As pessoas que utilizam bastante o computador, seja para jogos online ou mesmo plataformas de streaming, já devem ter ouvido falar sobre “ping”. Contudo, mesmo que o termo seja conhecido por vários usuários de internet, muitos deles não têm ideia do que é ou para que serve.

Saber o que é ping é muito importante, pois essa ferramenta é fundamental para verificar o estado da rede ou a atividade de qualquer equipamento conectado a ela.

Pensando nisso, preparamos este post para que você entenda como esse comando pode afetar a sua conexão com a internet. Confira agora!

O que é ping?

O ping — Packet Internet Network Groper ou localizador de pacotes na rede de internet em português — se refere a um comando disponível em quase todos os sistemas operacionais. A sua função é analisar o tempo de envio de um pacote de dados e de resposta entre máquinas que estejam conectadas em uma mesma rede.

Ele envia o resultado dessa avaliação em uma unidade de tempo, normalmente de alguns milissegundos. Assim, quanto maior for o valor do ping, mais lenta será a transmissão de dados no meio daquela rede e mais difícil será a sincronização de informações em tempo real. Isso demonstra exatamente o motivo pelo qual a sua conexão com a internet está lenta, por exemplo.

Dessa forma, o ping tem a função de avaliar a conexão da rede com equipamentos internos (impressoras, computadores, máquinas etc.) e a conexão com servidores de internet ou endereços de determinados sites, analisando o tempo de latência da resposta entre as máquinas.

O seu objetivo, então, é conferir se todos os equipamentos estão realmente conectados e responsivos aos comandos, como também marcar a real velocidade de transmissão de dados na internet.

Sendo assim, o ping avalia a qualidade da infraestrutura das redes e é muito importante para a monitoração de funcionamento e observação de melhorias.

O que os valores de ping indicam?

Se o ping estiver com um valor muito alto, isso significa que o equipamento ou endereço em teste não está conectado corretamente à rede, ou que a transmissão de informações dentro dela é muito lenta, já que o tempo gasto para todo o processo é elevado.

Em contrapartida, quando o ping está baixo, verifica-se que a transmissão de dados acontece em uma velocidade correta e que o equipamento ou endereço foram conectados de forma apropriada. Dessa forma, é possível determinar que a disponibilidade está de acordo com o esperado.

Como realizar o teste de ping?

Mesmo que seja um recurso bastante usado por administradores de rede ou especialistas, qualquer usuário é capaz de realizar o teste de ping para saber como está a qualidade da sua conexão, por exemplo. O método é feito a partir do Prompt de Comando, no Windows, ou no Terminal, no Linux e OS X.

Em computadores que rodam o sistema Windows, é preciso abrir o menu iniciar e, na sessão de busca, digitar a expressão “cmd” ou “prompt de comando”. Em relação ao Mac OS X, o percurso correto é abrir a pasta de aplicativos e, em seguida, a de utilitários, selecionando o Terminal. No Linux, é preciso acessar a pasta Acessórios ou por meio das teclas de atalho Ctrl + Alt + T.

Dessa forma, em qualquer sistema operacional abrirá uma janela onde será possível digitar a palavra ping seguida da URL de um site em que é possível testar a conexão ou, então, o endereço IP do computador que está conectado à rede.

Vários dados referentes à qualidade da conexão serão apresentados na tela, em sucessão, e o sistema geralmente realiza quatro envios de informações para mensurar os resultados. Em seguida, aparece a análise e os números que demonstram a qualidade da rede e a velocidade da transmissão.

É possível nesse comando ver o período exato do envio de pacotes e o recebimento de respostas. Também se observa o tempo de vida do pacote, que é o limite máximo que ele vai caminhar na rede antes de ser recebido. Caso isso não ocorra, ele é descartado — se um dispositivo de rede for inexistente ou tiver problemas de conexão, por exemplo.

Por fim, serão mostradas as estatísticas gerais em relação ao teste de ping, com as cifras exatas de pacotes que foram remetidos para o servidor e quantos deles chegaram ou se perderam no decorrer desse processo.

Ademais, o sistema simplifica a vida do usuário ao indicar o menor e o maior tempo entre envio e recebimento de respostas, apresentando também uma média de latência do equipamento utilizado para testes em relação ao servidor ou outra máquina. Há também o método de medir o ping por meio de sites dedicados exclusivamente a testar a conexão com a internet. Contudo, o importante é saber que, quanto maior for o ping, pior será a qualidade de transferência de dados e a otimização da rede.

Como estabilizar o ping?

Para as pessoas que gostam de jogos online ou utilizam plataformas de streaming, é fundamental que o ping esteja abaixo de 100 ms. Também é preciso observar se há perda de pacotes, visto que isso provoca dificuldades em jogar, assistir vídeos, entre outros. Ou seja, se a sua conexão não estiver dentro do esperado, é preciso adotar algumas medidas como:

  • utilizar uma aplicação por vez para os games online e evitar deixar alguns aplicativos abertos como o Torrent, que é um programa que usa alta taxa de dados;

  • evitar horários de pico, pois há muitos usuários conectados à rede simultaneamente e isso pode diminuir a qualidade da conexão da internet;

  • resetar o modem e o roteador, já que, às vezes, é uma solução para diminuir o valor do ping — é preciso apenas desligar os aparelhos da tomada e esperar alguns segundos para religá-los.

Portanto, entender o que é ping é fundamental para ter a ideia do porquê os seus jogos, vídeos ou programas com conexão via internet estão lentos ou imprecisos. Nem sempre esses problemas podem ser resolvidos facilmente, mas contar com um bom provedor é um grande diferencial para ter a máxima qualidade de conexão.

Gostou deste post? Então que tal entender agora como fazer o teste de velocidade da sua internet?