como a chuva ao ar livre, que tornaria o clima desagradável e a festa não fluiria da melhor maneira.

Por isso, verifique com antecedência a sua internet e veja se há instabilidades. Faça testes com o aplicativo de videoconferência, reunindo com os convidados alguns dias antes. Se a internet de algum de vocês estiver ruim, talvez esteja na hora de trocar de plano ou até mesmo de provedor. Dê preferência para provedores e planos que utilizam a fibra óptica como meio de transmissão, pois é o que há de melhor nos dias atuais.

Como vimos, uma boa festa virtual só depende da criatividade dos participantes e de uma boa infraestrutura tecnológica, em especial, um bom plano de internet. É uma maneira segura de manter a conexão com nossos amigos e familiares nesse momento difícil, torcendo para que ele passe logo e para que possamos nos reunir com segurança em breve para uma festa presencial.

Gostou do post? Então, siga a gente nas redes sociais e receba em primeira mão as nossas novidades. Estamos no Facebook, Twitter e LinkedIn.