Os estudantes da nova geração têm uma grande vantagem em relação as gerações anteriores: a oportunidade de utilizar a internet como ferramenta de estudo. Se antes, para fazer uma pesquisa o estudante tinha que ir até bibliotecas e pesquisar uma série de livros e enciclopédias, correndo o risco de não achar o que procura, hoje, com a web, fazendo uma pesquisa bem-feita é possível encontrar de tudo.

Entretanto, com esse farto material de pesquisa e estudo, e com as plataformas de ensino EAD, o estudante precisa ter uma disciplina muito rígida do que antes. Isso porque, a internet é um ambiente rico em conteúdos de todos os tipos, o que pode levar o estudante a passar por constantes momentos de distração durante o estudo.

Para te ajudar nessa missão, trouxemos algumas dicas para estudar na internet e ter um excelente desempenho. Confira!

Mantenha a concentração

Por mais difícil que seja, você terá que se esforçar para manter a concentração, evitando distrações durante as aulas, pois somente assim criará um hábito. Por isso, comece desligando todos os aparelhos que possam desviar a sua atenção, como a TV e o smartphone. Avise aos amigos, familiares ou colegas de quarto que você está em seu horário de estudo e precisa focar.

Desative todas as notificações tanto de seu smartphone quanto de seu notebook, de todas as redes sociais e de seu e-mail. Lembre-se que seus amigos e sua caixa de entrada estarão no mesmo lugar quando acabar de estudar e a série que você quer maratonar ainda estará disponível no serviço de streaming.

Não acredite em sua mente quando ela disser “vamos dar uma olhada no feed do Instagram por 5 minutinhos!”. Geralmente esses cinco minutinhos sempre viram mais tempo e tirando o seu foco.

Escolha bem o seu local de estudo

Ainda falando de hábitos, um dos grandes erros que os estudantes cometem ao estudar na internet é o de não ter um local fixo para isso. Definir um local exato para estudar gera uma sensação de compromisso. Pode ser no seu quarto, numa biblioteca, em um coworking público, num escritório ou até na mesa de jantar de sua casa. O importante é que você se sinta confortável para se concentrar nos estudos.

É importante que você se sinta confortável, mas nem tanto. Estudar na cama deitado ou no sofá pode ser um convite para a aquela sonequinha. Escolha um local propício para que o seu cérebro entenda que você está ali para estudar.

Certifique-se de que tenha uma boa conexão

De nada adianta se preparar todo, escolher o local, eliminar as distrações se a sua conexão não está 100%. Além de perder produtividade, você pode acabar se estressando. Assistir uma aula que trava de minuto a minuto pode fazer com que você disperse a atenção rapidamente, além de dificultar a compreensão do assunto. Além disso, ficar minutos esperando uma página carregar ou um arquivo baixar pode ser frustrante.

Identifique os melhores formatos de conteúdo para você

Outro fator que pode aumentar o seu desempenho nos estudos é identificar qual o melhor formato de conteúdo para você manter o foco. Algumas pessoas têm muita dificuldade em se manterem focadas em uma leitura longa, principalmente depois de um dia cansativo de trabalho.

Uma boa saída para não cair no sono na hora do estudo é optar por estudar o mesmo assunto em um vídeo ou com um podcast. Se você gosta de ler, pode optar utilizar um leitor de e-books, como o Kindle ou Kobo, pois são dispositivos feitos exclusivamente para isso e que te manterão longe das notificações das redes sociais.

Como vimos neste post, a internet facilitou consideravelmente o acesso à informação, pois temos a oportunidade de pesquisar de tudo a partir dos nossos smartphones. O importante é você manter a disciplina para que a web não se torne um labirinto em que você faça de tudo, menos estudar. Um bom ponto de partida para evitar essas dispersões é seguindo as dicas dadas neste post.

Gostou das nossas dicas? Diga para a gente nos comentários como é a sua rotina para estudar na internet.