Existe um local na sua casa onde o sinal do Wi-Fi não funciona tão bem? Você precisa ficar mudando de lugar para que o Netflix não trave? Isso é frustrante e o faz pensar que a internet não é rápida ou suficiente para suas necessidades? Porém, pode ser apenas um problema de alcance, resolvido com o uso de um roteador access point.

Esse equipamento pode ser confundido com o hotspot e o hub, outros dois dispositivos que têm funções similares, mas são para situações diferentes. A escolha errada pode não resolver seu problema e representar gastos desnecessários.

Pensando nisso, mostraremos a seguir o que é hotspot, roteador access point e hub, as diferenças entre eles e quando devem ser usados para facilitar sua procura. Confira!

Hotspot

O hotspot é um equipamento usado para disponibilizar uma rede de internet Wi-Fi em locais públicos ou estabelecimentos comerciais. Esse dispositivo é configurado a fim de oferecer o acesso à conexão de forma gratuita, paga ou em troca de um cadastro, definido pelo dono da rede.

Você provavelmente já passou por algum deles, como os acessos disponíveis em aeroportos, hotéis, bares, cafeterias, lojas e restaurantes. As maiores operadoras de telefonia móvel do país — Oi, Vivo, Claro, Tim, NET e UOL — oferecem esse serviço para seus clientes em mais de 23 mil pontos espalhados pelo país.

O uso pode ser feito por meio da conexão Wi-Fi, com qualquer dispositivo móvel, como notebooks, tablets e smartphones. Esse benefício é oferecido como um serviço adicional do local e também para coletar dados sobre os usuários, uma vez que é possível solicitar acesso a informações pessoais no cadastro.

Smartphones e alguns dispositivos móveis também podem ser usados como hotspots, pois possuem essa funcionalidade. Nesse caso, a rede compartilhada é o pacote de dados do usuário e não uma rede Wi-Fi, ou seja, o próprio aparelho se torna o hotspot.

De maneira geral, esse dispositivo é indicado apenas para uso comercial, não em residências, uma vez que o sinal é aberto. Existem opções para comerciantes que podem ser configuradas a fim de criar duas ou mais redes de acesso, uma para clientes e outra para uso apenas do local, permitindo mais segurança no acesso.

Roteador access point

Primeiramente, você precisa entender o que é um roteador. Esse é um dispositivo usado para conectar diferentes redes entre si, ou seja, é o aparelho responsável por disseminar a internet que chega a um local por cabos ou outros meios com seus dispositivos. O processo é simples. A internet chega por uma porta chamada WAN e sai por outra chamada LAN, permitindo sua conexão.

Existem três modelos de roteadores. O primeiro, o mais simples de todos, somente compartilha a internet por meio de um cabo, ou seja, não é possível usar a função de Wi-Fi dos seus dispositivos. Esse equipamento é limitado e normalmente usado para conectar desktops.

O segundo modelo é chamado roteador wireless e compartilha a internet tanto por cabos quanto sem eles, usando uma antena que espalha o sinal de conexão wireless dentro de um perímetro próximo ao equipamento. Dessa forma, esse item permite que seus dispositivos usem a internet por meio do Wi-Fi. A antena pode ser exposta ou interna.

Por fim, o terceiro modelo é o roteador access point ou AP. Esse equipamento funciona como um repetidor do sinal propagado pelo roteador wireless, ampliando o perímetro alcançado pela conexão.

Ele também faz a função de um roteador wireless, transformando a internet recebida em sinal de acesso sem fio. Outra função desse equipamento é transformar o sinal sem fio em internet cabeada, permitindo que seja usado um cabo para conexão entre o computador e o dispositivo.

Nem todos os equipamentos AP apresentam todas essas funções. Portanto, caso você precise delas, é necessário buscar o aparelho correto e questionar sobre elas. O modelo mais indicado para ampliar o sinal da sua rede de internet Wi-Fi é o mais comum para residências, ou seja, o que mencionamos logo no começo deste artigo.

Hub

Por fim, o termo hub pode ser compreendido como “ponto central”, o que representa bem a função desses dispositivos. Eles são responsáveis por interligar computadores em uma rede local, retransmitindo dados de um dispositivo para outro. Esse equipamento é antigo, normalmente usado em empresas.

Por ser antigo, não apresenta mais muitos benefícios para as organizações que ainda o usam. Isso porque o processo de transmissão de dados entre os computadores ocorre apenas do hub para um dispositivo, ou seja, durante esse processo, os demais computadores ficam em espera e impossibilitados de uso.

Esse equipamento pode conectar até 32 dispositivos, fazendo a comunicação de informações entre eles. Entretanto, devido aos problemas de lentidão e limitação de uso entre os diversos computadores, eles foram substituídos por equipamentos conhecidos como switches, que são considerados uma evolução do hub.

A principal diferença entre eles é a maneira de transmissão de dados entre os computadores. Como são mais modernos, os switches criam diversas vias de comunicação entre os dispositivos, permitindo um tráfego rápido e eficiente.

Seja hub ou switch, nenhum desses dispositivos deve ser usado para solucionar o problema de distância da conexão dentro de uma residência. Eles apenas funcionam como transmissores de dados dentro de ambientes corporativos.

Dessa forma, podemos concluir que o ideal, quando se tem uma residência grande, com vários cômodos e andares, é indicada a aquisição de um roteador access point que vai funcionar como um repetidor do seu sinal. Eles podem ser encontrados na empresa provedora da internet ou em lojas de produtos de informática.

Entender essas diferenças ajuda em momentos que é preciso escolher um aparelho para melhorar a conexão disponível na sua residência, tornando a experiência de todas as pessoas positiva e eficiente. Lembre-se de questionar se o modelo procurado apresenta as funcionalidades que você precisa.

Gostou de conhecer a diferença entre hotspot, roteador access point e hub? Quer receber mais conteúdo como este para melhorar sua navegação na internet? Então curta nossa página do Facebook e acompanhe as notícias direto no seu feed!