A internet é fonte não só de informação, mas também de leitura. Além dos livros físicos, podemos encontrar diversos títulos espalhados pela rede, basta saber procurá-los da forma certa. Para isso, existem inúmeros aplicativos de leitura online que proporcionam textos em formato ebook e PDF, por exemplo. 

Este artigo tem a missão de mostrar algumas das opções de aplicativos de leitura para você fazer o download do livro que desejar. Além disso, mencionaremos quais são os tipos de internet mais eficazes na hora de baixar seus arquivos. Boa leitura! 

Qual a relação entre uma internet de qualidade e uma boa leitura?

Sabemos que a velocidade da internet influencia totalmente a boa execução das tarefas do nosso dia a dia. No caso da leitura virtual, não é diferente. É preciso saber distinguir a qualidade de uma internet 3G e 4G, por exemplo, pois isso fará diferença na hora de ler.

Apesar de ainda encontrarmos dispositivos com qualidade 3G, a velocidade que mais se destaca no momento é a da 4ª geração. A tecnologia 4G é muito útil em aplicativos de redes sociais e em apps de leitura.

Outra opção é a fibra óptica, que apresenta uma velocidade muito superior quando comparada às opções anteriores. Entre algumas vantagens, temos: sinal estabilizado, alcance maior do sinal, fácil instalação etc. Com isso, a leitura será mais prazerosa e terá garantia de qualidade. 

Quais aplicativos de leitura você deve conhecer?

Ao fazermos uma leitura online, evitamos o uso do papel e, consequentemente, preservarmos o meio ambiente. Graças ao Kindle e outros aplicativos para Android e iOS, podemos evitar o papel e nos concentrar na leitura online. A seguir, destacamos alguns aplicativos interessantes para essa atividade.

1. Google Play Livros para Android

Com esse aplicativo, você pode personalizar suas páginas, desde a cor da fonte até o tamanho do texto. Além disso, existe a possibilidade de baixar livros gratuitamente, bem como fazer compras mais rápidas. 

2. Amazon Kindle

Um dos apps mais lembrados na hora de baixar e ler textos é o Kindle. Com ele, você encontra diversos títulos dos mais variados gêneros. É possível tanto comprar livros on-line como fazer leituras gratuitas. 

3. iBooks 

Para quem utiliza Iphone, uma das opções é o iBook. Com a possibilidade de comprar títulos pelo iTunes, o usuário pode escolher entre os formatos PDF e EPUB. 

4. Wattpad

Esse aplicativo funciona mais como uma rede social. O usuário pode interagir com outros leitores, assim como opinar sobre algum livro ou criticá-lo. Ainda, você pode fazer leituras off-line e continuar o texto de onde parou. 

Qual a importância de ter uma internet de qualidade para fazer leituras?

Quando pensamos em baixar esses aplicativos, precisamos ter em mente que a velocidade da internet é importante para o bom rendimento da leitura. A fibra óptica, citada anteriormente, é uma das opções mais pedidas nos dias de hoje.

Com um acesso Wi-Fi mais expansivo, a internet de fibra óptica contribui, e muito, para a velocidade do download de um livro, por exemplo. Outras vantagens dessa tecnologia são: 

  • perda de sinal reduzida; 
  • imune a interferências em geral; 
  • instalação simples;
  • valores acessíveis. 

Podemos ver que um acesso de qualidade na internet é fundamental para que um aplicativo de leitura possa funcionar de forma correta e sem maiores dores de cabeça. Encontramos diferentes opções de tecnologia, como internet fibra óptica, 3G e 4G. Além disso, está cada vez mais próxima da realidade a internet 5G. 

Agora que você conheceu alguns dos aplicativos de leitura disponíveis na internet, que tal compartilhar nas redes sociais esse achado?