Se houve uma época em que as pessoas tinham que esperar até a madrugada para acessar a internet discada, lenta e barulhenta, hoje em dia, com a evolução, diversificação e popularização das tecnologias, é possível encontrar planos de internet banda larga para todos os tipos de usuários.

Em meio a tantas opções, nem sempre sabemos como escolher o plano ideal para as nossas necessidades e corremos o risco de pagar caro por um serviço que não usaremos em pleno potencial ou um plano que acaba atrapalhando o nosso desempenho.

O ideal é sempre buscar o melhor custo-benefício, aliando velocidade a uma boa tecnologia, que mantenha a estabilidade da sua conexão. Basicamente, para fazer a sua escolha, você precisa ter em mente quatro aspectos: a velocidade, o número de pessoas que utilizarão a internet, o tipo de consumo de cada usuário e as características do provedor.

Para ajudá-lo a entender melhor esses aspectos e dar outras dicas, fizemos este post. Confira! Entenda qual é a velocidade ideal para você

A escolha do plano está diretamente ligada aos hábitos das pessoas que utilizarão a internet banda larga. O ideal é você entender o tipo de uso que cada um faz, para encaixar a pessoa em uma determinada categoria. Em suma, podemos dividir os perfis dos usuários em três: básico, moderado e avançado. Entenda abaixo.

Usuário básico

São aqueles que utilizam a internet para atividades simples, como o envio e recebimento de e-mails, atualização de redes sociais e para assistir a alguns vídeos no YouTube. Para essas pessoas, um plano com velocidade de 30MB é o bastante para ter um desempenho satisfatório.

Usuário moderado

O usuário moderado, além de fazer as consultas básicas ao seu e-mail e redes sociais, consome uma carga mais alta de conteúdos audiovisuais. Além do YouTube, esse usuário é assinante de serviços de streaming — como o Netflix e HBO Go — e, quando não acha os seus filmes nessas plataformas, ele baixa essas produções.

Além disso, o usuário moderado tem o hábito de acessar provedores de armazenamento em nuvem, como o Google Drive e DropBox. O ideal, neste caso, é que a velocidade da banda larga fique entre 30MB e 50MB.

Usuário avançado ou heavy user

Aqui estamos falando de pessoas que utilizam a internet em seu pleno potencial, seja para ver vídeos, baixar filmes e séries e, principalmente, que passam horas jogando online. Para esses usuários avançados, o ideal é que a velocidade seja 80MB ou 100MB

Saiba quais são as principais tecnologias de internet banda larga

Para que você possa fazer a escolha do provedor, separamos um tópico para entender as diferenças entre as tecnologias dominantes quando o assunto é internet banda larga, conhecendo as vantagens e possíveis desvantagens de cada uma delas. Acompanhe.

ADSL

Foi a segunda tecnologia a se popularizar na internet banda larga no Brasil. Destaca-se pela facilidade de instalação, já que a operadora utiliza a conexão de telefonia já existente, oferecendo um bom custo-benefício. Como não é um cabo de conexão específico para a internet, apesar de conseguir alcançar boas velocidades, sofre com interferências.

Fibra ótica

Tecnologia que permite a transmissão rápida de dados, sendo considerada uma das melhores do mercado atual. Apesar de ainda ser um pouco mais cara do que as outras, a fibra óptica está ficando cada vez mais popular e já começa a ser considerada uma excelente opção quando o assunto é custo-benefício.

Faça um comparativo das opções de planos em sua região

Agora que você já sabe a média de consumo das pessoas de sua casa e as tecnologias mais utilizadas, é hora de avaliar os provedores de sua região. Para isso, visite os sites das operadoras e analise os seguintes quesitos. Confira.

Foque em custo-benefício

A primeira coisa que as pessoas tendem a considerar quando fazem a avaliação dos planos é o preço, puro e simples. Mas é importante que a análise seja um pouco mais ampla, para que o barato não saia caro e você acabe perdendo tempo com um serviço de baixa qualidade, que pode acabar prendendo a um contrato de fidelidade. O ideal é que você foque em um custo benéfico, ou seja, que analise o preço aliado a outros quesitos — veja os próximos tópicos.

Avalie o suporte técnico

Os problemas nunca chegam com hora marcada, não é mesmo? Por isso, quando contratamos um serviço, devemos entender a importância do suporte técnico para que você não seja prejudicado. É importante avaliar a disponibilidade de atendimento do suporte e a variedade de canais de contato, para que o cliente possa resolver os seus problemas o mais rápido possível e pelo canal de mais fácil acesso.

Busque referências

Falamos acima sobre avaliação de suporte de forma mais superficial, consultando a disponibilidade de horário e os canais pelos quais o serviço pode ser acessado, mas, para realmente verificar a qualidade desse suporte, é importante que você busque referências sobre a empresa com os clientes atuais. Vá até a página da empresa nas redes sociais ou a um site de avaliações de clientes, como o Reclame aqui, e veja a reputação da empresa e como ela lida com as indagações de seus usuários.

Atente-se às taxas adicionais

Ainda no quesito custo-benefício, é necessário ficar atento às possíveis taxas adicionais que possam ser cobradas. Antes de fechar, peça para que a empresa seja transparente em relação a qualquer valor adicional que será cobrado, seja para instalação de equipamentos adicionais, de suporte extra, ou adesão. O pagamento ou não desses valores é você quem deve avaliar se vale a pena pagar, mas é importante que eles sejam claros na hora de apresentar a proposta de plano.

Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha mais base para fazer a melhor escolha do seu plano de internet banda larga. Além de focar nas necessidades das pessoas que utilizarão a internet e na tecnologia que será utilizada para essa conexão, a escolha do provedor necessita de uma atenção especial, para que não haja dores de cabeça.

Gostou do post? Quer saber como contar com uma internet de qualidade, com a melhor tecnologia e com planos na velocidade que você necessita? Entre em contato conosco e descubra como!