Você já deve ter ouvido falar do termo live-action e de suas inúmeras adaptações para o cinema. Desenhos que fizeram sucesso na nossa infância estão sendo recriados dentro do universo dos filmes “reais”.

Neste texto, você irá aprender a diferenciar uma animação de um filme live-action. Além disso, falaremos de algumas séries animadas que foram sucesso de bilheteria na época, e agora também são bem recebidas pelo público em um formato live-action.

Se interessou pelo assunto? Quer saber o quanto essas produções geram de lucro no mercado cinematográfico? Então confira esse texto!

As diferenças entre live-action e animação

Animações de grande sucesso no passado e até mesmo no presente estão ganhando cada vez mais espaço em adaptações para filmes live-action. Antes de tentarmos entender a diferença entre essas produções, vamos contextualizar o significado da palavra live-action. A técnica para esse tipo de filmagem consiste em usar atores reais que também podem ser mesclados com animações em 2D e 3D.

Podemos dizer que essa nomenclatura é inserida mais para histórias infantis e até livros clássicos. Nas últimas décadas, os filmes clássicos da Disney estão tendo mais destaque no mundo cinematográfico. Outro ponto a ser destacado é que a maioria dos live-actions são blockbusters —  filmes esses com apelo mais comercial. O intuito dessa técnica, então, é recriar os filmes de animação (desenho) com pessoas reais.

Também encontramos esses filmes nos serviços de streaming. Muitos canais online e TVs por assinatura proporcionam diferentes opções para que os assinantes possam desfrutar de diversos gêneros de entretenimento. Entre esses serviços, podemos citar: 

  • Netflix;
  • Amazon Prime Video; 
  • HBO;
  • Telecine; 
  • Globosat; 
  • Hulu.

Além disso, a qualidade de um filme é fundamental para que a experiência se torne melhor. Entre as diversas definições, temos a mais conhecida HD que com o tempo foi evoluindo para versões como: Full HD, 2K, 4K e até mesmo 8K.

Mas para se alcançar uma boa qualidade, também é necessária uma velocidade de internet a altura. Os provedores atuais conseguem entregar diferentes velocidades para todos os gostos e exigências.

Por fim, uma animação foca nos traços 2D e 3D. Existem desenhos que se utilizam de CGI (computer-generated imagery, em português imagens geradas por computador), técnica com recursos computacionais que proporcionam esse tipo de experiência desde os anos 1980, com o filme Tron.

Ainda podemos encontrar filmes que mesclam o mundo real com a animação, trazendo uma visão única para os telespectadores.

7 exemplos de filmes em live-action

Ao longo das nossas vidas, podemos encontrar filmes que focam em marketing, outros que são mais culturais e assim por diante. E ainda têm aqueles que trazem uma carga nostálgica, esses que muitas vezes podem determinar o anseio do público de ir ao cinema.

Para muitos, o que importa é rever os personagens favoritos da infância serem representados por atores reais, não importando se o filme for visto nos cinemas ou no conforto de casa. Vamos analisar alguns sucessos de bilheteria:

Scooby Doo

O aclamado desenho dos anos 1960 teve sua primeira versão live-action em 2002. Sendo produzido totalmente em CGI, a produção alcançou a marca de 84 milhões de dólares no seu orçamento. Tendo mais duas continuações nos anos posteriores, a Turma do Mystery Machine continuou mantendo seu sucesso entre os fãs de longa e nova data. 

X-Men

Outra animação famosa que gerou muitas histórias em quadrinhos e animações, foram os mutantes do professor Xavier. Criados por Stan Lee, os heróis da Marvel ganharam algumas adaptações para o cinema a partir dos anos 2000. Além disso, alguns mutantes ganharam filmes solo, como Wolverine e Fênix Negra.

A Bela e a Fera

Um clássico da literatura infantil, a Bela e a Fera trouxe a tona uma história de amor em que as diferenças realmente não importam. Chegando a marca de mais de 1 bilhão de dólares, o filme retratou fielmente a história de uma linda garota que acaba entrando na vida de uma estranha fera, que no final das contas esconde um passado surpreendente. 

Os Flinstones

A família mais famosa da idade da pedra também teve a sua vez no mundo real. Nos anos 1990, Os Flinstones ganharam sua primeira adaptação nas telas do cinema. Sendo um sucesso de bilheteria, o filme chegou a arrecadar 341 milhões de dólares. A história seguiu fiel ao desenho animado, mostrando a amizade entre as famílias de Fred Flinstone e Barney Rubble. Apesar de ter ganhado uma sequência em 2002 intitulada “Os Flinstones em Viva Rock Vegas”, o sucesso com o público foi abaixo do esperado. 

Death Note

O mangá de Tsugumi Ohba também teve algumas adaptações, sendo uma delas para a Netflix. A história tem como foco um estudante chamado Light, que encontra um caderno e um espírito amaldiçoado. A partir desse momento, o protagonista tem a chance de fazer ou não justiça com as próprias mãos. Infelizmente os fãs e a crítica não reagiram muito bem com as adaptações.

Alice no País das Maravilhas 

A jovem Alice que encontra um mundo fantástico, literalmente, debaixo dos seus pés, também ganhou uma versão com atores. Dirigido por Tim Burton, o longa de 2010 trouxe como diferença uma história de 13 anos após os eventos originais, mostrando uma Alice madura visitando o local mágico que havia encontrado na sua infância.  

Uma Cilada para Roger Rabbit

Um clássico dos anos 1980, este filme nos mostra como a interação de atores com o mundo animado pode funcionar muito bem. Sendo um marco para a vanguarda moderna, o filme misturava situações policiais com momentos de comédia. O filme é baseado no livro “Who Censored Roger Rabbit?”, tendo grande êxito em suas vendas.  

O sucesso dos filmes live-action ao redor do mundo

Como podemos ver, as produções adaptadas de histórias em quadrinhos e desenhos animados foram ganhando cada vez mais espaço no mundo cinematográfico. Mas, além do cinema, esses filmes foram tendo também maior espaço nos catálogos da Netflix e Amazon, por exemplo. 

O desempenho de um filme live-action é importante para que futuras sequências e adaptações sejam feitas. Para isso, as bilheterias dos cinemas, os críticos de diferentes sites e principalmente o público, são parte essencial para que isso aconteça.

Agora que você descobriu um pouco sobre live-actions e suas diversas adaptações, que tal assinar nossa newsletter?