No final do século passado, com a popularização da TV, acreditava-se que o rádio morreria, afinal, era muito mais vantajoso consumir conteúdos em audiovisual. Os anos passaram, a TV evoluiu, surgiram novas mídias, mas o rádio não morreu, ele sofreu adaptações. Um dos traços da evolução do meio de comunicação via áudio foi a criação dos podcasts.

Um podcast, nada mais é do que um “programa de rádio” moderno, feito para ser postado em plataformas de streaming, de forma independente, sem depender do aval de um intermediário — uma emissora. Os podcasts de tecnologia estão entre os mais populares, pois, com o dia a dia cada vez mais corrido, eles permitem que os profissionais se mantenham antenados sobre o mundo da TI em qualquer lugar, tendo acesso a um conteúdo rico de forma gratuita pelos smartphones e um fone de ouvido.

Neste post, vamos apresentar 4 podcasts sobre tecnologia que você deve começar a ouvir hoje mesmo. Confira!

1. Braincast

O Braincast é um podcast que tem como foco a inovação e que transmite seus conteúdos ressaltando a cultura, criatividade e entretenimento. Alguns episódios são marcantes, como:

  • Braincast 302: 1999, o ano que não acabou — em que relembra fatos importantes do ano em que todos aguardavam o tal “bug do milênio”;
  • Braincast 284: Tecnologia e o mundo da informação — que alinha inovação e tecnologia como fonte de melhoria educacional.

O grande diferencial do Braincast, é a capacidade de tratar assuntos complexos e elaborados de uma forma leve, descontraída e acessível. Para validar os conteúdos, a cada episódio, o podcast recebe um especialista sobre o tema falado.

2. Hipsters Ponto Tech

Voltada para o mundo do desenvolvimento front end, design & UX, startups e programação, o Hipsters Ponto Tech é o podcast certo para os amantes de tecnologias e assuntos em geral. A cada episódio há a presença de desenvolvedores convidados de várias partes do mundo, que enriquecem os assuntos abordados com suas experiências.

Apesar de tocar em temas complexos, os assuntos são sempre relacionados a novidades, assuntos do momento, cultura pop, entre outros. A cada novo episódio, as conversas não ficam apenas em códigos e programação, mas também sobre games e inovação.

3. Área de Transferência

O podcast Área de Transferência reúne três especialistas de tecnologia vindo de outros podcasts, que tratam sobre os mais diversos assuntos com bom humor e leveza. A reunião conta com presenças como Bruno Casemiro, que vem do podcast Café BDI (já encerrado, mas que vale apenas ser visitado); Gustavo Faria, do CocaTech e Marcus Mendes, do Loop Matinal. O podcast sempre resulta em boas histórias relacionadas ao mundo da tecnologia, cultura pop e inovação.

4. Mulheres de Produto

Apesar de ainda apresentar uma predominância masculina, o mundo da tecnologia pode e deve ser explorado pelas mulheres e elas estão cada vez mais presentes. O podcast Mulheres de Produto tem foco em desenvolvimento, design e Product Owners, mas trata de outros assuntos sobre o mundo do TI, sempre contando com convidadas experts nos temas abordados.

Um dos destaques é o episódio sobre inovação, que traz Érica Briones, uma profissional especialista em inovação na ThoughtWorks. O foco desse episódio foi as perspectivas da inovação disruptiva, a diversidades nas empresas de TI do Brasil e os desafios das profissionais em início de carreira.

Esses são alguns dos podcasts sobre tecnologia que você deve conhecer, para se manter atualizado e se entreter, afinal, não é porque a informação é complexa que você não pode se divertir. Os podcasts permitem que você consuma o conteúdo nos horários livres, sem deixar de fazer outras tarefas. Pode ser na caminhada matinal, no ônibus, no trem, na fila do banco, enquanto cozinha, arrumando a casa, entre outras.

Gostou do post? Então, curta a nossa página do Facebook e receba outras dicas como essa.