Quem é que nunca ficou confuso ao ver termos como Mega, Megabit e Megabyte, não é mesmo? Ainda mais quando estamos em busca de uma boa velocidade de conexão: será que basta escolher o plano de internet com a maior quantidade de megas possível que tudo estará resolvido?

Bem, infelizmente as coisas não são assim tão simples. Neste artigo, vamos mostrar para você que Megabits e Megabytes são duas coisas bem diferentes — e que aquele “Mega” escrito em letras tão grandes na propaganda da internet talvez não seja exatamente o que você estava pensando. E aí, bateu a curiosidade? Então continue a leitura!

O que é Mega?

Pode parecer inacreditável, mas a grande verdade é que o Mega não é nada. Ou melhor: é só um prefixo criado para abreviar os termos Megabit e Megabyte.

O problema é que, como você vai ver a seguir, essas duas medidas são distintas. E, como o Mega é usado para designar qualquer uma delas, muita gente acaba sendo induzida ao erro.

Megabit ou Megabyte?

Antes de tudo, saiba que a unidade de armazenamento mais simples que existe é o Bit. Em contrapartida, um Byte equivale a 8 bits. Logo, isso significa que 1 Mb (um megabit) é oito vezes menor do que 1 MB (um megabyte).

Traduzindo isso em números, o kilobyte vale 1.024 bytes (8.192 bits), enquanto um kilobit vale 1.024 bits. Essa diferença se mantém quando passamos para o “Mega”: 1 megabyte vale 1024 kilobytes (8.388.608 bits), enquanto 1 megabit vale 1.024 kilobits (1.048.576 bits).

Socorro, que confusão é essa?

Pois é, é muito fácil ficar com a cabeça rodando ao ver todas essas medidas. Mas entender a diferença entre elas também não é tão difícil assim.

Boa parte dessa confusão se deve ao fato de que, na época em que os videogames usavam cartuchos como mídia, a medida de armazenamento padrão era o Megabit. Assim, um jogo como Super Mario 64, por exemplo, tinha 64 Mb — ou seja, míseros 8 Megabytes, enquanto um jogo em CD poderia ter até 700 MB.

Com a transição dos videogames para as mídias digitais, o costume de usar o Megabit como medida de armazenamento caiu em desuso. Mesmo consoles que utilizavam cartões, como o portátil Nintendo DS, passaram a considerar o tamanho dos jogos em Megabytes.

Mas a velocidade da internet é medida em Megabit ou Megabyte?

Vamos lá, de uma vez por todas: o Megabit é usado para medir velocidades de transferência, enquanto o Megabyte é a medida padrão para armazenamento.

Sendo assim, a velocidade das conexões de rede e internet são todas medidas em Megabits, enquanto os computadores medem a velocidade de download em Megabytes, que é a unidade de medida dos arquivos que ficam armazenados no HD.

É óbvio que tudo isso acaba confundindo o consumidor na hora de contratar um plano de internet banda larga. O que você entende, por exemplo, quando vê o anúncio de uma conexão de “10 Mega”? Se você acha que essa velocidade permitirá “baixar arquivos de 10 Mega em um segundo”, cuidado: o Mega da velocidade é diferente do Mega do armazenamento, lembra?

A conexão de 10 Mega é, na verdade, de 10 Mbps (10 Megabits por segundo). Isso significa que um arquivo de 10 MB (10 Megabytes) não será baixado em 1 segundo, mas sim em 8 — e isso se supormos que o download acontecerá na velocidade máxima do pacote, o que é algo muito incomum.

À primeira vista, oito segundos em vez de apenas um pode não parecer muita diferença. Mas e quando falamos de downloads maiores, que chegam na casa dos gigabytes? Aí é que a sua paciência começa a ser colocada à prova!

Quando você faz o download de um arquivo de 10 GB (10 gigabytes) em uma conexão de 10 Mbps, com a velocidade no limite, você precisa esperar 8192 segundos, o que equivale a 2 horas, 16 minutos e 32 segundos. Se a velocidade da conexão também fosse em gigabytes por segundo em vez de gigabits, o mesmo arquivo estaria pronto em apenas 1024 segundos — ou seja, 17 minutos e 4 segundos. É como se o download acabasse ao atingir os 12%.

É por isso que tanta gente se perde com os planos de dados de celular, por exemplo: o consumidor baixa algum arquivo relativamente pequeno, acreditando usar somente uma pequena parcela da franquia, quando na verdade já está bem próximo de ultrapassar o limite.

Quando você não entende a diferença entre Mega, Megabit e Megabyte, as operadoras podem se aproveitar da sua inocência e não deixar claro se o limite do plano oferecido é de “10 Megabits” ou “10 Megabytes”. É assim que surge a chuva de reclamações comum a esse tipo de serviço — e o pior é que, quase sempre, infelizmente é o cliente quem está errado.

Como escolher um bom plano de internet banda larga?

Resumindo, então, o que muita gente chama de “Mega” nada mais é do que uma unidade de medida inexistente, que engana muitas pessoas e as faz acreditar que estão contratando um serviço mais rápido do que realmente é. Por isso, tire sempre todas as suas dúvidas na hora de optar por um plano de internet: além da velocidade, sua escolha final deverá levar em consideração também a disponibilidade e o valor do serviço.

Pesquisar a reputação do provedor de internet também é essencial. Converse com outros clientes, pergunte sobre a qualidade do atendimento e faça uma sondagem sobre a estabilidade da conexão — muitas vezes, especialmente nos horários de pico, alguns provedores operam dentro do limite mínimo de 20% da velocidade contratada estipulado pela Anatel.

Além disso, prefira as empresas que oferecem flexibilidade na negociação, seja nas opções de pagamento, seja nos planos disponíveis. Por fim, verifique se o serviço de eletricidade na sua região é estável: caso você sofra com quedas de energia constantes, é melhor pensar em alternativas como a conexão de fibra óptica.

Preste sempre muita atenção nas informações passadas pela operadora antes de fechar qualquer contrato: só assim você evitará futuros problemas e insatisfações.

E aí, entendeu agora a diferença entre Mega, Megabit e Megabyte? Então, se você curtiu este artigo, assine a nossa newsletter e fique sempre por dentro destes e outros assuntos do mundo tecnológico, além de receber as últimas novidades do melhor provedor de internet da região dos Lagos. Até a próxima!