A internet é um item essencial nos dias atuais, sendo colocada no orçamento das residências ao lado de contas como água e luz. Podemos fazer de tudo pela web, olhar as nossas redes sociais, assistir a filmes e séries, conferir as últimas notícias, estudar e trabalhar. Aliás, é cada vez maior o número de pessoas que trabalham exclusivamente pela internet, e uma plataforma que vem se destacando nesse cenário é o YouTube.

Mas, para ganhar dinheiro com o YouTube, é necessário muito mais do que uma conexão com internet e uma câmera. É preciso saber o que falar e o público que seu vídeo atingirá. Além disso, é importante definir como o vídeo será monetizado. Para ajudá-lo a entender melhor como dar os primeiros passos, criamos este post.

Nele, vamos entender o modo de criar um canal no YouTube, as principais formas de monetização e como escolher um tema para abordar. Confira!

Como criar um canal?

Antes de pensarmos em ganhar dinheiro com o YouTube, precisamos criar uma conta e depois um canal. Confira o passo a passo:

  • o primeiro passo é a criação da sua conta Google, que unifica todos os apps da empresa. Caso você já tenha um e-mail do Gmail, o seu login servirá para todas as contas, inclusive o YouTube;
  • entre em “gmail.com”, faça o seu login ou crie uma nova conta — é rápido e prático;
  • depois, entre no YouTube, pelo navegador ou aplicativo, e faça o login, com o endereço e a senha de seu Gmail;
  • agora, para criar o seu canal, clique no ícone de upload, que tem o formato de uma câmera e fica no canto direito superior da tela;
  • siga todas as etapas para criar seu canal e fim! Você estará pronto para personalizá-lo e começar a subir seus primeiros vídeos.

Como monetizar um canal do YouTube?

Agora que já sabemos como criar um canal no YouTube, vem uma grande questão: como gerar receita com vídeos e de onde virá esse dinheiro? Nesse tópico, trazemos as possíveis fontes de renda de quem trabalha com o YouTube.

Adsense

O Adsense foi a primeira ferramenta de monetização do YouTube e que, durante um bom tempo, foi aberta a todos os produtores de conteúdo. O que caracteriza um site monetizado com Adsense são os anúncios exibidos de forma automática antes de um vídeo e que você só pode pular depois de 5 segundos.

Esse modelo de monetização é disponibilizado pelo próprio Google e pode ser ativado no momento da publicação do vídeo. Porém, para que seu conteúdo seja monetizado, ele deverá respeitar alguns critérios básicos:

  • atender todas as diretrizes de conteúdos;
  • ter 4 mil horas de exibição nos últimos 12 meses e 1000 inscritos no canal.

Superchat

Uma forma muito utilizada para a monetização no YouTube é a utilização do Superchat. Nessa modalidade, os inscritos do canal podem pagar um valor qualquer, pelo próprio chat, para que a pergunta que eles fizeram durante a live ganhe destaque. Quanto maior for a relevância do conteúdo abordado na live, maiores serão as chances de o canal receber perguntas pagas.

Clube do canal

Outra forma de monetização no YouTube é com o novo botão “Seja Membro”, em que os inscritos de um canal podem pagar uma quantia mensal recorrente para receber determinadas vantagens — como ícones personalizados e conteúdos exclusivos.

Anúncios externos

Se seu canal tem um conteúdo nichado e um bom número de acessos, você poderá fazer parcerias para a exibição de um produto ou serviço durante seus vídeos. Esse é o modelo de publicidade mais tradicional, utilizado por produtores de conteúdo desde sempre.

Como criar um bom conteúdo?

Para que as pessoas tenham interesse em assistir aos seus vídeos e se inscrever em seu canal, você terá que se planejar e criar conteúdos relevantes. A primeira coisa que você precisa ter em mente é que a internet está cada vez mais nichada. Quanto mais específico for seu conteúdo, maiores serão as chances de engajar o público.

Se você analisar, vai ver que todos os canais de sucesso do YouTube são nichados, ou seja, dão destaque a um determinado assunto ou tem uma linguagem específica, que atinge um determinado público.

Existem canais que falam sobre saúde, futebol, política, dicas de bem-estar, viagens, notícias, fofocas, músicas, maquiagens, entre outros. Por isso, antes de postar qualquer vídeo, defina o nicho que você quer atingir.

Uma boa maneira de escolher um nicho ou assunto para produzir um conteúdo, é pesquisar os temas mais buscados nas redes sociais, como os trending topics do twitter. Também é possível usar aplicativos de análise de palavras-chave, como o Google Trends. É por meio dessas pequisas de temas específicos, que você pode retirar os insights sobre quais assuntos abordar.

Como começar a produzir vídeos?

A maioria dos iniciantes no YouTube tem uma excessiva preocupação com equipamentos. Por mais que seja importante ter uma boa estrutura, para atingir e reter seu público-alvo, você deverá priorizar a qualidade de seu conteúdo. Antes de pensar em microfones e câmeras de última geração, pense no conteúdo que você oferecerá e comece com o seu smartphone e a iluminação natural do dia.

Crie pautas

A partir do momento que você sabe o nicho que vai seguir, deverá criar as pautas, ou seja, definir os assuntos que serão abordados em cada vídeo. Ainda não estamos falando do roteiro, mas de ideias que darão base para a criação dos seus roteiros. Por exemplo, se o seu canal é sobre filmes e séries, você pode criar as pautas de acordo com as estreias que estão previstas para cada semana.

Por exemplo: na semana 1, em que vai estrear o novo filme de Star Wars, você pode falar sobre a evolução da franquia de George Lucas. Na semana 2, em que terá a estreia da nova temporada de Stranger Things, você pode fazer um vídeo analisando o trailer dessa nova temporada. Você deverá criar uma lista com esses assuntos a serem abordados, de acordo com a frequência de postagens

Crie um roteiro

Depois de criar as pautas, é hora de escrever os roteiros, para que você tenha uma base para cada vídeo. Após a definição do tema que será tratado, uma boa alternativa é separar os subtemas em tópicos. Dessa forma, você terá liberdade para improvisar, sem perder a linha de raciocínio e sem deixar que o vídeo se torne uma colcha de retalhos de assuntos aleatórios.

Por exemplo, se você criar um vídeo analisando o trailer da nova temporada de Stranger Things na Netflix, pode montar um roteiro com uma sequência lógica, falando sobre a transição de uma temporada para a outra, a evolução dos personagens, as referências que a temporada faz sobre os anos 1980 e, no final, dizer o que você espera dessa estreia.

Crie uma periodicidade

Se você quer atrair e reter o público, terá que publicar vídeos de forma recorrente, de preferência, sempre no mesmo dia e horário. Crie um calendário editorial com as pautas que você abordará em cada vídeo, para que tenha uma linha a seguir.

O algoritmo do YouTube tem privilegiado canais que produzem vídeos diários, mas isso não significa que você tenha que criar conteúdo todos os dias. Como a tendência é a produção de vídeos curtos, você pode se planejar e, em um dia, gravar vídeos para postar durante a semana toda.

Criar vídeos para a internet não é uma tarefa difícil, porém, para ganhar dinheiro com o YouTube, mais do que ligar uma câmera e falar meia dúzia de palavras, é necessário que haja um bom planejamento. Ele começa na escolha do nicho que você quer atingir, nos assuntos que você abordará, no roteiro e na periodicidade.

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