Você sabia que existe diferença na velocidade da internet que você navega, faz downloads ou uploads? Que a sua qualidade de navegação muda com a quantidade de pessoas usando a rede ou com as coisas que estão sendo feitas nela? Todos esses fatores impactam em sua experiência online e precisam ser considerados quando você está procurando por uma velocidade de internet ideal para a sua casa!

Normalmente, focamos apenas nos números que as operadoras nos mostram — internet 5, 10, 20 ou 100 Mega, e escolhemos um plano dentro do nosso orçamento. Porém, existem outros fatores a serem avaliados que determinam se a sua navegação será boa ou não.

Pensando nisso, colocamos abaixo todas as variáveis que você precisa considerar para definir a velocidade de internet ideal para a sua residência e escolher o seu plano. Confira!

Velocidade x franquia

A primeira coisa que a ser avaliada é se a operadora trabalha com planos de franquia de dados e qual a diferença entre esse termo e velocidade de navegação — algo que muitas pessoas confundem na hora de escolher a sua internet.

A franquia de dados é a quantidade de dados disponíveis para consumo dentro de um período de tempo — normalmente mensal. Já a velocidade indica a rapidez que as informações chegam até o usuário.

Normalmente, os planos de internet banda larga para residências e empresas não apresentam limite de franquia de dados, ou seja, o acesso é ilimitado e os usuários podem consumir o quanto desejam de dados.

Entretanto, desde 2016, algumas operadoras tentaram adotar a prática em seus planos, o que resultou em processos e problemas com os clientes. Um projeto de lei foi criado tentando proibir que elas façam isso. A lei ainda não foi aprovada definitivamente, portanto, é importante se atentar a isso em sua escolha.

Velocidade de download e de upload

Outro ponto que devemos avaliar ao escolher nosso plano de internet é a velocidade de download e de upload disponível, ou seja, com qual rapidez podem enviar e receber dados em nossos dispositivos.

A velocidade de download varia de 250 Kbps a 300 MB, já a de upload vai de 200 Kbps a 150 MB. Normalmente, recebemos mais do que enviamos, por isso, as operadoras tendem a dar mais foco à velocidade de download. Porém, tudo depende de suas necessidades de navegação.

Pessoas que realizam muitos downloads, acessam sites e plataformas pesadas, assistem vídeos em alta definição e se mantêm conectadas com frequência, precisam de uma alta velocidade de download.

Já os usuários que trabalham em ambiente corporativo ou precisam transferir arquivos grandes  — como vídeos —, vão necessitar de uma velocidade mais robusta de upload para não terem problema em sua navegação.

Número de pessoas que usam a mesma rede

Um ponto que muitas pessoas ignoram ao escolher a sua velocidade de internet é a quantidade de pessoas que vão usá-la diariamente. Todavia, o valor de transmissão é fixo, sendo dividido entre todos os dispositivos conectados à rede.

Dessa forma, quando existem muitos dispositivos e pessoas usando a sua rede, o tráfego de dados necessário para manter uma navegação de qualidade aumenta e excede o disponível — o que deixa a internet lenta.

Tipo de consumo de internet

O tipo de consumo também é importante para definir a velocidade de internet ideal para o seu plano. Da mesma forma que o número de pessoas, as diferentes ações feitas em uma rede — como assistir filme, jogar online e checar e-mails — demandam uma transferência de dados distinta. 

Pessoas que usam a internet de forma mais assídua tendem a precisar de planos que suportam uma maior transferência de dados. Enquanto os usuários que realizam poucas atividades online não necessitam de planos mais robustos. Podemos separar as pessoas em três perfis de consumo de internet: ​

  1. Usuário básico: pessoas que enviam e recebem e-mails, checam as redes sociais e assistem vídeos no YouTube — velocidade ideal entre1 a 5 Mega.

  2. Usuário moderado: pessoas que fazem as atividades anteriores, assistem Netflix, baixam filmes online e usam serviços na nuvem como o Google Drive e Dropbox — velocidade ideal entre 5 a 10 Mega.

  3. Heavy user: pessoas que realizam todas as atividades dos perfis anteriores, jogam online, acessam serviços de streaming e possuem muitos dispositivos conectados — velocidade ideal entre 10 a 15 Mega. 

Considerando esses valores e comportamento de uso das pessoas que vivem com você, a melhor forma de determinar a velocidade ideal de um plano é descobrir o perfil de cada usuário e fazer uma análise. 

Por exemplo, se você mora com os seus pais e todos se encaixam como heavy users, não adianta contratar uma internet de 5 Mega para a sua casa. O ideal é ter um plano de, no mínimo, 15 Mega. ​Agora, se vocês não usam muito a internet, sendo todos os usuários básicos, talvez um plano de 5 Mega seja suficiente.

Lembre-se, também, de considerar o número de dispositivos usados. Muitas pessoas estão comprando itens que se conectam à rede e consomem dados tanto quanto computadores e celulares. As Smart Tvs e geladeiras inteligentes são exemplos de dispositivos que também precisam entrar na conta. Por isso, se você possui uma casa mais digital, vai precisar de um plano maior.

Opções disponíveis no mercado

Por fim, após escolher a velocidade de internet ideal para a sua casa, é importante avaliar as opções disponíveis no mercado e escolher uma boa operadora, garantindo o melhor custo-benefício nesse serviço. Uma forma inteligente é buscar indicações de amigos e pessoas próximas, afinal, a qualidade da transmissão muda conforme as localidades. 

Uma opção que está chamando atenção de muitas pessoas é a fibra óptica. Ela usa uma tecnologia inovadora de transmissão de dados, que garante mais benefícios para os seus usuários — como alta velocidade, segurança, uniformidade e uma conexão sem interrupções.

Agora, quando você for escolher um plano de internet para a sua casa ou empresa, lembre-se de considerar todas essas variáveis! Além disso, não se esqueça de avaliar os diferentes provedores da sua região e optar por um de confiança para não ter problemas.

E aí, gostou de saber como definir a velocidade de internet ideal para você? Acha que outras pessoas podem se beneficiar deste artigo? Então compartilhe-o em suas redes sociais!