Sua internet está cada vez mais lenta e a navegação já não atende às suas necessidades? Talvez você esteja passando por um problema que acontece com milhares de brasileiros: recebendo menos acesso do que deveria pelo plano de dados. Para entender se esse é o caso, você deve fazer um teste de velocidade da sua internet!

Muitas pessoas acham que não é possível monitorar a velocidade de sua conexão. Porém, existem diversas soluções que fazem essa medição diária para os dispositivos de uma rede e ajudam a identificar se o usuário está sendo enganado por seu provedor. Algumas até oferecem a opção de fazer reclamações e tentar reverter a situação com ações legais contra essas empresas.

Pensando nisso, neste post, você poderá conferir como fazer o teste de velocidade da sua internet, o que é avaliado nesse processo, como esse serviço é regulamentado no Brasil e quais fatores externos podem estar influenciando na sua qualidade de navegação. Leia até o final para conferir!

Como fazer o teste de velocidade da internet?

O teste de velocidade é feito usando o seu computador ou até mesmo o celular. O mais indicado é usar um dispositivo conectado diretamente ao roteador, por meio do cabo de rede, ou seja, ou desktop ou notebook. 

Com o dispositivo conectado, basta fazer uma busca no Google (ou navegador de preferência) pesquisando por “teste de velocidade da internet” ou termos similares. O resultado será diversas opções de plataformas que realizam a medição de sua velocidade de navegação em alguns cliques.

Apesar das diversas opções, duas muito usadas e indicadas são o Velocímetro e o SpeedTest, ambas gratuitas e online. Conheça mais sobre elas abaixo!

Velocímetro

O Velocímetro é uma plataforma online criada pela Proteste — ou Associação Brasileira de Defesa do Consumidor. O objetivo é ajudar os consumidores a monitorar a velocidade de sua internet banda larga e compará-la com o pacote contratado.

Para isso, basta que o usuário acesse o site da empresa, faça um cadastro rápido com seus dados pessoais, algumas informações sobre sua internet e inicie o teste. O resultado é praticamente instantâneo e são apresentados a velocidade de download, de upload e o ping — vamos falar de cada um deles no próximo tópico!

O legal dessa plataforma é que a Proteste oferece serviços adicionais, como o envio de notificações para que você realize o teste periodicamente e salve os dados como prova. Essas informações podem ser levadas à justiça para que o consumidor pare de ser lesado.

SpeedTest

Criado pela empresa Ookla, o SpeedTest faz a mesma análise que a plataforma anterior, porém, não é necessário fazer nenhum cadastro, apenas acessar o site e iniciar o teste.

O SpeedTest também oferece uma extensão para o Chrome que cria um atalho em seu navegador, permitindo que você faça o teste com apenas um clique, sem a necessidade de ir até a página da empresa. Também existem opções de aplicativos para smartphones Android e iOS.

O que é avaliado no teste?

As plataformas mais simples avaliam apenas a velocidade de download do dispositivo. Já as opções que apresentamos acima são mais completas, apresentando três variáveis em seus testes: a velocidade de download, upload e o ping. Entenda melhor cada uma delas a seguir:

Velocidade de download

A velocidade de download indica o quão rápido você pode receber dados de um servidor para o seu dispositivo, ou seja, é a sua navegação para carregar páginas online, ver filmes em serviços de streaming e baixar arquivos. Essa velocidade é o que normalmente compramos em nosso plano, considerada a mais importante.

Velocidade de upload

A velocidade de upload é o contrário da anterior, ou seja, é o quão rápido conseguimos enviar dados para outro destinatário — como colocar um vídeo no YouTube, um arquivo no drive ou uma foto no Facebook, por exemplo. Normalmente, usamos muito mais serviços de download do que upload, por isso, essa velocidade tende a ser menor do que a anterior.

Ping

O ping (Packet Internet Network Grouper), ou latência, indica o tempo de espera para estabelecer a conexão entre dois equipamentos em uma mesma rede. Dessa forma, quanto menor o ping, mais rápida é a conexão da rede.

Como a internet está regulamentada no Brasil?

O serviço de internet é regulamentado pela Associação Nacional de Telecomunicações (Anatel), organização que define as normas e padrões que as empresas provedoras devem seguir.

A respeito da velocidade de internet, existem os artigos 16 e 18 da Resolução nº 574/2011, que obrigam as prestadoras a garantir a seus consumidores valores relativos à velocidade do plano contratado, sendo eles:

  • 80% da taxa de transmissão média mensal;
  • 40% da taxa de transmissão instantânea — medição feita na hora.

Para entender melhor, imagine que você tenha um pacote de com velocidade de 1 Mbps. Seguindo as normas da Anatel, sua velocidade nunca poderia ser inferior a 400 Kbps (40%) e, ao longo do mês, a média não pode ser menor que 800 Kbps (80%).

Quais fatores externos impactam na qualidade velocidade de navegação?

Nem sempre a lentidão em nossa navegação é resultado de baixa velocidade disponibilizada pelo provedor. Outros fatores podem impactar em sua experiência online. Colocamos abaixo os principais e como resolvê-los. Confira:

Malware e vírus em dispositivos

Contrair vírus e malwares em seus dispositivos é um problema comum enfrentado por quem usa a internet. Esses programas impactam na velocidade de navegação e podem causar transtornos graves, como roubo de dados. 

Para lidar com eles, é importante ter um bom antivírus e realizar varreduras periódicas em seus dispositivos, eliminando possíveis ameaças. Existem diversas opções de programas que fazem esse processo — muitos deles possuem versões pagas.

Equipamentos antigos

Outro fator que influencia em sua velocidade são os equipamentos usados em sua navegação — roteadores, cabeamento e dispositivos. Esses dispositivos tendem a perder eficiência com o tempo, por isso, é recomendado fazer sua troca quando eles ficam antigos.

Posicionamento do roteador

A posição de seu roteador também pode deixar sua velocidade maior ou menor. O indicado é que o aparelho siga algumas orientações, como:

  • ser colocado em local alto, próximo ao teto;
  • ficar numa região central do estabelecimento;
  • evitar colocá-lo próximo a obstáculos, como paredes e caixas.

Quando tentamos esconder o aparelho ou temos uma residência com muitos cômodos, a velocidade propagada por ele tende a ser reduzida nos locais mais distantes.

Agora você já sabe como fazer o teste de velocidade e avaliar se vale a pena continuar com seu provedor de internet. Caso você tenha muitos problemas com essa empresa, pode ser o momento de procurar uma opção melhor e ter mais qualidade de navegação!

Uma tendência no mercado é a internet fibra óptica. Ela apresenta diversas vantagens sobre os modelos tradicionais de banda larga e tem ganhado muitos consumidores no Brasil. Entre seus benefícios, estão maior velocidade, segurança e estabilidade na rede.​

Então, acha que não está recebendo a velocidade correta em seu plano e é o momento de trocar de operadora? Que tal experimentar a fibra óptica? Se você mora na região dos Lagos, entre em contato conosco e escolha a melhor opção para sua casa!