O vazamento de dados é um dos grandes desafios da segurança digital desde que a internet cresceu e se popularizou. Ao contrário do que muita gente possa imaginar, esses ataques não são direcionados apenas às empresas. Usuários residenciais também sofrem com esse problema, com frequência. De acordo com a IBM, seis em cada dez brasileiros já tiveram dados vazados, um número alarmante!

Um ponto importante que deve ser destacado em relação ao vazamento de dados, é que quase sempre ele acontece por algum erro do usuário que, por negligência ou falta de conhecimento, dá permissão para que o hacker assuma o controle da máquina ou tenha acesso a um determinado conjunto de informações. 

Para ajudar na prevenção contra esse tipo de problema, neste post, apresentamos os principais tipos de ataques e trazemos 6 dicas preciosas. Confira!

Quais são os ataques que podem causar vazamento de dados?

Existem vários tipos de ataques que podem causar vazamento de dados. Neste tópico, trazemos 3 dos mais comuns. Acompanhe!

Phishing

O phishing é um dos ataques mais recorrentes na internet e consiste no envio de um link malicioso para o usuário, camuflado em conteúdos que parecem idôneos, como e-mails falsos supostamente enviados por bancos, correios e órgãos oficiais de governo. 

Nos smartphones, os ataques phishing também são realizados com links via SMS. Ao clicar nesse link malicioso, o usuário pode ser levado a uma página preparada para roubar suas informações pessoais ou baixar um malware.

Ransomware

Os ataques Ransomware são aqueles em que o criminoso consegue acessar a máquina ou determinado diretório do computador, que contém dados importantes, e bloqueia o acesso a ele. Os criminosos só liberam novamente o acesso às informações se a vítima pagar o resgate por seus dados — valor geralmente cobrado em bitcoin ou outra criptomoeda.

Ataques de força bruta

Os ataques de força bruta, como opróprio nome sugere, é aquele que o criminoso virtual utiliza-se de softwares potentes que tentam burlar senhas e códigos criando inúmeras combinações por segundo. Por isso, é tão importante utilizar senhas complexas e não repetidas em vários logins.

Como evitar o vazamento de dados?

Agora que já entendemos quais são os principais tipos de ataques a usuários residenciais de internet, vamos às dicas para aumentar a sua segurança. Confira!

1. Use autenticação de dois fatores

A autenticação de dois fatores é aquela em que o usuário, além de digitar a senha, terá que confirmar por outro meio o seu login. Por exemplo, quando você ativa a autenticação de dois fatores no Google, além de digitar a senha, você pode optar por receber um SMS no número de telefone cadastrado ou configurar o login clicando em “sim” diretamente no app de confirmação do Google no smartphone.

2. Instale antivírus e firewalls

Antivírus e firewall são as primeiras camadas de segurança que um computador deve ter, pois eles são excelentes agentes de “filtragem” de conteúdos maliciosos. 

O antivírus é o mais popular método de proteção e precisa ser atualizado constantemente para manter o seu bom nível de proteção. Ele faz, de forma automática, o monitoramento, identificação e bloqueio de possíveis ameaças, de acordo com as regras de seguranças que você configurar.

Já o firewall não é tão conhecido assim, mas é de suma importância para a segurança, pois ajuda no bloqueio de ameaças cibernéticas e também pode ser configurado para ser mais ou menos rigoroso, conforme a necessidade de cada usuário.

3. Utilize VPN

O VPN é uma excelente ferramenta para computadores que estão conectados em redes não seguras. Com esse recurso, em vez de se conectar ao provedor de serviço (ISP), a conexão de internet do dispositivo é roteada através de um servidor privado da VPN. Isso mascara o ponto de origem do acesso, dando mais sigilo e segurança ao usuário.

4. Evite salvar dados de pagamento

Estamos todos em busca de praticidade e agilidade ao fazermos nossas operações na internet, mas isso não pode suplantar a necessidade de fazer conexões seguras. Uma prática que parece cômoda, mas pode ser insegura, é o salvamento de dados de pagamentos em sites de vendas. 

Por mais facilitador que possa ser ter que digitar apenas o código de segurança do cartão para fechar a sua compra, os segundos economizados podem custar caro. Mesmo as empresas mais confiáveis do mercado podem passar por algum ataque e seus dados podem acabar sendo vazados, sem que você saiba. É melhor perder alguns minutinhos do que o seu suado dinheirinho, não é mesmo?

5. Use senhas únicas em cada login

Mais uma vez vamos entrar no campo da falsa sensação de praticidade e agilidade. Pode parecer tentador ter uma única senha para entrar em todas as suas contas, mas isso pode custar caro para você e seu trabalho, caso você utilize as mesmas senhas para acessar o sistema da empresa. 

Se o hacker descobrir a senha de um logar ele terá acesso a todos os links que você faz login, podendo ter acesso inclusive a informações sensíveis. Mais uma vez a gente precisa tocar em um ponto importante: o tempo “perdido” para criar e memorizar várias senhas pode fazer toda a diferença quando o assunto é segurança. 

Por isso, utilize senhas únicas e fortes, com mesclas de caracteres. Além disso, defina uma periodicidade para fazer a troca dessas senhas com frequência e, assim, ganhar mais uma camada de segurança. Se tiver dificuldades para criar senhas novas com frequência, experimente usar geradores online.

6. Evite usar perfis de redes sociais para fazer login em outros sites

E lá vamos nós vamos falar de “ganho” de tempo que pode custar caro. Atualmente, praticamente todas as plataformas em que precisamos logar, oferecem a opção de fazermos login utilizando as informações de nossas redes sociais, principalmente Facebook e Google.

Embora haja muitas plataformas confiáveis que utilizam esse modelo de login, é aconselhável evitar esse processo, pois você está dando uma série de autorizações — que geralmente não lemos quais são — para essa plataforma, incluindo acesso a dados pessoais. Isso pode abrir caminho para violações de privacidade, por isso, sempre que possível opte pelo login tradicional, criado na hora, com email e senha exclusiva.

Como vimos, o vazamento de dados pode ser evitado com algumas ações pontuais do usuário, que vão de um simples criação de senhas fortes, a adoção de VPNs, que dão mais privacidade ao usuário. 

Está cada vez mais difícil desvincular a vida analógica da digital, já que fazemos praticamente tudo pela internet. Quanto mais informação inserimos, mais expostos ficamos e maior é o interesse dos criminosos virtuais. Portanto, tome cuidado!

Gostou das nossas dicas? Então, ajude a gente a divulgá-las, compartilhando com seus amigos e familiares em suas redes sociais. Vamos juntos lutar para uma internet mais segura.