Primeira opção de banda larga a surgir no Brasil, a conexão ADSL segue sendo muito popular — grandes provedores, como a Velox, ainda hoje oferecem esse tipo de serviço.

Por aproveitar a infraestrutura de telefonia e conseguir entregar conexões de boa velocidade a preços relativamente menores, essa opção acaba sendo a escolha de muita gente. Porém, a tecnologia possui vários problemas que precisam ser levados em consideração — e é isso o que nós vamos mostrar para você neste artigo.

Continue a leitura e entenda mais sobre as conexões que utilizam a linha telefônica digital, bem como as limitações que podem atrapalhar a sua experiência de uso na web. Assim, você certamente conseguirá tomar a melhor decisão ao optar por um provedor de internet.

O que é a conexão ADSL?

ADSL é a sigla para Assymetrical Digital Subscriber Line (em português, “Linha Digital Assimétrica para Assinante”). Trata-se de uma tecnologia já antiga — ela surgiu no mercado em 1989! —, que veio para corrigir um dos principais problemas das antigas conexões via linha telefônica.

Talvez você nem lembre disso, mas antigamente a maneira mais comum de acessar a internet era via ligação dial up, que nós chamávamos por aqui de conexão discada. A principal característica dessa conexão era a sua baixa velocidade (no máximo 56 Kbps), que ainda por cima mantinha a linha telefônica ocupada.

Com a chegada da ADSL, finalmente foi possível fazer ligações telefônicas ao mesmo tempo em que se usava a internet. Isso porque a linha telefônica passou a ser somente o meio de comunicação, transmitindo sinais digitais de dados em uma velocidade muito maior — a conexão em si ocorria através de um modem especial, usado tanto pelo cliente quanto pelo provedor.

Mas, como o seu próprio nome já indica, o caráter assimétrico da tecnologia faz com que a diferença de velocidade entre o recebimento e envio de dados (respectivamente, o download e o upload) seja muito grande. Assim, a taxa de upload acaba sendo muito limitada, o que praticamente inviabiliza atividades como o uso de torrents ou servidores, bem como o envio de grandes quantidades de dados.

Qual a diferença entre a conexão ADSL e a VDSL?

Foi para corrigir esse problema da taxa de upload que surgiu a conexão VDSL (“V” de Very-high-bit-rate, ou “Alta taxa de bits”), no começo dos anos 2000. Com uma rede híbrida, que unia a ADSL à fibra óptica, a VDSL era também um avanço no que diz respeito à estrutura de distribuição.

Se a conexão assimétrica era dividida em três faixas de frequência — uma para a telefonia fixa, outra para a transmissão e a última para o recebimento de dados —, a fibra óptica presente na estrutura da VDSL aumentava a capacidade dos cabos e fios que transmitiam dados.

Assim, passou a ser possível transmitir também os sinais da TV por assinatura, ganhando mais velocidade e opções de serviços sem necessariamente precisar mudar algo na infraestrutura.

Quais são as principais desvantagens desse tipo de conexão?

Por mais que a VDSL tenha trazido avanços, a estrutura de uma conexão via linha digital traz vários inconvenientes que podem não ser aceitáveis para alguns usuários.

A seguir, listamos os principais problemas dessa tecnologia para que você possa tirar as suas próprias conclusões. Confira:

1. Limitações de velocidade

Uma importante limitação das conexões DSL — inclusive o VDSL2 — diz respeito à distância física entre o modem do usuário e o terminal receptor da provedora de internet: quanto mais longe um estiver do outro, menor será a velocidade e a qualidade da conexão.

Isso ocorre porque o sinal que trafega pela linha passa a perder sua potência à medida que se afasta do ponto de origem, fazendo com que a conexão não mantenha um nível intenso o bastante para suportar altas velocidades em distâncias maiores. Sendo assim, a recomendação para ter uma internet mais rápida é que essa distância entre o modem e o terminal receptor não seja maior do que 4 quilômetros.

Também é importante frisar que, por mais que a tecnologia dessa conexão tenha evoluído, suas velocidades nem se comparam às ofertas de opções como a fibra óptica, por exemplo: a velocidade mais rápida disponível via ADSL é de 4MB de download, enquanto o VDSL pode suportar até 100MB — número, como sempre, dependente da distância percorrida pelos dados.

2. Conexão sujeita a oscilações

É comum, nas conexões DSL, observar uma certa perda de velocidade nos horários de maior pico de uso. E, como a linha telefônica é altamente sensível a interferências, a qualidade da sua conexão pode ficar instável em diversas ocasiões — principalmente em dias de chuva.

É por esses e outros motivos que muitas operadoras desse serviço colocam, em contrato, um valor mínimo para o desempenho da velocidade contratada.

3. Menor segurança

Muitos modems ADSL já tiveram problemas de vulnerabilidade a ataques de criminosos virtuais. Por isso, o uso de um bom firewall é algo praticamente obrigatório aos usuários desse tipo de conexão.

4. Necessidade de cabeamento telefônico

Como vimos, a principal característica das conexões do tipo DSL é o fato de aproveitar a infraestrutura de telefonia. Se, por um lado, isso representa uma vantagem — ao usar uma rede de comunicação já disponível, os custos diminuem —, as próprias características dessa infraestrutura podem implicar em várias limitações.

Hoje em dia, temos vários tipos de conexão banda larga disponíveis no mercado. Algumas, como a fibra óptica, superam as DSL em todos os quesitos e estão cada vez mais acessíveis. Por isso, a menos que você more em uma região onde outras opções não estejam disponíveis, vale a pena analisar a relação custo-benefício de cada uma — muitas vezes, uma mensalidade um pouco mais cara pode representar um salto muito maior de velocidade e disponibilidade de conexão.

Viu só como é importante pensar com calma antes de escolher um serviço de internet? Dependendo das necessidades da sua família, pode ser que agora a conexão ADSL não seja mais tão interessante assim.

Por isso, se você estiver a fim de aprender ainda mais sobre as melhores conexões para o seu perfil, siga a gente nas redes sociais e fique sempre por dentro das últimas novidades. Você nos encontra lá no Facebook, LinkedIn e Twitter!