Você sabe o que é CDN? A disponibilidade de uma página da internet está diretamente relacionada com seu sucesso. Portanto, para quem depende da web para realizar negócios, as soluções que facilitam a manutenção de uma boa experiência de uso e o acesso rápido aos recursos são essenciais.

Nesse contexto, o CDN se apresenta como uma ótima forma de otimizar o acesso às suas páginas da web. Ele reduz o tempo necessário para os usuários terem as suas requisições processadas, além de gerar menos gastos para a empresa. Por isso, o investimento nesse tipo de ferramenta é considerado muito importante por quem trabalha com serviços de hospedagem: com ele, é possível entregar aos donos de sites um meio inteligente de maximizar a disponibilidade de suas páginas.

Quer saber em mais detalhes o que é CDN e como ele pode ajudar? Então, confira o post a seguir!

O que é CDN?

Sempre que acessamos uma página na web, um grande número de serviços e tecnologias entram em cena. Eles garantem que o usuário possa visualizar os conteúdos desejados da melhor maneira possível, sem erros ou problemas de segurança. Além disso, buscam reduzir ao máximo o número de pacotes de dados e o tempo necessário para visualizar a página.

Nesse contexto, o CDN tem um papel de destaque. Esse recurso tem como objetivo encontrar um servidor geograficamente mais próximo do usuário para exibir o que é solicitado. Desse modo, é possível reduzir o tempo necessário para acessar a página, assim como a quantidade de recursos utilizadas para processar requisições.

O termo CDN é uma sigla que significa Content Delivery Network (ou Rede de Distribuição de Conteúdo, em uma tradução livre). Ele não deve ser confundido com um servidor de hospedagem ou um mecanismo que reduz a necessidade de hospedar um site ou página de e-commerce. O que o CDN faz é atuar como um cache, que melhora a performance da página e reduz o número de dados que devem ser empregados para visualizar conteúdos.

Em outras palavras, ele trabalha buscando os arquivos mais utilizados da página em servidores mais próximos do usuário. Isso reduz a necessidade de uso de banda para o servidor de hospedagem. Afinal de contas, não será necessário utilizar o aparelho que faz o armazenamento completo da página para entregar conteúdos para o visitante.

Quais os tipos de CDN existentes?

Tradicionalmente, os servidores utilizam três tipos de CDN para otimizar a experiência de acesso a páginas da web. São eles:

  • os protocolos de serviço de conteúdo: atua como um conjunto de redes que são hospedadas, projetadas e gerenciadas para distribuir o conteúdo de um site;
  • os CDNs ponto a ponto (P2P, ou Peer to Peer, em inglês): trabalham com o uso de computadores pessoais conectados diretamente para facilitar o acesso a dados;
  • as redes privadas de CDN: de acesso restrito a um grupo pequeno de usuários.

Por que a sua empresa deve integrar essa solução às suas páginas web?

O número de páginas na web não para de crescer. A internet permite que negócios alcancem o seu público-alvo facilmente e com baixo custo. Mas isso só é possível se o cliente tiver acesso aos seus domínios e se a empresa conseguir criar uma boa experiência de uso para a visita da página.

Por isso, o investimento em tecnologias e ferramentas que otimizam a experiência de acesso a uma página web é tão importante. Práticas como o SEO e o uso de layouts responsivos, por exemplo, tornam a página mais usável e alinhada com diferentes tipos de visitantes. Além disso, ampliam a habilidade de a empresa sempre entregar os conteúdos que o visitante deseja.

Nesse contexto, o CDN é uma solução que cria um diferencial para a sua página ao torná-la mais fácil de ser acessada. O usuário precisará de um menor número de dados para encontrar todos os conteúdos que ele busca. Como consequência, o seu contato com a marca será melhor, o que facilita a tomada de decisão a favor da empresa.

Em outras palavras, quem precisa da internet para lucrar deve sempre trabalhar com servidores de hospedagem que mantém uma CDN disponível. Isso evitará riscos de indisponibilidade e dará maior performance para as suas páginas web.

Como a internet melhora graças ao CDN?

O investimento no CDN gera um número de benefícios que, em conjunto, contribuem para a melhoria de toda a experiência de acesso. Como apontamos no caso das empresas, esse fator torna o negócio mais competitivo na internet ao gerar um relacionamento com o cliente com menos problemas para a marca. Veja, a seguir, como o CDN contribui para isso!

Maior velocidade do acesso ao site

O maior benefício que o CDN traz para a empresa é a redução do tempo de acesso às páginas. Isso cria um acesso muito mais ágil e dinâmico. Além disso, reduz o tempo de resposta a solicitações, mesmo que elas envolvam processos complexos.

Como consequência, o consumidor aproveitará melhor o seu tempo gasto acessando a página da empresa. Dessa maneira, as chances de ele fazer mais compras e se fidelizar serão muito maiores.

Maior escalabilidade

A escalabilidade de uma página web é um dos melhores fatores a se considerar quando falamos em CDN. Essa solução melhora a habilidade de gestores aproveitarem melhor os recursos disponíveis. Como consequência, a demanda pela ampliação dos recursos será menor.

Quando a empresa realizar promoções ou chegar próximo de datas importantes, como a Black Friday, o site se manterá disponível sem gerar um grande gasto para a empresa. Dessa maneira, os clientes conseguirão aproveitar os descontos criados pela companhia. Além disso, ela se destacará diante dos concorrentes que não utilizarem essa tecnologia.

Maior proteção contra ataques

O CDN reduz o impacto que ataques como o DDoS e outras ameaças podem causar. Como o tempo de resposta cairá, a empresa conseguirá manter páginas web que lidem facilmente com um grande número de requisições.

Dessa maneira, brechas e vulnerabilidades serão menos exploradas por terceiros para congestionar os serviços da empresa. Em outras palavras, o CDN auxilia a página a se manter mais disponível e robusta. Além de evitar que os servidores fiquem congestionados com requisições falsas, ele também facilita a configuração de soluções como o SSL. Assim, o tráfego entre o site e o usuário final também ficará protegido contra ataques.

O investimento em páginas da web para a venda de produtos tem ganhado força nos últimos anos. Empresas de vários setores estão presentes na web como uma forma de atrair mais clientes. Além disso, esse tipo de estratégia facilita a manutenção de um relacionamento robusto com todos os clientes e parceiros comerciais da companhia.

Portanto, saber o que é CDN é de suma importância. Essa solução evita o uso excessivo de servidores de hospedagem e a indisponibilidade do site. Por isso, sempre busque serviços que mantém um CDN integrado às suas operações.

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