Você já ouviu falar de vírus nos boletos bancários? Esse é um dos principais golpes realizados no meio on-line no Brasil, em que as pessoas recebem cobranças fraudulentas e podem perder o seu dinheiro! 

O vírus age de forma quase que imperceptível, o que torna muito fácil confundir as pessoas e roubá-las. Em muitos casos, eles modificam as informações de um boleto real, fazendo com que o cliente deixe de pagar por suas dívidas e a empresa perca esse valor.

Pensando nisso, neste post, apresentamos as melhores dicas para evitar o vírus nos boletos bancários e não cair nesse golpe. Leia até o final para conferir!​

Entenda como ele funciona

Existem três formas de você cair nesse golpe: na primeira, o vírus se instala em sua máquina e, quando você abre um boleto na Internet, ele troca os números em tempo real. Dessa forma, uma cobrança autêntica é modificada e você envia dinheiro para outra conta.

A segunda forma é durante o pagamento dentro do Internet Banking. Nele, o vírus altera o código de cadastro da cobrança. Já na terceira, os golpistas atacam a própria empresa que emite a cobrança, mudando as informações dos boletos enviados.

Em todos os casos, ambas as partes são prejudicadas. A empresa não recebe pelos produtos e serviços e o consumidor envia dinheiro para desconhecidos, pensando que está pagando as suas dívidas.​

Saiba como evitar vírus nos boletos bancários

Preparamos, a seguir, algumas dicas para você não cair nesse golpe. Acompanhe!

Mantenha a sua máquina atualizada

Agora, vamos aprender as melhores formas de evitar que o seu computador ou dispositivo seja hackeado e adquira um vírus que afeta os boletos bancários recebidos. Para isso, é necessário manter o seu sistema operacional, aplicativos, navegador e, até mesmo, plugins sempre atualizados.

Tenha sempre um bom antívirus

Outro item indispensável para a proteção de seu computador é um bom antivírus. Se você não tem um, busque opções no mercado — muitas oferecem planos mais simples de forma gratuita.

Escolha o melhor antivírus para o seu tipo de navegação e uso da Internet e, se possível, opte por um plano mais potente. Caso já utilize algum, realize sempre atualizações e varreduras periódicas, eliminando possíveis ameaças.

Fique atento quando receber cobranças inesperadas em seu e-mail

Mesmo com várias proteções, você ainda pode ser alvo de golpes on-line. Portanto, é importante ficar alerta e pensar duas vezes antes de abrir, clicar ou fazer download de arquivos de pagamento no seu e-mail. Avalie cada e-mail recebido e sempre faça uma confirmação com a empresa que enviou a cobrança.

Avalie o arquivo antes de fazer o pagamento

Mesmo em situações em que você está esperando uma cobrança, é preciso ficar atento. Como falamos, vírus nos boletos bancários podem alterar os dados de pagamento quando você abre o arquivo e a mudança é mínima.

Uma forma de averiguar se o seu boleto está correto é verificando o código do banco no boleto. Cada instituição possui um número único — o Banco do Brasil é 001, por exemplo —, e quando modificado ou divergente do ideal, o boleto é fraudulento.

O espaçamento no código de barras também indica problemas com vírus. O ideal é que a distância entre as barras seja padronizada. Dessa forma, quando há espaços diferentes e estranhos, o boleto é fraudulento e não deve ser pago.​

Prefira boletos registrados

Como medida de segurança, muitas empresas estão adotando os boletos registrados, em que a cobrança é atrelada ao CPF do consumidor, impedindo a alteração por vírus. Por isso, sempre que possível, escolha essa opção.

Use a linha digitada 

Por fim, outra medida de segurança criada para proteger os consumidores desse golpe é o oferecimento de uma linha digitada dentro do corpo do e-mail enviado, constando a numeração da cobrança. A linha pode ser copiada e colada diretamente no Internet Banking, excluindo a necessidade de baixar ou usar o boleto.

O vírus nos boletos bancários existe e pode ser usado contra qualquer pessoa. Por isso, não deixe de usar as dicas que apresentamos acima para se proteger ao máximo e não ser afetado por ele ou outros tipos de malware!

Agora que você já sabe como evitar vírus nos boletos bancários, confira essas outras 10 dicas para navegar na Internet com segurança e não ter dor de cabeça. Até a próxima!