É muito comum que cada vez mais as pessoas queiram não só conhecer, mas também saber como usar o aplicativo TikTok. A rede social foi lançada em 2016, na China, e rapidamente vem conquistando números e uma legião de fãs.

Segundo a Forbes, em 2020, a empresa registrou 78 bilhões de dólares em arrecadação somente no mês de abril, além dos registros recordes de downloads nas plataformas digitais. O crescimento, muito impulsionado pelo isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus, caiu nas graças do público e, consequentemente, de milhares de empresas ao redor do mundo.

E você, já faz parte dessa plataforma? Sabe como utilizar, crescer seus números e até mesmo gerar uma renda extra? Não? Então, confira este artigo!

Como usar o aplicativo TikTok e por que investir nele?

Assim como qualquer outra plataforma, o TikTok é configurado com algoritmos inteligentes que direcionam o conteúdo para os públicos de interesse. Saber como eles funcionam é fundamental para quem quer engajar a audiência e aumentar seus seguidores.

Essa não é uma tarefa impossível de ser feita. Entretanto, requer cuidado e, principalmente, planejamento para os geradores de conteúdo. Veja algumas das melhores práticas a serem seguidas!

Gerar conteúdos com frequência

Quanto mais seguidores te seguem, mais eles querem consumir de você. Essa unanimidade vale para qualquer rede e não difere no TikTok. Portanto, crie um cronograma de postagens e promova o seu conteúdo.

Todavia, ressaltamos que isso não significa que você deve inflacionar o feed. Quem adota essa prática acaba espantando o público. No mais, a periodicidade dos vídeos vai gerar mais visibilidade, atraindo seus seguidores.

Ser criativo e original

O legal do TikTok é o uso e abuso da criatividade. E é justamente por esse motivo que reforçamos a importância de buscar criar conteúdos inovadores e, principalmente, ricos para o público-alvo.

Uma forma de estímulo à criatividade é seguir muitas contas que tenham o mesmo nicho que o seu. Dessa maneira, você vai conhecer aquilo que vem sendo mais popular na plataforma e que cabe perfeitamente no seu perfil.

Usar corretamente as hashtags

Um dos grandes desafios na hora de usar o aplicativo TikTok é entender como funcionam as hashtags. Presentes em qualquer outra rede social, elas são fundamentais para os algoritmos promoverem o conteúdo para o público de interesse. Contudo, nada de exagerar nelas, do contrário, os efeitos serão negativos e você terá menor alcance.

Interagir com temas em alta

Seguindo a mesma linha de raciocínio do item anterior, é legal conhecer quais são os temas que estão com maior popularidade no momento. Quando investimos em conteúdos, como memes e virais, que estão em alta, maiores são as chances de viralizar e bombar seu engajamento. Apesar disso, é necessário ter equilíbrio, por exemplo, ao não envolver assuntos graves ou sensíveis.

Buscar parcerias

Parcerias nas redes sociais são estratégias de marketing muito bem-sucedidas. Isso porque, quando pessoas e marcas se unem, conquistam públicos que não seriam atingidos facilmente. Veja quais são as personalidades e empresas que mais conversam com a linha editorial seguida e vá atrás desses parceiros.

Ficar atento à qualidade dos vídeos

Infelizmente, muitas pessoas ignoram esse tipo de preocupação e não entendem por que não conseguem êxito em seus vídeos. Não que você precise de equipamentos perfeitos para ter sucesso, mas se preocupar com a iluminação, áudio e imagem é muito importante. 

Ainda sobre esse tema, verifique se a qualidade do seu sinal atende a necessidade de submeter vídeos sem atrapalhar as características do seu material.

Envolver-se com seu público 

Por fim, mas não menos importante, outra dica é se engajar com seu público. Além de ser uma forma de dar atenção aos seguidores, estimulando o crescimento deles, você pode até mesmo promover sua criatividade e, assim, gerar mais e mais conteúdos interessantes.

Como vimos, não é nenhum mistério entender como usar o aplicativo TikTok. Apesar de tantas funcionalidades, a ferramenta é objetiva e intuitiva. Sabendo como utilizá-la e seguindo as dicas listadas acima, é possível gerar uma legião de seguidores apaixonados por seus conteúdos e até mesmo criar um bom negócio online.

Quer ficar por dentro de todas as novidades das redes sociais? Então, acompanhe nossas páginas. Estamos no Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter.