Sem sombra de dúvidas, as redes sociais conquistaram um grande espaço na vida dos brasileiros. Sabendo disso, o marketing no Instagram é essencial para quem deseja crescer perante a sociedade, seja em seu perfil pessoal ou profissional.

Dessa forma, é fundamental buscar estratégias que permitam promover o seu perfil. Afinal, já são mais de 1 bilhão de perfis ativos mensalmente na plataforma. Assim, é necessário traçar as melhores maneiras de manter sua audiência engajada.

Além disso, entender melhor como funcionam os algoritmos da rede permite que você saiba quais são os caminhos para conquistar mais seguidores e fazer com que eles consumam o seu conteúdo.

Ficou curioso para saber o que pode ser feito? Neste artigo, trouxemos as melhores dicas para seu perfil bombar no Instagram. Confira!

7 dicas de marketing no Instagram que você precisa seguir

O Instagram, assim como qualquer outra rede social, não tem nenhuma espécie de mágica que faz com que aumente seu engajamento. A melhor maneira de conquistar bons resultados é usar o marketing para se planejar.

E como isso é feito? Apesar de não ser uma tarefa fácil e requerer muito planejamento, não é necessariamente algo difícil. Conheça quais são as melhores práticas a serem seguidas!

1. Conheça seu público

Essa é, sem nenhuma dúvida, uma das principais dicas. Quando conhecemos nossa audiência, estamos entendendo quais são os tipos de conteúdos que ela está mais propensa a consumir. Do contrário, qualquer post ou storie pode se tornar uma mera paisagem.

O primeiro passo para isso é de sua responsabilidade: você deve definir o perfil do seu público. A partir daí, conseguirá entender o que mais tem tendência a ser consumido. Por exemplo, se o seu desejo é falar de culinária, não faz sentido nenhum produzir conteúdo e atingir pessoas que não tenham afinidade com tal tema. 

Em outras palavras, quanto mais relevante, útil e de valor for o seu conteúdo, mais ele será propagado pela plataforma. Uma dica para realizar isso bem é se colocar no lugar da audiência. O que você gostaria de ver? O que está assistindo? Isso te enriquece de alguma forma?

2. Entenda os melhores horários

Como adiantamos, a plataforma operacionaliza a partir de algoritmos. Esses algoritmos são inteligentes. À medida que for maior a concentração do seu público, eles saberão qual será a hora certa para atingi-lo.

Quando você conseguir mapear quais são os picos de horário, construa um planejamento de postagens e stories baseado neles. Por exemplo, se a sua audiência tem mais tempo para consumir redes sociais à noite, não faz nenhum sentido gerar conteúdo pela manhã.

3. Invista em IGTV e Reels

Muito provavelmente você já conhece essas duas novas ferramentas que a plataforma oferece. Ambas fazem parte da evolução dos conteúdos. Portanto, são duas apostas que o próprio Instagram está fazendo.

Com o Reels, você pode construir pequenos vídeos, de no máximo 30 segundos. Com ele, geramos conteúdos práticos, objetivos e que consigam manter rapidamente a atenção do público. É uma ação da plataforma para competir com um dos seus maiores concorrentes, o TikTok.

Em contrapartida, os IGTVs são vídeos verticais que permitem trazer materiais mais ricos e aprofundados. A diferença desse material para os vídeos comuns do seu feed é que eles são ajustados ao formato atualmente mais consumido, que são os conteúdos verticais (stories).

Por fim, uma oportunidade de até mesmo conquistar dinheiro é por meio da monetização do IGTV. Com o crescimento dessa ferramenta, recentemente o Instagram liberou testes para monetização do seu conteúdo, acompanhando tendências de outras redes sociais de vídeos, como TikTok e YouTube.

4. Aposte em hashtags

Sendo um dos temas mais discutidos quando o assunto é marketing no Instagram, as hashtags são formas de segmentar, por sua própria conta, os seus conteúdos. Basicamente, qualquer conteúdo proposto organicamente a rede social categoriza e entrega para pessoas que tenham mais afinidade com o material.

As hashtags são formas de auxiliar você mesmo a categorizar, além de direcionar os algoritmos da rede social para entregar seus posts e stories para o público correto.

Entretanto, é preciso ter critério ao fazer o uso dessa ferramenta. Não podemos inflar seu conteúdo com diversas hashtags. Fazendo isso, o Instagram entenderá como uma espécie de “SPAM” e, automaticamente, diminuirá a propagação dele. Por isso, saiba utilizar hashtags corretamente e de maneira consciente.

5. Compartilhe conteúdo de outros perfis

Outra forma muito interessante de promover o seu perfil é fazendo o compartilhamento de outros conteúdos que se relacionam com o seu. Essa parceria permite propagar ainda mais a sua audiência.

Ainda, quando você faz isso, os perfis compartilhados podem também enxergar em seu perfil uma forma de crescer, então, passam a compartilhar sua rede. Dessa forma, conseguimos conquistar novos perfis que não seriam alcançados organicamente.

6. Crie uma identidade visual

Outra dica muito importante e pouco explorada inicialmente é seguir uma linha de identidade visual. Mesmo que o seu perfil seja apenas pessoal, pense que você é como uma marca em um mercado muito grande, com grandes “concorrentes”.

Ao criar essa identidade, você fica marcado na memória do público. A paleta de cores, o estilo de comunicação, a personalização do perfil e outras práticas levam à memorização da sua audiência.

Uma boa forma de conseguir fazer isso é utilizar outros aplicativos de edição de vídeo e imagem. Com eles, é possível construir uma linha editorial que, em poucos segundos, ao ser apresentada para a audiência, mostre que é você.

7. Invista em internet de qualidade

Uma dica importante para tudo que envolve o seu trabalho no Instagram é contar com insumos de qualidade. A internet é um desses pontos de atenção. Quando trabalhamos com uma boa rede, conseguimos gerar conteúdos de boa performance, além de termos disponibilidade para acompanhar em tempo real qual desempenho seu perfil vem gerando.

Por exemplo, quando vídeos são submetidos na plataforma com uma internet ruim, além de prejudicarem o engajamento da sua rede, também podem diminuir a qualidade do seu material. Por isso, invista em planos de internet com fibra óptica que ofertem bom sinal e velocidade extremamente rápida.

Como adiantamos, o marketing no Instagram não é uma receita mágica que é só seguir para alcançar bons números. É muito além disso! É preciso muito planejamento e entendimento sobre quais são as melhores decisões para engajar os consumidores do seu conteúdo. Além disso, devemos estar constantemente atentos às tendências que a rede social vem promovendo.

E como ficar por dentro de tudo sobre essa plataforma e as demais? Siga nossos perfis e acompanhe todas as novidades. Estamos, obviamente, no Instagram, mas também no Facebook, LinkedIn e Twitter.