Você sabe quais são os cuidados que devem ser tomados ao instalar extensões no navegador? Independentemente da sua resposta, preparamos este artigo para falar exatamente sobre isso. 

Também conhecidas como “plugins“, as extensões nada mais são do que programas computacionais utilizados para adicionar determinadas funções e recursos a um sistema principal. Nesse caso, os navegadores de internet

Para instalá-los é simples. Pegando como exemplo o Google Chrome, basta visitar a sua biblioteca de extensões, procurar pelos plugins desejados e clicar em “Usar no Chrome”. 

Neste conteúdo, porém, mostraremos os 3 cuidados que você deve tomar ao instalar extensões no navegador. Não perca! 

1. Analisar o desenvolvedor do aplicativo

A primeira dica é analisar o desenvolvedor do aplicativo em questão. Quanto maior e mais conhecido ele for, maiores são as probabilidades de o seu produto ser de confiança. 

É importante estar atento quanto a isso. Por quê? A reposta: pelo fato de os criminosos virtuais enxergarem as extensões como excelentes oportunidades para entrar em um computador e roubar os dados do usuário. 

Isso não significa necessariamente que os plugins não são seguros, pelo contrário, já que a maioria deles não resultará em nenhum tipo de problema em relação à segurança das informações

2. Verificar a opinião dos usuários

Outro cuidado fundamental ao instalar extensões no navegador é verificar a opinião dos usuários. Quando na página de um plugin, procure pelos reviews e preste atenção na sua pontuação, que vai de 0 a 5. 

Mais do que isso, invista um tempinho na leitura dos reviews, pois é a partir deles que você descobrirá se a extensão analisada tem alguns entraves ou não. 

3. Desconfie dos serviços que não parecem legais

Por mais óbvio que seja, boa parte das pessoas não desconfia dos serviços que evidenciam algum tipo de ilegalidade. Nesse caso, estamos nos referindo aos tipos de extensões que prometem filmes piratas, acessos grátis a conteúdos pagos e exclusivos para assinantes, entre outros. 

Enfim, esses são os 3 cuidados principais ao se instalar extensões no navegador. Caso utilize o Google Chrome, fique sabendo que o Google proibiu instalações de origens diferentes da sua própria biblioteca: agora, os desenvolvedores precisam disponibilizá-las unicamente por lá. 

Para verificar os plugins que foram baixados, clique nos três pontinhos verticais que estão no canto direito superior da tela, depois em “Mais Ferramentas” e então em “Extensões”. 

Antes de concluirmos, citaremos algumas das extensões mais apreciadas pelos usuários. Nesse contexto, estão:

As aplicações são muitas, incluindo para produtividade, organização, segurança, jogos, compras, personalizações, agendas e muito mais. E, apesar de termos mencionado apenas o Google Chrome, o Safari, o Opera, o Edge, o Internet Explorer e o Mozilla Firefox também permitem a instalação de plugins

Por fim, é importante fortalecer o ponto de que riscos existem, porém, ao seguir as nossas dicas, as chances de acontecerem são extremamente reduzidas. 

Esperamos que você tenha gostado deste artigo sobre os 3 cuidados a serem tomados ao instalar extensões no navegador. Se sim, deixe o seu comentário aqui pra gente!