Quando falamos em backup para empresas, o que vem à sua cabeça? Muitas pessoas pensam nisso como uma realidade distante, como algo que é necessário apenas para as grandes organizações.

Se esse foi o seu pensamento, é preciso que você tente enxergar essa realidade em um outro ângulo, pois a prática do backup é algo que precisa ser feito por empresas de qualquer tamanho ou segmento.

Nos dias de hoje, praticamente tudo é feito por meio de computadores e outros dispositivos eletrônicos, o que justifica o investimento em segurança da informação.

Para que você saiba mais sobre o assunto, nos tópicos a seguir, falaremos sobre o que é o backup para empresas, quais são as suas vantagens e tipos, bem como o que deve ser levado em consideração no momento da escolha. Acompanhe!

O que é backup para empresas?

Podemos definir o backup como uma cópia de segurança dos arquivos de um computador ou de toda uma rede de computadores. É a partir dessa cópia que se pode recuperar documentos importantes, caso os originais sejam perdidos por algum motivo.

O backup é útil até mesmo para as pessoas físicas, que utilizam computadores, smartphones e outros dispositivos para armazenar suas fotos, músicas e outros tipos de arquivos.

No entanto, para as empresas ele é ainda mais essencial, pois em seus computadores podem estar guardados dados relevantes, como o seu faturamento, contatos de clientes e fornecedores, softwares de gestão, a listagem de itens armazenados em estoque etc.

Quais são as vantagens do backup para empresas?

O backup proporciona diversas vantagens para as organizações. A seguir, vamos listar as principais delas. Veja!

Segurança de arquivos e informações confidenciais

Como já comentamos, as empresas guardam em seus computadores muitas informações relevantes, como até mesmo dados confidenciais, como os projetos em andamento e que ainda não podem ir a público.

O problema é que mesmo tendo muito cuidado com o manuseio dessas informações, nem sempre é possível evitar que elas se percam. Isso pode acontecer por motivos diversos, como o computador ser invadido por um vírus, simplesmente estragar ou até mesmo por conta de desastres como enchentes ou incêndios, que danifiquem os equipamentos.

Reserva para caso de sequestro ou perda de dados

Tendo um backup, você terá uma cópia de segurança de todas as informações da empresa. Desse modo, caso algum problema ocorra e alguma informação seja perdida, basta utilizar o backup para recuperá-las.

Além disso, o backup também contribui para preservar a reputação da empresa, uma vez que não será necessário atrasar um projeto de um cliente por conta da falta de localização de arquivos nos computadores.

Compartilhamento mais rápido de informações

Muitas vezes, é mais fácil para os colaboradores de uma empresa compartilhar dados uns com os outros ou até mesmo com os clientes por meio do backup, do que se fossem encontrar os arquivos originais em seus computadores.

Isso se torna ainda mais acentuado quando os dados são armazenados em nuvem, pois tal característica possibilita que o compartilhamento se torne ainda mais fácil.

Eliminação de falhas humanas

Para economizar, muitas empresas têm o hábito de não contratar um serviço de backup e solicitar que os funcionários façam isso de forma manual, transferindo arquivos para HDs externos, pen drives ou outros computadores que não são de uso cotidiano.

Esse é um erro grave, pois podem ocorrem falhas humanas, como o esquecimento de copiar um arquivo importante. Desse modo, caso esse arquivo seja perdido, não poderá ser recuperado de forma alguma.

Para evitar que as falhas humanas possam causar problemas graves, no que se refere à guarda de arquivos, contratar um serviço de backup para empresas é a melhor alternativa.

Concentração em um único local

Ao utilizar um serviço de backup para as empresas, todos os seus dados e informações ficarão armazenados em um único local, mantendo assim a ordem e garantindo a facilidade de localização dos arquivos.

Em casos de o backup ser feito de forma manual, como citamos anteriormente, pode ser complicado saber em que dispositivo cada arquivo está armazenado.

Quais são as duas alternativas de backup do cliente e como escolher?

Existem dois tipos básicos de  backup: o colocation e o backup server. Veja as diferenças existentes entre eles:

Colocation

O backup do tipo colocation funciona como uma espécie de aluguel de espaço, em que as empresas utilizam de data centers locados para a instalação de seu servidor. Desse modo, todos os dados ficarão armazenados em um local seguro, porém compartilhado com outras empresas.

Trata-se de um tipo de backup que é ideal para empresas de pequeno porte e que não têm um grande espaço para armazenar grandes servidores. Ele também é válido para as organizações em constante crescimento, mas que não desejam investir na construção de novos espaços em suas sedes para abrigar equipamentos de informática.

Backup Server

O backup server é um tipo de servidor que permite as cópias de dados, arquivos, aplicativos e bancos de dados em um servidor interno ou remoto especializado. Ele combina tecnologias de hardware e software que fornecem serviços de armazenamento e recuperação de backup a computadores, servidores ou dispositivos relacionados e conectados.

Geralmente, um backup server é implementado em um ambiente de TI corporativo, em que os sistemas de computação de uma organização são conectados por uma rede a um ou mais servidores de backup.

Além disso, ele consiste em um servidor de hardware padrão com capacidade de armazenamento substancial, principalmente com unidades de armazenamento redundantes e um aplicativo de servidor de backup criado para esse fim.

Como você pode perceber, existem diferenças substanciais entre o backup server e o do tipo colocation, sendo que um ocupa o espaço da empresa e o outro não.

Apesar disso, não é possível dizermos que um modelo leva vantagem em relação ao outro, pois cada empresa tem os seus objetivos e motivos próprios, que podem fazer com que ela escolha por uma opção ou outra.

De forma resumida, o backup para empresas é algo que jamais deve ser negligenciado, principalmente quando se refere aos dados estratégicos e que podem comprometer o funcionamento da organização.

A Intnet é uma empresa especializada em soluções tecnológicas e que oferece aos seus clientes serviços de backup, tanto do tipo colocation, quanto do tipo backup server. Acesse o nosso site e saiba mais!